Decoreba pra SCJP

Pessoal, estou lendo o capítulo 6 do livro da kathy e perdi até a vontade de estudar.
É chato demais decorar esses assuntos relacionados a API…Alguem aí que já passou por isso
me dá uma dica, me indiquem outro material…

Treine fazendo exemplos ai fica mais fácil de memorizar o que você não tem costume de usar.

[]´s

Quer aprender APIs usando o método "Hello, World? "
Ele é muito eficiente.
É o seguinte.

Para cada API que você precisa aprender
(obviamente você precisa de ler o Javadoc - por favor, veja http://download.oracle.com/javase/6/docs/api/index.html , se tiver problema com o inglês use o Google Translator),
é interessante você fazer um programinha bem simples, que exercite alguns métodos dessa API.

Esse programa só precisa ter um public static void main (e é por isso que chamo de “Hello, World” - você só precisa de usar algumas linhas a mais que o programa Hello, World"…

Nem precisa ser orientado a objeto, nem nada. Só se você quiser. Mas é melhor fazer o mais simples possível.
O programa não precisa ter entrada e saída de dados muito complicada; é melhor que ele entre com dados fixos e jogue a saída no console (System.out.println).

Eu faço isso desde que comecei a programar, e sempre deu certo para mim.

Por exemplo, digamos que você queira aprender como usar o método Arrays.binarySearch.

(Você não precisa escrever comentários, só estou escrevendo para você poder entender o meu exemplo. Escreva comentários só se você quiser depois retomar o programa que você usou para estudar e tiver memória ruim, como é o meu caso. )

Você cria uma classe (sem pacote mesmo), mais ou menos assim:

import java.util.Arrays;
class ExemploBinarySearch {
    public static void main (String[] args) {
        // Na documentação de binary search diz que o array já tem de ser ordenado senão binarySearch não funciona
        int[] elementos = { 1, 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19 };
        // Caso em que você vai procurar algo que existe e está na primeira posição
        System.out.println (Arrays.binarySearch (elementos, 1));
        // Caso em que você vai procurar algo que existe e está na segunda posição
        System.out.println (Arrays.binarySearch (elementos, 2));
        // Caso em que você vai procurar algo que não existe 
        System.out.println (Arrays.binarySearch (elementos, 10));
        // Caso em que você vai procurar algo que não existe e está antes de todos elementos do array 
        System.out.println (Arrays.binarySearch (elementos, 0));
        // Caso em que você vai procurar algo que não existe e está depois de todos os elementos do array 
        System.out.println (Arrays.binarySearch (elementos, 20));
    }
}

Aí você roda o programa (talvez passo-a-passo), vê a saída, e vê como consegue explicar a saída. OK?

[quote=marciosouzajunior]Pessoal, estou lendo o capítulo 6 do livro da kathy e perdi até a vontade de estudar.
É chato demais decorar esses assuntos relacionados a API…Alguem aí que já passou por isso
me dá uma dica, me indiquem outro material…[/quote]

Olá boa tarde,

Cara te indico o material do camilo lopes Guia de Estudo SCJP 5, tirei minha SCJP 6 estudando somente pelo livro do camilo lopes, tirei até um score 86% até que foi razoavel.

Eu passei e vou passar por isso, sempre que quiser uma certificação. Não sou adepto de saber APIs de cabeça…Gosto de saber o que existe e pra que serve…quando eu preciso usar vou lá e estudo…

Infelizmente pra tirar uma certificação…só decorando mesmo. Passei por isso na SCJP e muito mais na SCEA…que ainda não consegui ser aprovado.

Você não quer decorar, hmm… então pra que mesmo vc quer essa certificação?
Pra ter um certificado de que decorou sem ter decorado? :wink:

Giulliano, você falou tudo cara. Desde que comecei a programar descobri que não precisamos decorar nada, mas sim ler a documentação da linguagem, guias de referência, etc.

fabiofalci, eu não disse que não quero decorar. Apenas estou comentando e pedindo apoio dos colegas (obrigado a todos pelas respostas). De que adianta decorar e ser certificado se depois você vai esquecer e ter que consultar a documentação? Acho que o importante é entender o assunto, quem decora as coisas é papagaio. Se você for trabalhar numa empresa eles vão exigir que você seja uma API ambulante?