Definição real dos níveis do CMM

18 respostas
L

Galera, resolvi definir os padrões de CMM segundo a minha ótica:

Nível 1: Inicial

No nível 1 de maturidade os processos são geralmente ad hoc e a organização geralmente não dispõe de um ambiente estável. As coisas saem e ninguém sabe como. Documentação, quando é feita, só quando o cliente exige.

Nível 2: Repetível

No nível 2 de maturidade, o desenvolvimento do software é repetido. Ou seja, já começa a encheção de saco de parar o que está fazendo para preencher documentos que ninguém vai ler. E editá-lo várias vezes… por isso repetitivo. Seu departamento começa a encher de pessoas de papeis definidos, geralmente coordenadores “msproject man”, que ganham a metade dos Programadores Seniores e se acham Deus porque são PMP. Por enquanto ninguém ainda se dá falta da documentação, mas vai piorar. A cobrança por terminar a documentação no prazo começar a aumentar. Você percebe que ao invés de fazer software virou preenchedor de documentos.

Nível 3: Definido

Agora sim. A organização possui um conjunto de processos padrões, que são a base do nível 3. Agora seu departamento tem o triplo de pessoas que não sabem nem faz nada além de mexer no MSProject, te cobrar prazos e ficam o dia inteiro em reuniões para definir cada vez mais padrões. 70% do seu tempo é gasto em mandar e-mails inúteis que servem apenas para tirar o seu da reta.

Nível 4: Gerenciado

Metade da equipe que estava do nível 1 já pediu a conta. O que restou agora tem que fazer o serviço dos restantes, pois o pessoal novo que entrou para definir processo possui papeis definidos e nem sabe o que significa algorítimo. Contratam novos programadores juniores para fazer o mesmo serviço que você. Como eles não tem experiência suficiente para segurar as buchas, seu serviço agora é programar, analisar, corrigir o que a fábrica faz e documentar tudo isso. Aquela bucha de calculo de romaneio que você quebrou a cabeça o final de semana inteiro para resolver o coordenador estimou em 3 horas, baseado na métrica de pontos por função “São só 3 entradas e 6 saídas”, disse ele…

Nível 5: Otimizado

Pronto! Agora você gasta 98% do seu tempo preenchendo documentação, orçando prazos e cobrando fábrica e participando de reuniões. Todos seus companheiros de serviço já pediram a conta. Aquela equipe de 20 pessoas agora são 150, a maioria ganhando um terço do que você ganha. Ao invés de responder ao Lider de Equipe, agora você responde ao Lider da fábrica, ao coordenador, ao gerente, ao diretor, a equipe de testes, a equipe de configuração e a equipe de contagem de pontos por função. A rotatividade de profissionais é alta, mas isso não é problema, pois tudo está no processo. A documentação agora é enorme, e garante que você não vai ser mandado embora se preencher todos direitinho. Nenhuma correção demora menos que 2 semanas. Todos os serviços estão atrasados.
Você pede a conta porque não aguenta mais.

Fala verdade se não é assim… :lol:

18 Respostas

richardpeder

Só uma colocação amigo…

vc utilizou o nome dos níveis do CMM e não do CMMI… :wink:

ate mais…

peczenyj

Algo me diz que é assim mesmo…

L

Corrigido seus malas!!!

rafaelglauber

70% do tempo para mandar email??? putz…isso que é vida!!!

L

E tenha certeza que isso não é legal… Não é orçado… rsrsrsrs…

rafaelglauber

em off: o tempo que estou aqui no GUJ, como agora, também não é orçado!!!

:smiley:

richardpeder

rafaelglauber:
em off: o tempo que estou aqui no GUJ, como agora, também não é orçado!!!

:D

Por isso que o projeto em que vc está trabalhando no momento vai atrasar! :lol: 8)

ate mais…

rafaelglauber

o que é isso amigão??? com o tanto de esclarecimentos que obtenho aqui??? os cinco anos que já se passaram não é nada!!!

:lol:

Proteu_Alcebidiano

Aos que sobrevivem ao processo, restam-lhes o Principio de Peter

T+

richardpeder

rafaelglauber:
o que é isso amigão??? com o tanto de esclarecimentos que obtenho aqui??? os cinco anos que já se passaram não é nada!!!

Esclarecimento no Off-topic? Vai precisar de argumento melhor pra falar ao seu chefe! :wink: :lol:

ate mais…

rafaelglauber

essas duas últimas mensagens me deixam preocupado…

:shock:

Hal_Jordan

Eu trabalho numa empresa CMMI 5… Nem pra fazer piada de coisa que realmente acontece!!! :roll: :roll: :roll: :roll:

Luca

Olá

Achei muito bem sacada a lista. Não deve ser muito diferente da realidade.

Só vou fazer uma observação a respeito do tempo gasto para tirar da reta.

Há tempos atrás, um vizinho de condomínio, que era diretor de um enorme grupo de várias empresas enormes, me disse:

“Quando eu comecei a trabalhar, trabalhava quase 100% do meu tempo para o patrão. Aí, virei chefe e 10% do meu tempo já precisavaser dedicado para defender meu cargo. Então virei gerente e precisava dedicar 30 a 40% do meu tempo para defender meu cargo. Hoje sou diretor e acredite você ou não, 50% do meu tempo eu dedico a defender a minha posição.”

As palavras dele foram bem estas. O que ele quiz dizer com defender o cargo é justamente tudo que ele precisava fazer politicamente para não ser posto para fora da cadeira.

O moral da história é: com ou sem CMM, defenda-se.

[]s
Luca

Hal_Jordan

haha esquece. viajei!!!

Luca

Olá

Não, esta história é real e conforme eu escrevi, serve para todos.

[]s
Luca

L

Bem, se o luca falou, temos que nos curvar…

Foi apenas uma piada, acredito que bem integrado e dando valor as PESSOAS, o processo funcione corretamente.

Mas infelizmente não é o que vemos por aí.

Abraços a todos, espero que tenham gostado da brincadeira.

Luiz.

rodrigo.achilles

Boa sacação do CMM, é isso mesmo que ocorre.
Estou numa empresa que busca a certificação e os projetos vem atrasando com o tempo.
De semanas que se resolvia problemas, agora são meses e o pior que isto só está no começo.

Entendo o que o Luca falou e tem razão, mas o processo não veio para atrapalhar e sim para ajudar.
Pode ser que na minha empresa esteja sendo implantado de modo errado e prejudicando em vez de ajudar.

O certo é o CLIENTE é quem manda e ele quem paga nosso salário e não está interessado em processo e sim na produtividade, então se você ficar “lutando” contra as pessoas da mesma empresa pelo cargo e por toda a burocracia o cliente irá embora.

Olho vivo galera.

E parabéns pelo texto.
:smiley:

Luca

Olá

Só para reforçar, a história real que eu contei aconteceu com um diretor comercial de uma multi nacional enorme que fabrica coisas que todo mundo usa e coisas que todo mundo come. Não tem nada a ver com TI ou com CMM. Tem a ver com a arte de sobreviver e subir nas empresas.

[]s
Luca

Criado 15 de outubro de 2007
Ultima resposta 15 de out. de 2007
Respostas 18
Participantes 8