Olá
É óbvio que alguém como eu com mais de 30 anos de informática já migrou por muitas tecnologias diferentes. Mas por vontade própria gostaria de ficar com o Java ainda por um bom tempo.
Não temo as facilidades espetaculares que o caro VisualStudio propicia aos renitentes que permaneceram esperando o deslanche do .NET. Meu maior medo sobre o Java sempre foi a possibilidade do declínio da Sun. Na minha resposta ao Bush em dezembro de 2003 já tinha manifestado esta preocupação. Vejam: http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=7942&highlight=
Agora todo dia chegam notícias de saída de gente importante da Sun, que a Sun vai mandar um monte de gente embora, que o site da Sun mais mais vez está fora do ar, etc. e tal. Vejo que a cada dia é mais importante não depender muito da Sun para o futuro de nossas carreiras. Talvez para isto seja preciso batalhar pela independência do Java. Como fazer isto? É o desafio a nossa frente.
Acho que o Java ainda dura bastante, mas é preciso estar sempre atento para não ser pego de surpresa.
[]s
Luca

. Aliás, seria interessante que o Rich Green, como um executivo de uma grande empresa, pensasse assim, ao invés de imaginar que sua empresa poderia exercer o papel de “libertadora” do mundo de TI dos domínios do grande mal em uma batalha judicial que poderia rolar por décadas. (Editado) Vendo por este lado, é até bom que a Sun não tenha mais Rich Green em sua folha de pagamentos.