Delphi 7 x Java

18 respostas
rocha

Quem poderia me relacionar as vantagens e desvantagens destas duas linguagens…

Rocha

18 Respostas

kuchma

rocha:

Rocha

Delphi 7? Nao seria 8 (ou mais novo)?

Java eh multi-plataforma, independente de fornecedor, tem mais forca no campo open-source, tem uma “comunidade” (palavrinha nefasta) maior, tem mais forca em empresas grandes, etc, etc, etc. E eh mais divertida e mais sexy. Tudo IMHO.

Delphi eh mais facil de arrastar os componentes para dentro do formulario.

Sem contar que no lado Java ainda tem o GUJ. :smiley:

Marcio Kuchma

Rafael_Steil

aaahh nao, de novo nao.
Ja tem uns 20 topicos sobre o assunto no forum.

Rafael

lordExorcist

Sem problema, temos o NetBeans… :smiley:

Java_Vinicius_Machin

o Delphi eh o lado da força!!! e sua vantagem eh soh esta mesmo:
Delphi eh mais facil de arrastar os componentes para dentro do formulario.
se bem que isso não eh tããããããão glorioso assim…

renatosilva

rocha:

Rocha

O Delphi 7 é uma API para Windows (VCL e outras coisas), uma linguagem (Object Pascal) e uma IDE (o Delphi e ferramentas). O Java é uma tecnologia mais abrangente. Acho que tecnicamente a comparação não vale muito.Compare Java com .NET, para o qual o Delphi 2005 pode ser usado.

rocha, procure saber por conta própria também, ouça muitas pessoas e tire suas próprias conclusões, leia bastante

Particularmente só acho que você não deve usar Delphi no poder público
(minha opinião pessoal, minha opinião pessoal!!!)

Rubem_Azenha

quer fazer algo mal-feito? use Delphi, é mais rápido…

V

Discordo, cada plataforma de desenvolvimento tem um certo nicho…Se algo foi feito em delphi não quer dizer que vai ficar mal feito.

Uma coisa medonha feita em Java é muuuuuuuuuuito pior do que uma coisa medonha feita em delphi… se o cara quiser zuar, com java o código fica muito mais porco…
Eu já vi códigos em java que o cara seguiu a risca uns 60% das regras do: How To Write Unmaintainable Code

kuchma

Legal. Outro tema recorrente. Vamos la. :smiley:

Nao importa a linguagem - se quiser fazer mal-feito, vai fazer mal-feito com qualquer linguagem. Ate Portugol. Isso nao eh problema do Java.

Marcio Kuchma

V

Nao importa a linguagem - se quiser fazer mal-feito, vai fazer mal-feito com qualquer linguagem. Ate Portugol. Isso nao eh problema do Java.

Opa… com certeza não é problema do java… Mas como ele é muito grande, fazer algo mal-feito nele parece ficar ainda pior

boaglio

Rocha,

Se vc fosse fazer um sisteminha pequeno e simples,. talvez
Delphi ou VB seja uma opção viável.

Eu tenho um colega que mexe bastante com Delphi, segundo
ele muitos componentes complexos, como fazer uma conexão
dial-up, controle de impressão já estão prontos e são fáceis
de usar.

Mas se o seu sisteminha pretende crescer, de uma interface
cliente/servidor também ser em ambiente 3 camadas (web),
aí é melhor usar Java, pois como muitos já disseram é mais
abrangente.

rfpsatin

Marcio Kuchma

boa…

Estive no lancamento do delphi 2005, é uma baita ferramenta RAD.
Quer um exemplo de projeto porco? um que pensava que era MVC onde eu trabalhava - usando jsp e servlets. Era um lixo… e pra dar manutencao?
Nao tem ferramenta/linguagem ruim - tem projeto erradamente concebido e péssimamente gerenciado!!!

