"Declarar" classe mae em modelagem UML

Eu postei essa pergunta no forum java básico, mas infelizmente não tive resposta, pelo que pesquisei a resposta é NÃO,
mas não custa nada consultar o pessoal mais experiente… :

To tentando aprender UML, instalei o ArgoUML, plugin, no eclipse e estou me aventurando a criar uma criar um projeto bem simples pra começar.

Minha dúvida é: Tem como eu acrescentar uma classe que já exite ao meu modelo? Por exemplo, eu quero colocar uma classe que vai extender JFrame, tem como eu colocar a JFrame no modelo, ou vou ter de colocar sempre manualmente no código da classe quando for programar ela (colocar o extends lá manualmente) ??

Valeu.

PS. O que eu quero é dizer que uma classe vai extender JFrame direto no diagrama UML para que no código gerado já saia o “MinhaClasse extends JFrame” lá.

Tudo isso por preguiça de colocar

extends JFrame

nas classes que serão filhas desta?
Parabéns…
Entenda uma coisa, embora haja como fazer isso em algumas ferramentas de modelagem, como o ASTAH, você deve lembrar que UML é uma linguagem de modelagem que DEVE ser INDEPENDENTE da linguagem de implementação. Isso implica em ignorar coisas específicas como JFrame, java.util.Date, etc.

Compartilho do que o drsmachado disse:

A uml não precisa chegar neste nível, o que se faz normalmente é uma engenharia reversa depois dos códigos prontos (documentar o projeto).

Outra opção é utilizando ferramentas como o EA que possui alguns plugins , entre estes existe um que se integra ao Eclipse, desta forma os desenvolvedores recebiam os modelos, as entidades, os diagramas de sequencia, estado , atividades , etc …
Ao construir os códigos ou implementar algo nos códigos que a ferramenta gerava , os desenvolvedores atualizavam os repositórios e os analista atualizam o EA, que ao término do projeto era gerado os modelos finais deste projeto, simplesmente para documentar o projeto.

Aconselho primeiro a você aprender a fazer uml básica e entender a linguagem em si …depois parta para algo mais avançado …

[quote=drsmachado]Tudo isso por preguiça de colocar

extends JFrame

nas classes que serão filhas desta?
Parabéns…
Entenda uma coisa, embora haja como fazer isso em algumas ferramentas de modelagem, como o ASTAH, você deve lembrar que UML é uma linguagem de modelagem que DEVE ser INDEPENDENTE da linguagem de implementação. Isso implica em ignorar coisas específicas como JFrame, java.util.Date, etc.[/quote]

Muita calma nessa hora … só to perguntando …

A UML deve ser independente, mas nem toda ferramente DEVE ser. Caso algum desenvolvedor queira acrescentar isso na sua ferramenta, a ferramenta fica voltada pra JAVA, não a UML.

Não é questão de preguiça, talvez seja…, mas é quando você já ta careca de saber não precisa ficar fazendo tudo na mão só pra dizer que sabe… Já digitei muito em txt e compilei via terminal, só depois passei pro Eclipse, onde com um clique vc ve sua classe rodando, será que vou ter de voltar pro terminal pra lembrar que o javac existe? não né …

Mas acho que você não respondeu por mal não, sei que tem muita gente que só quer moleza acha que vai sempre vai ter um programa pronto pra fazer tudo pra ele, mas não era essa minha intensão não… é que como to comecando com UML agora, achei que esse recurso poderia me ajudar a “marcar” as classes que eu iria extender de outras do JAVA…