Definição ambiente desenvolvimento

Prezados,

Após ler algumas discussões sobre o tema que trago aqui, ainda estou confuso e por isso peço ajuda. Resumindo, estou iniciando o processo de aprendizado java, vindo do delphi. A minha dificuldade básica, que acho ter sido de muitos, é quanto a preparar um ambiente de desenvolvimento. Imagino que não consigamos encontrar tudo que estávamos acostumados em um ambiente igualzinho no outro. Creio ser esse o caso com java. Mas, vejam o meu caso: o meu foco são aplicações administrativas (controle de produção, financeiro, estoque, etc - indústria pequeno porte). No delphi era uma “beleza”. Todos os componentes de que precisava estavam lá. Agora no java, fica a dúvida: o que usar? Então vão as minhas observações e principalmente dúvidas:

  1. resolvi usar o netbeans - pelo que vi, com o mattisse consigo fazer tudo ou quase tudo que faço com o delphi. Concordam?;
  2. pensei em trabalhar com swing. Depois, li sobre openSwing e hoje, em uma discussão, alguém falando que o futuro é JavaFX. O que vocês dizem? Para uma aplicação semelhante à breve descrição que dei, o que é mais recomendado: swing, openSwing ou JavaFx? Apenas levando em consideração a questão de produtividade, com qualidade. Digo isso porque penso que podemos ter ferramentas que nos acelerem o processo, mas devemos ter o cuidado utilizar bem;
  3. Finalmente, há alternativas em termos de tecnlogias além das que citei anteriormente?

Sou muito grato pela ajuda de todos. Abraços,
Rômulo.

Olá

Bom creio que cada projeto exista sua necessidade e a plataforma mais especifica para solução.
Atualmente a mais usada, pela menos a que usamos na empresa é a plataforma cliente servidor, com 3 camadas.

Com relação a interface gráfica swing com matisse é muito fácil para desenhar as telas, existe outras API para desenvolver telas igual a delphi um exemplo é o Jgoodies, muito boa por sinal.

Opinião pessoal JavaFX é uma lenda dentro do Java, todos falam mas nunca vi gente desenvolvendo sistemas com essa plataforma, já vi bastante artigos dizendo como programar, acho bastante interessante a proposta, mas acho que não arrisco em realizar um projeto com ele.

Para apimentar mais essas questão, já pensou em Adobe Air, são interfaces desktop iguais a flash, muito ricas diga-se de passagem, visualmente muito belas.

Agora tem a questão de sistemas web, bastante difundido pelas facilidades de manuteção, facilidades no sentido de propagação das alterações realizadas nos sistemas, concentrado em um local (servidor).
Pode ser acessadas facilmente por qualquer tipo de browser e etc… Tem suas vantagens de desvantagens como todo projeto têm.

ok…

Espero ter contribuido…
Flwsss