rocha

legal pessoal, eu fiz essa pergunta pq venho estudando java, e um amigo está desenvolvendo uma aplicação, ele não conhecia java, depois de algumas convesas ele foi e fez dois cursos na caelum, qdo terminou foi e fez acho q dois cursos de delphi (ele já programava em delphi 5) daí veio as comparações td q eu comentava sobre java ele tinha uma opção “mais produtiva em delphi”, ele reconheceu q algumas coisas como webservice em delphi não vai rolar legal, mas daí ele me mostrou o seguinte se uma aplicação for bem planejada e feita em delphi onde é melhor de se trabalhar com aplicações desktop essa aplicação não irá perder em nada para uma aplicação Java, será mais produtivo o desenvolvimento na questão de funcionar em multiplataforma ele me mostrou rolando em Kylix e parece q funciona bem, e me deu o exemplo da saraiva q tem seu site feito em delphi e daí?

Rocha

fzampa

O que eu penso:

Delphi é muito bom, muito profisional também.

A comunidade Delphi é “egoísta”. Veja isso frequentando forums de delphi e tudo mais. Os caras lá se matam pq são concorrentes e não querem ensinar como justificar o texto num quick report… (eu vi isso outro dia num post do renato3110, eles só não se matavam pq estavam longe).
GUJ? no coments :mrgreen:

Delphi é multiplataforma? NÃO!
Mas e o Kilix?
Recompilando??? naaaaaaum…

Acho que depois disso que vc falou, uma justificativa fortíssima pra programar em Java é:

Onde tem Virtual Machine tem seu programa rodando.

Tem VM num celular? Seu programa executa.
Tem VM num palm? Seu programa executa.
Tem VM numa geladeira? Seu programa executa.
Tem VM num volante? Seu programa executa.

Acho que é isso.

renatosilva

Concordo com o fzampa, sempre lembrando que Java é uma tecnologia mais abrangente, infra-estrutural (assim como o .NET)e não apenas uma ferramenta como é o Delphi

Acrescentando que o Delphi custa alguns milhares de reais
O Java SDK, Eclipse, NetBeans… (até agora pelo menos) são gratuitos inclusive para uso comercial

Eu sou delphiano, uma coisa que eu gosto nele e que acho que o Java ainda não tem é a capacidade de te facilitar as coisas através do seu modo “visual” de fazer certas coisas (sinceramente na minha opinião criar GUIs com Java- via código- é um saco, só para citar um exemplo)

Acho que falta no Java uma IDE com o “jeito” do Delphi, ia ser muito legal

PS:

fzampa:
…não querem ensinar como justificar o texto num quick report… (eu vi isso outro dia num post do renato3110, eles só não se matavam pq estavam longe).

Pode refrescar minha memória? Não estou lembrando…

kuchma

Kylix nao foi descontinuado pela Borland?

A estrategia deles agora eh focar o Delphi no .NET. Acho que com o tempo, o Delphi esta fadado a ser “eclipsado” pelo .NET (IMHO).

Marcio Kuchma

fzampa

Vc conhece NetBeans???

aqui seu refresco de memória

Cara, custei achar, putz…

renatosilva

De cara achei que não tinha o jeito do Delphi, mas tenho que dar uma olhada melhor…

Ah tá, agora entendi, pensei que eu estava envolvido nessa parada do QuickReport. No Delphi é meio assim alguns têm esse jeito “segredo” de pensar.

Valeu…

renatosilva

kuchma:
Kylix nao foi descontinuado pela Borland?

A estrategia deles agora eh focar o Delphi no .NET. Acho que com o tempo, o Delphi esta fadado a ser “eclipsado” pelo .NET (IMHO).

Marcio Kuchma

Isso mesmo, o Delphi é um RAD para o Windows (o para Linux parece não ter dado certo: Kylix - meio bugento na minha opinião), e como o Windows parece que vai ser baseado no .NET, esse é o foco do Delphi agora

Criado 25 de janeiro de 2005
Ultima resposta 26 de jan. de 2005
Respostas 18
Participantes 11