Declínio da Sun ameaça o Java

20 respostas
Luca

Olá

É óbvio que alguém como eu com mais de 30 anos de informática já migrou por muitas tecnologias diferentes. Mas por vontade própria gostaria de ficar com o Java ainda por um bom tempo.

Não temo as facilidades espetaculares que o caro VisualStudio propicia aos renitentes que permaneceram esperando o deslanche do .NET. Meu maior medo sobre o Java sempre foi a possibilidade do declínio da Sun. Na minha resposta ao Bush em dezembro de 2003 já tinha manifestado esta preocupação. Vejam: http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=7942&highlight=

Agora todo dia chegam notícias de saída de gente importante da Sun, que a Sun vai mandar um monte de gente embora, que o site da Sun mais mais vez está fora do ar, etc. e tal. Vejo que a cada dia é mais importante não depender muito da Sun para o futuro de nossas carreiras. Talvez para isto seja preciso batalhar pela independência do Java. Como fazer isto? É o desafio a nossa frente.

Acho que o Java ainda dura bastante, mas é preciso estar sempre atento para não ser pego de surpresa.

[]s
Luca

20 Respostas

Rafael_Steil

[size=“5”]Longe de mim querer comecar um flamewar, mas o vs.net eh um lixo de ferramenta. Essa coisa soh tem um pouco de produtividade se o usuario fica no arrasta-solta de GUI. [/size]

Muitas empresas demitetem, o tempo todo. E vai sair gente de varias areas da Sun… imho, teriamos muito com o que se preoucpar se quem estivesse saindo fosse 80% do time do Java

Rafael

E

Como qualquer empresa a SUN pode ter um grande declínio e prejudicar o JAVA.
Sempre fui a favor da idependência da plataforma, não por medo mas por não ficar amarrado a alguém que pode visar outros interesses e não o bem da linguagem. Querendo ou não muitas atualizações importantes ficam amarradas e demoram a chegar por parte da SUN (tome o exemplo do JSTL, logger, assert e outros).
Não que a SUN seja uma vilã, mas é preciso otimizar as especificações como estamos começando a ver com o Tiger.

Luca

Olá

Rafael,

[size=“5”]Concordo plenamente mas um dia este treco melhora. Afinal foi assim que o Word fez o Wordstar sumir do mapa (idem Excel versus Lotus).[/size]

Concordo plenamente. Mas é preciso estar atento, principalmente aos movimentos de poderosos como Oracle, IBM, BEA e alguns outros. Enquanto estes estiverem com o Java estamos garantidos.

[]s
Luca

smota

Um estudo revela que Java Sucks :shock:

Então é bom ficar de olho nos concorrentes mesmo :lol:

Grinvon

Concerteza!
Acho que não devemos ficar preso a nenhuma plataforma, pois nunca saberemos o dia de amanhã, mesmo acreditando eu, que se esse declínio final chegar, ainda demorará alguns anos.

smota essa coisa de java suck foi engraçada! Uma vez eu criei um box (repito;apenas um box) no swing e quando executado o java me mostrava dois boxs. Isso era meio inlógico :roll: , lol, mas fazer o que né.

K

Certamente não ha motivos para bazofiar, jactar, ufanar ou simplesmente alardear em torno da Sun, pois Java encontra-se num nível tal, que evidência outras empresas tomar frente ao seu sucesso. Ex.: IBM, etc, etc, etc, e etc… pã nã nã…[/b]

Grinvon

Eita “concerteza”!

Acho que Java ainda precisa melhorar mais algumas coisas, a exemplo de sua interface gráfica, muito pessada, apesar das melhorias implementadas nas últimas versões.

TaQ

O problema é QUEM está na jogada, dando aí US$2bi. Paranóias a parte, mas citando nosso amigo que abriu o tópico, quem está por aí faz tempo já viu tudo o que eles são capazes …
Fiquem espertos.

