Delegate e Observer em JAVA com JDBC

6 respostas
hpacini

Estou precisando utilizar os padrões de projetos Delegate e Observer em um programa que eu tenho que pega as informações contidas em um BD.
Pesquisei sobre Delegate no JAVA e não entendi muito bem.
Alguém poderia me esclarecer?

Obrigado!

6 Respostas

A

cara,

como vc vai tem certeza q tem que usar esse dois padrões se vc nao sabe o que eles fazem…rsrs

fala sua necessidade para te ajudarmos e te aconselhar os padroes.

t+

E

Que tal explicar direitinho o seu problema?
Padrões de projeto (design patterns) não são coisas do tipo “eu tenho uma solução - tenho de aplicá-la de qualquer jeito ao meu problema. Comprei um martelo novo e preciso achar um prego para pregar - mas tudo que acho são parafusos!”.
Eles devem ser usados caso e se necessário. Pode ser que, para seu problema em particular, nenhum desses design patterns seja necessário e em vez disso você precise usar um outro design pattern.

hpacini

Primeiramente obrigado por responder tão rápido.

Assim, eu fui orientado a utilizar esses dois padrões de projetos em meu programa, porém não entendi muito bem o que eles fazem, tentei achar algo sobre eles na internet, mas não adiantou muito.
É um programa simples até o momento, onde ele tem uma string de consulta, é tratada essa consulta através do JDBC no BD, e então é gerado o resultado e exibido na tela, e gerado um arquivo com os mesmos resultados.
E como tudo está sendo feito em apenas uma classe, eu teria que dividir, para criar uma classe de entrada de dados, uma para tratar os dados e outra para a saída das informações (para gerar por exemplo, um arquivo xml e outro txt ao mesmo tempo).

Sendo assim, gostaria de esclarecer minhas dúvidas sobre esses padrões de projetos.

E

hpacini:
Tentei achar algo sobre eles na internet, mas não adiantou muito.

Sei… de fato, tive de ler uns livros (faz um certo tempo, aliás) e demorou um pouco para entendê-los.
É coisa de escola? Experimente pegar esses tais livros, e fazer as coisas “de trás para frente”: ou seja, pegar os exemplos dados para esses dois padrões, e ver como é que você pode encaixar tais coisas no seu programa.

A

cara,

da uma olhada nessas apostilas, http://www.argonavis.com.br/cursos/java/j930/index.html

PS: quem te indicou esses padrões entende design pattern, igual eu entendo de mecanica de avião…rsrs

T+

hpacini

entanglement,
Vou tentar pegar alguns exemplos na net também, obrigado pela dica :slight_smile:

alissonvla,
Muito obrigado pelo link, ja estou dando uma olhada nelas!
Haha, fazer o que né :x
É um trabalho que eu tenho que fazer =|

Conforme eu for avançando nessas apostilas, eu vou postando minhas dúvidas aqui, nesse tópico mesmo.

Obrigado pessoal =)

Criado 3 de novembro de 2011
Ultima resposta 3 de nov. de 2011
Respostas 6
Participantes 3