Delete from

3 respostas
Jorgev

Galera eu tou fazendo esse codigo:

static public void excluirCliente( String cpf )
	{
		ConectBD.conectarBD();

boolean isDeleted = true;
		try
		{
			ConectBD.star.executeUpdate( "DELETE FROM Clientes WHERE CPF = '" + cpf + "'" );
		}//fim do try
		catch( SQLException sqle )
		{
			JOptionPane.showMessageDialog( null, "Registro não encontrado" );
			isDeleted = false;
		}//fim do catch

if(isDeleted == true)
		{
			JOptionPane.showMessageDialog( null, "Deletado com Sucesso!" );
		}//fim do if

ConectBD.desconectarBD();

}//fim do metodo excluirCliente

Ele deleta o registro direitinho. O problema é que se eu passar um numero de cpf que nao tem no banco ele nao mostra mensagem de que o registro nao foi encontrado e diz que foi deletado com sucesso. como é que eu faço pra ele verificar se o registro foi encontrado ou não?

3 Respostas

Ismaels
O problema é que você setou a variável isDelete com true e não alterou mais. Você tem usá-la para guardar o retorno do comando update, como em:

isDelete = ConectBD.star.executeUpdate( DELETE FROM Clientes WHERE CPF = '” + cpf + “’” );

E ela não pode ser boolean, deve ser int porque o método executeUpdate() retorna a quantidade de registros afetados.

8)
Jorgev

Cara funcionou blz.

abração.

sergiotaborda

Jorgev:

Ele deleta o registro direitinho. O problema é que se eu passar um numero de cpf que nao tem no banco ele nao mostra mensagem de que o registro nao foi encontrado e diz que foi deletado com sucesso. como é que eu faço pra ele verificar se o registro foi encontrado ou não?

Se o registro realmente não existir no banco a operação vai retornar 0 , porque 0 linhas foram afetadas. Isso não é errado. Vc mandou apagar um registro . Se ele não estava lá para começo de conversa, então a remoção já está feita a priori. Neste caso vc pode dizer que o registro foi apagado com sucesso, porque realmente ele não mais existe no banco (porque nunca existiu).

Criado 16 de junho de 2007
Ultima resposta 16 de jun. de 2007
Respostas 3
Participantes 3