Ironlynx

Não tenho medo desse declínio da Sun.Empresas nascem e morrem,mas linguagens continuam…
Além da IBM,a Sony tem interesse no Java para celulares e no PS3.Ainda não sei o porque da Sony utilizar o Java no PS3(vi a especulaçao num forum americano),mas para quem não sabe, em junho(na conferência dos engenheiros da Sony-Ibm e Toshiba)os detalhes da plataforma serão revelados.Se 10% do que se fala sobre o Cell(o chip a ser utilizado) se confirmar,uma revolução atingirá não só o mercado de games como o de computadores em cheio.No escritório de patentes dos EUA está registrado que a capacidade poderá ser de até 1Teraflop.Nos sites especializados falam-se em 256Gigaflops(256Bilhões de instruções de ponto flutante por segundo)por Cell.O PS3 virá com 4.Logo teremos a incrível capacidade de 1Trilhão de cálculos num videogame,que pelo que consta,virá com um sistema Linux desenvolvido exclusivamente para ele.Analisando por esse lado,não fica difícil de entender o uso de Java.O console será caro(200 a 400 euros,outros falam em até 700 numa versão q virá com bluelaser e rede de seilá qtos megas).Não podemos ignorar a força de uma Sony.A Microsoft está tremendo,pois não consiguirá chegar perto da performance desse console.Ela aposta no preço.Só para constar:a sony vendeu até hoje quase 70 milhões de consoles do PS2.Se chegar perto disso,usando Java para qquer coisa,jah será um senhor empurrãozinho na nossa linguagem preferida. :wink:

F

“Luca”:
Olá

Rafael,

[size=“5”]Concordo plenamente mas um dia este treco melhora. Afinal foi assim que o Word fez o Wordstar sumir do mapa (idem Excel versus Lotus).[/size]

Concordo plenamente. Mas é preciso estar atento, principalmente aos movimentos de poderosos como Oracle, IBM, BEA e alguns outros. Enquanto estes estiverem com o Java estamos garantidos.

[]s
Luca

Acho que o pensamento é mais ou menos por aqui…não podemos pensar no Java simplemente em como a Sun esta indo, mas sim onde as outras grandes que hoje apoiam o Java estão indo.
Vou ficar com medo se eu ver que IBM, Oracle, SAP, BEA, etc, etc…estiverem abandonando o barco. Ai sim teremos uma preocupação grande e muito grande a meu ver.
No resto, o JCP é grande (não o suficiente ainda), a comunidade de desenvolvedores nem se fale, investimentos na linguagem são grandes (não só da Sun, mas dos parceiros, da propria comunidade).

IMHO - Se a Sun, ainda temos o resto da galera com $$ e a comunidade pra tocar o barco em frente.

]['s

Daniel_Quirino_Olive
Meu deus. Mais um momento FUD em menos de 6 meses é demais!! Então, para tentar encerrar este (e o <a href="http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=10845" data-bbcode="true">outro</a> tópico) e acalmá-los um pouco, sugiro que vocês leiam o press release que a Sun e a Microsoft publicaram sobre o acordo entre as duas empresas. Vocês verão que existe nada sobre a incorporação da Sun por parte da Microsoft nem sobre uma possível fusão entre Sun e Microsoft (como andaram dizendo por aí). O que existe de verdade são diversos acordos que:

:arrow: termina com o processo em que a Sun acusa a Microsoft de práticas anti-competitivas e quebra de patentes, além de um cessar-fogo legal por 10 anos em questões passadas envolvendo patentes;

:arrow: permite que a Sun tenha acesso aos protocolos de comunicação do Windows através de uma licença oferecida pela Microsoft;

:arrow: permite à Microsoft continuar oferecendo suporte nativo à tecnologia Java (embora ainda seja através daquela pseudo-JVM porca deles);

:arrow: certifica os servidores Sun baseados na arquitetura x86 para que possam rodar Windows Server Systems (se alguém quiser correr o risco);

:arrow: faz com que Sun e Microsoft se compromentam a trabalhar juntos numa melhor integração das tecnologias Java e .NOT (realmente muito interessante);

O que esperar disso tudo? Eu sou otimista. Acho que podemos esperar uma JVM muito mais decente e integrada para Windows, o que vai favorecer mais e mais a criação e proliferação de aplicações Java Desktop neste mundo dominado por Delphi, VB e outras coisas que dão nojo.
Além disso, a Sun embolsa US$2bi, uma graninha razoável o bastante para “pegar um cineminha no final de semana” :slight_smile: . Aliás, seria interessante que o Rich Green, como um executivo de uma grande empresa, pensasse assim, ao invés de imaginar que sua empresa poderia exercer o papel de “libertadora” do mundo de TI dos domínios do grande mal em uma batalha judicial que poderia rolar por décadas. (Editado) Vendo por este lado, é até bom que a Sun não tenha mais Rich Green em sua folha de pagamentos.

