Decisão na Monografia - Design Patterns

Olá galera do GUJ!

Estou um pouco indeciso, fazendo minha monografia. O fato é que quero fazer um projeto em java
mas, esse projeto não seria para apresentar na defesa de minha monografia, entende!
Por isso pensei em desenvolver um projeto paralelo à escrita da monografia. Assim, faria a monografia sobre Design Patterns
(quando usar, porque usar, qual usar, vantagens e desvantagens de usar os Desing Patterns) tudo isso, aplicando-os
no meu projeto que, pretendo desenvolver (o projeto seria desenvolver um sistema on-line para notas e faltas de alunos).

Bom, por eu ser iniciante em java, o que eu quero é apenas a opinião de vcs quanto à minha idéia e, é claro, sugestões também são bem-vindas!
Obrigado galera!

Acho que o problema vai ser você aplicar todos os patterns que você quer em um único projeto.

Além disso, a não ser por amostragem isso nunca seria feito em um projeto de verdade.

Na minha opinião já existem textos de padrões de projeto mais que suficientes, porque escrever mais um?

E outra, aplicar design patterns só por aplicar, sem que haja necessidade real é tão ruim quanto não aplicar. Por exemplo:

[code]
interface Printer {
void print(Message message);
}

class Message {

private String message;

public Message(String message) {
this.message = message;
}

public void print(Printer printer) {
printer.print(this);
}

public String toString() {
return message;
}
}

abstract class AbstractPrinterFactory {

public static AbstractPrinterFactory getFactory() {
return new SystemOutPrinterFactory();
}

public abstract Printer getPrinter();
}

class SystemOutPrinterFactory extends AbstractPrinterFactory {

public Printer getPrinter() {
return new SystemOutPrinter();
}

}

class SystemOutPrinter implements Printer {

public void print(Message message) {

System.out.println(message);

}

}

public class HelloWorld {

public static void main(String[] args) {
Message message = new Message(“Hello, World!”);
AbstractPrinterFactory factory = AbstractPrinterFactory.getFactory();
Printer printer = factory.getPrinter();
message.print(printer);
}

}
[/code](fonte: desciclopedia)

[quote]Acho que o problema vai ser você aplicar todos os patterns que você quer em um único projeto.

Além disso, a não ser por amostragem isso nunca seria feito em um projeto de verdade.[/quote]

Olá nbluis!

na verdade, eu irei fazer um estudo no meu projeto para ver quais Design Patterns são necessarios.
Não será uso de todos os Design Patters, entendeu!

É claro que no texto, eu vou escrever sobre todos, ou pelo menos os mais conhecidos, para deixar o leitor por dentro do assunto… mas… haverá um tópico exclusivo para falar sobre os Design Patterns REALMENTE necessários para o meu projeto, entendeu?

isso já responde ao victorwss tbém neh?

de qualquer forma, obrigado por me ajudarem e espero sugestões tbém, blz?

entao é preciso delimitar mais o tema!!

entao é preciso delimitar mais o tema!! 

o que vc me sugere? Lembro que sou iniciante, por isso, não tenho muita base para definir o caminho certo!

por exemplo:

o importante para definir um tema é ler, ler ler ler sobre o assunto entender o maximo que puder dele… pegar varios autores falando sobre o mesmo, artigos é essencial tb… depois dessa revisao bibliografica o tema começa a nascer… tb é interessante que leia… com foco na monografia… é preciso ler material de metodologia para quando tiver lendo ja ir buscado algo a respeito com maior facilidade… Veja aqui alguns materiais que venho pesquisado para monografia e fornecido por alguns professores onde estudo, coloquei também o que ja desenvolvi para meu tema… o material que acho essencial(os demais serve como informação para entender como é o processo) sao:

• oficina2.pdf
  • esquema.ppt

Montando esse esquema certinho vc ja ta com monografia bem moldada dai so desenvolver com foco nesse esquema…

Assim nao esquema de traçar um cronograma e organograma veja em anexo o meu!
flw!!

Obrigado pela dica e pelo material enviado LPJava!
será de grande valia mesmo viu! valeu

No entanto, quem quiser passar mais dicas, fiquem a vontade blz?