Olá pessoal tudo bem?
Estou começando a implementar um erp em java com swing e j2EE e estou dando uma procurada em layouts por ai.
Tentei usar o GridBagLayout mas vi que isto vai ser muito complicado, muito codigo e muitas horas de net beans.
Vi muitas sitações do pessoal aqui de um layout do jgoodies. e Gostaria de saber qual layout o pessoal que usa swing por ai utiliza.
vonlinkerstain essa é uma pergunta difícil, pelo menos para mim. Estou construindo uma aplicação pra uma marmoaria onde tenho que criar um tabbed pane onde ofereço as opções de orçamantos de diferentes tipos de material. Para construir um painel descente, tive que fazer uso de 3 gerenciadores de layout trabalhando em conjunto. Foram eles: BorderLayout, GridLayout e o GridBagLayout. Acredito que em paineis complexos, que exibem uma grande quantidade de informações você sempre terá que mesclar os gerenciadores de layout pra conseguir o resultado esperado. E sim, realmente, isso toma um bom tempo para os ajustes nescessarios… :?
V
vonlinkerstain
Eu costumo usar o borderlayout para fazer a insercao dos paineis basicos
E eu estava usando o gridbaglayout para fazer a insercao dos textfields, o grande problema e que o pessoal daqui nao gostou disto, eles querem fazer com layout nulo, pois acham que o gridbag fica parecendo tabela.
Na minha opniao, ele fica bom pois alinha todos os componentes, e da a possibilidade de deixa-los com tamanho de celulas variaval.
PS nao estou fazendo como se fosse uma tabela, deixo os componentes de acordo com o tamanho dos seus campos…
knop
Eu costumo usar o borderlayout para fazer a insercao dos paineis basicos
E eu estava usando o gridbaglayout para fazer a insercao dos textfields, o grande problema e que o pessoal daqui nao gostou disto, eles querem fazer com layout nulo, pois acham que o gridbag fica parecendo tabela.
Na minha opniao, ele fica bom pois alinha todos os componentes, e da a possibilidade de deixa-los com tamanho de celulas variaval.
PS nao estou fazendo como se fosse uma tabela, deixo os componentes de acordo com o tamanho dos seus campos…
Não entendi a parte do layout nulo…Como está trabalhando com vários componentes o gridbag é a opção mais trabalhosa, mas se souber usá-la acredito que é a que dará melhor resultado…Quanto a ficar parecendo uma tabela, qual o layout q nao fica parecendo uma tabela? Uma tabela pode ter linhas e colunas iguais, de mesmo tamanho, ou diferentes. Esses ajustes vc vai conseguir setando os 4 parametros do seu Constraints. são eles o gridx, gridy, gridwidth, gridheight, weightx e o weighty; os 2 primeiros ajustam a posição x e y do seu componente. os 2 segundo ajustam quantas celulas seus componentes vao tomar na direção x e y e os dois ultimos ajustam as proporções das células desses componentes nas 2 direções. Mexendo com eles vc consegue construir qualquer layout q desejar, tenha ele cara de tabela ou não… Espero estar contribuindo em algo!
V
vonlinkerstain
Layout nulo e igual a programalção em delphi e em vb
valeu cara