Estou com uma duvida relacionada com o paintComponent. Estou fazendo um simples jogo em que o personagem (uma imagem) se move usando as setas. Mas porém, quando ele se move ele deixa um rastro de sua imagem. Só que não posso simplesmente pintar o fundo, pois o fundo é uma imagem também. Minha dúvida é o seguinte:
Existe algum métodos removeImage(Image i)?
Se não existe algo parecido, como fazer?
Este é o problema, o fundo é uma imagem. Eu crio a imagem denovo?
ViniGodoy
Qual é o problema do fundo ser uma imagem?
Guarde-a numa variável e simplesmente pinte-a novamente.
G
GustavoBorba
Não irá tornar o jogo mais lento?
ViniGodoy
Um pouco sim, mas ainda será fácil manter uma taxa de FPS aceitável.
Na verdade, é a forma normal de se fazer.
O que você não deve fazer é carregar a imagem dentro do paintComponent, carregue-a só uma vez, na construção do seu jogo.
G
GustavoBorba
Godoy, como carrego o plano de fundo sem ser no paintComponent? Poderia me dar um exemplo?
E se o plano de fundo só for colocado uma vez, irá o ocorrer o erro do post inicial, irá criar várias imagens do boneco andando (usando paintComponent).
ViniGodoy
Posta teu código aí.
Só estou falando que a carga da imagem em si não pode ser no paintComponent. Faça no construtor da sua classe. A pintura, lógico, fica no paintComponent.
desculpa invadir o post, mas vi que foi algo igualsinho comigo rss,
Vi o site do Godoy de jogos e comecei a criar um joguinho de nave seguindo o exemplo seu… e quando coloquei a imagem de fundo, ferro rss fica o rastro da Nave em cima da Imagem de fundo.
E já tentei colocar a img de fundo pra ser carregada igual vc disse abaixo, mas ai os fps do jogo fica muitoooooooooo lento. A imagem de fundo que estou usando é grande 800x1600, acho que solução vai ser substituir essa imagem mesmo, e criar o fundo de outra maneira… ou tem alguma saida com a imagem grande?
Exception in thread "AWT-EventQueue-0" java.lang.OutOfMemoryError: Java heap space
at java.awt.image.DataBufferByte.(DataBufferByte.java:58)
at java.awt.image.ComponentSampleModel.createDataBuffer(ComponentSampleModel.java:397)
at java.awt.image.Raster.createWritableRaster(Raster.java:938)
at javax.imageio.ImageTypeSpecifier.createBufferedImage(ImageTypeSpecifier.java:1056)
at javax.imageio.ImageReader.getDestination(ImageReader.java:2879)
at com.sun.imageio.plugins.jpeg.JPEGImageReader.readInternal(JPEGImageReader.java:925)
at com.sun.imageio.plugins.jpeg.JPEGImageReader.read(JPEGImageReader.java:897)
at javax.imageio.ImageIO.read(ImageIO.java:1422)
at javax.imageio.ImageIO.read(ImageIO.java:1374)
at prj.(prj.java:15)
at drawPanel.(prj.java:40)
at prj.initComponents(prj.java:25)
at prj.(prj.java:18)
ViniGodoy
augustogava:
Olá galera,
Vi o site do Godoy de jogos e comecei a criar um joguinho de nave seguindo o exemplo seu… e quando coloquei a imagem de fundo, ferro rss fica o rastro da Nave em cima da Imagem de fundo.
E já tentei colocar a img de fundo pra ser carregada igual vc disse abaixo, mas ai os fps do jogo fica muitoooooooooo lento. A imagem de fundo que estou usando é grande 800x1600, acho que solução vai ser substituir essa imagem mesmo, e criar o fundo de outra maneira… ou tem alguma saida com a imagem grande?
O seu jogo roda nessa resolução toda?
O que você está chamando de FPS muito lento?
É uma péssima prática usar o paintComponent. O ideal, no caso de jogos, é mesmo usar a técnica de escrita direta, que está descrita no meu portal: Desenho direto - Active Rendering
Jamais carregue imagens ou qualquer outro tipo de recurso no paint, é um suicídio.
