Declaração de Biblioteca não usada

Olá a todos vcs,

Continuando a seguir o estudo pelo livro “Dominando Java Server Faces e Facelets Utilizando Spring 2.5, Hibernate e JPA”, autor: Edson Gonçalves, editora Integrator, estou criando um projeto simples com Facelets. A razão deste post é que estou “com a pulga atrás da orelha” com relação ao arquivo cadastro.xhtml. Para não onerar a visualização desse arquivo vou documentar somente os fragmentos de código que assinalam advertências no Netbeans.

// Declaração de Biblioteca // Dica: Remover a declaração de biblioteca não usada

(…)

<style>       // atributos necessários ausentes type

// Dica: Gerar atributos necessários

(…)

<form jsfc="h:form">       // Atributo desconhecido jsfc da marcação <form>

// Dica: Gerar atributos necessários

(…)

<label jsfc="h:outputLabel" for="nome">       // Atributo desconhecido jsfc da marcação <label>

(…)

<input jsfc="h:inputText" type="text" id="nome"     // Atributo desconhecido jsfc da marcação <input>

(…)

styleClass="field" required="true" />    // Atributo desconhecido styleClass da marcação <input>
                                                                                // Atributo desconhecido required da marcação <input>
                                                                               // Converter a componente composto

<span jsfc="h:message" for="nome">       // Atributo desconhecido jsfc da marcação <span>
                                                                              // Atributo desconhecido for da marcação <span>

(…)

<input jsfc="h:commandButton" type="submit"      // Atributo desconhecido jsfc da marcação <input>
                       action="#{controle.salvar}"                          // Atributo desconhecido action da marcação <input>

O que eu posso perceber pelo meu senso crítico é que o Netbeans está me avisando que as bibliotecas acima discriminadas “core” e “html” não estão sendo usadas e por isso, os atributos acima indicados não estão tendo efeito. O problema é que conheço muito pouco sobre injeção de atributos JSF em XHTML, e não sei que bilblioteca(s) deve(m) ser discriminada(s). Alguém poderia sugerir alguma mudança no código? Como faço para suprimir essa advertências nesse arquivo cadastro.xhtml?

Sou universitário, e para ser sincero, sou novo nesse assunto, e estou precisando implementar esses conceitos de JSF e Facelets para entregar o último trabalho do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Atenciosamente,

cara, isso aí é o seguinte … a biblioteca xmlns:f=“http://java.sun.com/jsf/core” realmente não está sendo usada. Note que vc não tem nenhuma tag com f: na página. A outra biblioteca xmlns:h="http://java.sun.com/jsf/html está sendo usada, mas o netbeans não está reconhecendo aonde vc está usando porque vc está escrevendo as tags com o atributo jsfc. Esse atributo permite que vc possa incluir código JSF nas tags html, dessa forma o designer pode construir as páginas sem se preocupar com o JSF e depois o programador coloca os atributos do JSF nas páginas.

O problema é que como o netbeans não reconhece as tags ele não faz autocomplete. Eu prefiro usar direto o h: por exemplo, em vez de escrever e colocaria direto <h:form>

Quanto ao style o netbeans está “reclamando” da falta do atributo type, por exemplo