:arrow: Press release no site da Sun: http://www.sun.com/smi/Press/sunflash/2004-04/sunflash.20040402.3.html
:arrow: Press release no site da Microsoft (o texto é o mesmo do site da Sun): http://www.microsoft.com/presspass/press/2004/apr04/04-02SunAgreementPR.asp

Luca

Olá

Daniel, não vejo este tópico como momento FUD, pelo menos como se dizia que era FUD antigamente. Ele também não tem NADA a ver com o acordo MSCxSUN e nem mesmo com a saída por opção pessoal do Rich Green.

Sem pessimismo, o objetivo deste tópico é discutir e avaliar se o fato do Java ser de propriedade única da Sun tem riscos ou não. É um exercício de raciocínio como outro qualquer.

O mercado é dominado por linguagens com dono: Java da Sun, Delphi da Borland, VB, C# e VC++ da MSC. Mesmo linguagens como Perl e Python de certa forma também tem dono.

Em torno do Java há um mundo de tecnologias algumas com único dono outras quase de ninguém. Mas ao contrário de outras linguagens com dono, o Java recebe fortes investimentos de outras empresas enormes não donas como a IBM e a Oracle. É este fato que dá longa vida ao Java e é isto que devemos monitorar se quisermos estar na crista da onda. Como o Fábio disse, enquanto os grandes estiverem no mesmo barco que nós estamos garantidos.

Acredito que se a Sun fraquejar alguém a comprará ou pelo menos comprará o Java e tudo deve seguir como dantes (ou quase). Mas nem por isso deixarei de ficar atento ao que possa estar no ar como agora esta onda de 3300 demissões na Sun.

[]s
Luca

P.S. e bem OFF
Atualmente estou envolvido em um projeto de manutenção de um sistema usando Fortran. Trata-se de uma linguagem antiga do tempo em que linguagens não tinham dono e eram regulamentadas por entidades autônomas. Os compiladores podiam ter facilidades especiais mas precisavam atender ao padrão das especificações. Há pouco tempo conheci um sistema muito bonito de gestão empresarial totalmente feito em Cobol, linguagem que também seguia padrões. É por isso que estas antigas linguagens sobrevivem, novos fornecedores fazem compiladores seguindo os padrões e pronto.

L

Não adianta…o nível de bitola desses caras é incrível , pra eles só existe java a frente deles…e olha que sou programador java eim…adoro a linguagem , é muito boa realmente…mas também programo em VB , DELPHI e não acho um nojo como alguns bitolas-java insistem em dizer…contra fatos não há argumentos , a SUN ESTÁ DEMITINDO , a bitola é tão grande que tudo que a SUN faz é perfeito pra alguns…hehehehe inclusive demitir dezenas de funcionários…hahahahahahah muito curioso isso…

Daniel_Quirino_Olive

Não é questão de bitola: eu tenho muitas ações da Sun Microsystems e não gostaria que elas fossem desvalorizadas por causa de pavores da comunidade :smiley:

dsiviotti

Tem mais uma coisa: Se tem uma coisa complicada em informática em geral é a famigerada MIGRAÇÃO. Se a Sun quebrar amanhã, muitas outras empresas gigantes (como foi dito) assumiriam a liguagem simplesmente porque as empresas não podem jogar seus sistemas fora. Dessa forma não haveria grande ruptura e o java poderia nem sentir muito.
Quem trabalha com grandes empresas certamente conhece sistemas enormes feitos em COBOL que rodam até hoje! Folhas de Pagamento, Contabilidade etc…
O custo de migração é de dar medo!!

manu_treta

agora q a san foi comprada naum tm + medo.

• axu q a linguage viviria d kualker geitu…
Y

manu_treta:

É possivel que linguagem Java viva mais que o portugues.

manu_treta

YvGa:
manu_treta:

É possivel que linguagem Java viva mais que o portugues.

peor neh manuu… tbm axava issu + agora ki o portugeis tv mudanssas axu q eh exajeiro isso ki vc dice

caiodorn

Desenterrou, hein.

T

Requiescat in pace, tópico ressuscitado e agora trancado.

Criado 5 de abril de 2004
Ultima resposta 10 de set. de 2009
Respostas 20
Participantes 16