Definir objeto

9 respostas
K

alguem poderia me explicar o q seria um objeto em java?

obrigado

9 Respostas

domingosbernardo

uma instância de uma classe.

E

suponha que você tem a seguinte classe:

public class Carro {

private String placa;
    private String marca;
    private int ano;

public Carro(String p, String m, int a) {
        placa = p;
        marca = m;
        ano = a;
    }    
}

e no método main você faz a seguinte declaração:

public class UsaCarro {

public static void main (String args[]) {

Carro carro1 = new Carro("IMK5400", "Celta", 2000);

}

}

carro1 é um objeto da classe carro, com os atributos passados.

LPJava

é uma instancia pode aparecer varias vezes dentro de uma classe, e possui N metodos, a cada instante de seu programa.

jose_neto

só uma dúvida…
um metódo pode ter o mesmo nome de uma classe?
bom para isso esse método na verdade deve ser um construtor não eh mesmo…
Na verdade eu sou apenas um iniciante e queria esclarecer algumas dúvidas aproveitando esse tópico…
1º) um construtor pode conter parametros?
2º) construtor só existe na classe principal do programa ou pode existir em diversas outras classes?
3º)eu posso passar parametros quando estou instanciando um objeto?

valeu galera abração e agradeço a paciência e acompeensão de todos…e se puder esclarecer as minhas dúvidas fico mto grato…

E

olá josé:

como você mesmo já falou, um método não pode ter o mesmo nome da classe, isso seria um construtor. sobre as tuas dúvidas:

1. sim, um construtor pode ter parâmetros. veja o exemplo que eu passei acima:
         placa = p;
         marca = m;
         ano = a;
     }
  1. um programa em java não tem exatamente uma ‘classe principal’, e sim uma classe com o método ‘main’, que irá iniciar a execução do programa. mas todas as classes têm o seu construtor, que caso não seja especificado pelo programador, existirá da mesma forma, implicitamente, sem parâmetros.