Deitel - How to Program 8

Caros, quais as diferenças entre os livros “Java How to Program, 8/e, Early Objects Version”, “Java How to Program, 8/e, Late Objects Version” e “Java for Programmers”? Gostaria de saber, principamente, as diferenças dos dois primeiros. Abraços.

Olá

Pelo que pude entender, olhando os sites da Amazon e Deitel, as diferenças são poucas e consistem na organização dos capítulos iniciais.
Na versão Early Objects, Classes e Objetos começam a ser abordados no capítulo 3, logo os exemplos e exercícios começam mais cedo a ter uma abordagem OO.
Na versão Late Objects, Classes e Objetos começam a ser abordados no capítulo 7.
Do capítulo 8 em diante a estrutura de capítulos é idêntica.
Sinceramente não acredito que o conteúdo de uma versão seja muito diferente da outra. Quem já viu edições anteriores do livro sabe que tem muito conteúdo que é cópia da edição anterior.
O Java for Programmers tem os mesmos capítulos até o 10º, depois os capítulos começam a aparecer em ordem diferente. Além disso, tem umas 400 páginas a menos que os outros dois.
Pra falar a verdade acho que é o seguinte: a mesma informação organizada de forma diferente, porém muito parecida.

Algo mais…
Se você está pensando em comprar um dos 3 livros (ou 4, se quiser acrescentar a 7ª edição, que ainda é considerada atual) aqui vai minha opinião: embora sejam ótimos livros, não os considero boas opções para iniciar o aprendizado de Java. Por quê? Porque é muita informação para, às vezes, fornecer pouco conteúdo. São textos e mais textos explicativos e no fim você caminhou pouco.
Duas opções interessantes para iniciar são: a apostila da Caelum e o livro Use a Cabeça! Java.
Você também pode se cadastrar no site do Deitel e fazer o download dos exemplos dos livros. Então execute e depure os exemplos com o auxílio de um IDE. Quando aparecer código que você não entende, busque ajuda nos livros, aqui no GUJ ou Google.
Também há opções interessantes de livros de Java de autores brasileiros.
Com o valor de um livro do Deitel da pra comprar uns 3 livros de autores nacionais.
E, se ainda assim decidir comprar um dos livros do Deitel, compre um traduzido, pois com certeza você vai se cansar menos na leitura.
É sabido que os livros traduzidos apresentam falhas/erros/deslizes de tradução (os originais em inglês também), mas nada que vá comprometer todo o aprendizado.
Bom, é isso.

Boa sorte!

Se vc pretende comprar esses livros pra começar do zero, como livros pra iniciante os Deitel são ótimos calços de mesa.

kkk… Bem, eles são bem caros para fazer calços de mesa. Já que vocês puxaram para este lado vamos lá… Já sou desenvolvedor .NET com certa experiência na área. Partindo deste pressuposto qual seria o caminho ideal para aprender Java com eficácia? Agradeço o rápido retorno pessoal. Greande abraço.

Acho que sai mais barato você comprar uma mesa nova!

Já vi excelentes desenvolvedores para a plataforma .Net, gente que se preocupa em fazer a coisa bem feita. Outros trazem vícios do Visual Basic 6.
Se você já conhece um pouco de OO então fica mais fácil.
Também não gastará tempo com a parte de operadores e controle de fluxo (if, for, while…)
Escolha um da lista abaixo e manda ver:
1-) Java 6: Ensino didático
2-) Programação Orientada a Objetos com Java 6
3-) Use a Cabeça! Java

Boa sorte!

Eu já acho q os Deitel são os melhores livros pra iniciantes, justamente por explicar tudo detalhadamente, já programadores com experiência precisam de livros mais diretos.