ViniGodoy
Esse erro já diz tudo. Faltou memória para carregar a imagem. De que tamanho as imagens são?
M
marcobiscaro2112
Só complementando: não é correto chamar o repaint() quando uma tecla é pressionada. É mais correto criar uma Thread que chama repaint() periodicamente. E é mais correto ainda fazer um active rendering.
Sugiro que veja os artigos no site do ViniGodoy (veja a assinatura dele) para entender a melhor forma de criar jogos.
E, fora da questão, por convenção as classes, interfaces e enums em Java seguem o padrão upper camel case.
A
augustogava
ViniGodoy:
augustogava:
Olá galera,
O seu jogo roda nessa resolução toda?
O que você está chamando de FPS muito lento?
É uma péssima prática usar o paintComponent. O ideal, no caso de jogos, é mesmo usar a técnica de escrita direta, que está descrita no meu portal: Desenho direto - Active Rendering
Jamais carregue imagens ou qualquer outro tipo de recurso no paint, é um suicídio.
Então cara fmz?
Eu faço ele inicializa com 800x800, e minha ideia era a img de fundo fica descendo e quando chegasse no fim voltasse pro começo como um Loop, por isso a altura fiz 1600. Mas pensei por cima essa ideia e já fui fazendo e tive esse problema.
FPS muito lento é tipo 2, rss coloquei um código pra contar os FPS na minha class Animacao que conta.
E estou usando essa sua técnica sim, mesmo não entendendo 100%, mas como tive por bvase seu código estou usando rss.
G
GustavoBorba
bg.jpg:
588 x 321
Tamanho: 15,2 KB
stand.gif:
55 x 77
Tamanho: 2,13 KB
ViniGodoy
augustogava:
Então cara fmz?
Eu faço ele inicializa com 800x800, e minha ideia era a img de fundo fica descendo e quando chegasse no fim voltasse pro começo como um Loop, por isso a altura fiz 1600. Mas pensei por cima essa ideia e já fui fazendo e tive esse problema.
FPS muito lento é tipo 2, rss coloquei um código pra contar os FPS na minha class Animacao que conta.
E estou usando essa sua técnica sim, mesmo não entendendo 100%, mas como tive por bvase seu código estou usando rss.
Realmente, 2 é bem baixo. Já tentou rodar um profiler? As vezes vc descobre alguma kgada no meio, pq esse é lento até demais.
Eu perguntei pq tem gente em fórum sobre jogos que diz: “Meu FPS tá lento”. Vc pergunta quanto ele responde “Só 200 FPS, mas antes de eu mexer era 300 e meu jogo só funciona em 300”. rs
ViniGodoy
Algumas dicas a respeito de backgrounds:
Certifique-se que sua imagem não tem canal alpha;
Certifique-se que você está com anti-aliasing desligado.
Isso já pode dar uma boa melhora na taxa de FPS.
G
GustavoBorba
ViniGodoy, não entendi o que você quis dizer. Estou te perguntando: Como faço para fazer o código que você me deu, funcionar?
A
augustogava
ViniGodoy:
Algumas dicas a respeito de backgrounds:
Certifique-se que sua imagem não tem canal alpha;
Certifique-se que você está com anti-aliasing desligado.
Isso já pode dar uma boa melhora na taxa de FPS.
Vlw velho, é um jpg tem quase 80kbs ta grande mesmo. Minha ideia era fazer um fundo se movimentando conforme a velocidade da nave… e o fundo passase estrelas bem rapidas, vou tentar fazer direto com Java2d mesmo, sem Imagem…
vlw, qualquer coisa crio um post ai, mto 10 o site! boa sorte.
ViniGodoy
No teu caso, você precisa aumentar o limite de memória da sua vitual machine:
java -XMX500M seuAplicativo
G
GustavoBorba
Estou usando o NetBeans, coloquei em propriedades da Java Virtual Machine, não funcionou.