Delphi ou VB!

Ola Amigos, eu sei que tem nada haver pq o portal e sobre JAVA, mas estou desenvolvendo a minha monografia e estou querendo utilizar uma linguagem sem ser JAVA nao e que java seja ruim, mas estou querendo fazer algo simples, ja que nao estou querendo fazer um mestrado ou coisa do tipo, apenas monografia de graduacao, eu tenho conhecimento em VB porem da muito pau em pequenos detalhes referente a sintaxe entre outros…!
Eu nunca mexi em DELPHI, porem conheco varios colegas programadores que preferem DELPHI do que VB por n motivos, ae eu fiquei curiosos, so que estou preciso usar uma linguagem que seja pratica eu ja sei o que vou fazer so preciso de uma linguagem de facil entendimento, eu tenho apenas 5 meses para fazer isso!
Preciso de sugestoes para pesquisa!

Grato!!

“Fácil entendimento” = “linguagem mais adequada para o que você quer fazer”.

Por exemplo, se sua monografia é sobre aplicação de algoritmos matemáticos à estatística, por exemplo, não adianta usar VB, Pascal, Java, o que for etc. Você tem de usar algo mais adequado à estatística, que seria o R ( http://www.r-project.org/ ), ou talvez o MatLab ( http://www.mathworks.com/products/matlab/ ).

Que tal indicar o que você quer fazer, para escolher então a linguagem?

você está falando de VB6 e Delphi 7???

é isso que estou entendendo?

é quase a mesma coisa que você falar que vai fazer uma monografia sobre Cobol, se eu sou seu orientador, vc teria que justificar muito bem sobre o porque, num curso de tecnologia você iria utilizar ferramentas ultrapassadas.

A não ser que você eteja falando de VB.NET, ai é outro assunto, mas pelo comentario acho que não é.

se você quer uma opinião de quem trabalhou com VB no Século passadp, mil vezes VB6 a Delphi 7, mas como eu falei, isso foi no seculo passado.

Opnião particular, se ja tem conhecimento em VB é uma boa, VB.net, vb antigo eu não acho legal.
Delphi eu não gosto.

Sobre oq vc disse que não pretende fazer mestrado, pode não pretender agora, mas acredito que seu objetivo não seja ficar estagnado na carreira.

e se não quer fazer em java considere o C#, eu acho uma boa.

espero ter ajudado.

[quote=entanglement]“Fácil entendimento” = “linguagem mais adequada para o que você quer fazer”.

Por exemplo, se sua monografia é sobre aplicação de algoritmos matemáticos à estatística, por exemplo, não adianta usar VB, Pascal, Java, o que for etc. Você tem de usar algo mais adequado à estatística, que seria o R ( http://www.r-project.org/ ), ou talvez o MatLab ( http://www.mathworks.com/products/matlab/ ).

Que tal indicar o que você quer fazer, para escolher então a linguagem?

[/quote]

Eu quero fazer uma aplicacao que gerencie conteudo de uma radio…!

me passou pela cabeca utilizar action script tambem…!!

web ou desktop?

isso é o que parece ser o mais importante pra vc decidir…

[quote=mark_domi]você está falando de VB6 e Delphi 7???

é isso que estou entendendo?

é quase a mesma coisa que você falar que vai fazer uma monografia sobre Cobol, se eu sou seu orientador, vc teria que justificar muito bem sobre o porque, num curso de tecnologia você iria utilizar ferramentas ultrapassadas.

A não ser que você eteja falando de VB.NET, ai é outro assunto, mas pelo comentario acho que não é.

se você quer uma opinião de quem trabalhou com VB no Século passadp, mil vezes VB6 a Delphi 7, mas como eu falei, isso foi no seculo passado.[/quote]

Falou e disse. Se eu fosse orientador, só com uma excelente justificativa para mexer com VB6, Delphi, Clipper, Cobol, ou qualquer outra linguagem que já foi moda, mas virtualmente desapareceu.

Entre VB6 e Delphi 7…sem dúvida nenhuma Delphi 7.

Dê uma pesquisada sobre o Lazarus ( http://www.lazarus.freepascal.org/ ), este é um “clone” do Delphi, porém é free e tem versões para Windows, Linux e MAC. Eu utilizo ele para “projetinhos” rápidos.

Qualquer coisa que gere um stack trace. Eu odeio o VB 6 porque se dá um erro em produção e eu não tenho como espetar um debugador eu não tenho a menor idéia de como corrigir o erro. Com Java, C# ou outras linguagens que geram stack traces a vida é muito melhor.

Se for usar Delphi, use uma versão superior à 7, tem versões gratuitas dele que já te atendem. O Delphi mesmo perdendo mercado, evoluiu muito. Pra programação desktop considero a IDE mais produtiva de todas.

Agora, pra Web, é Java ou outra linguagem projetada pra isso.

[quote=Luiz Aguiar]web ou desktop?

isso é o que parece ser o mais importante pra vc decidir…[/quote]

quero fazer para desktop!

galera to pensando em fazer em flash o que vcs acham…meu projeto vai ser um gerenciador de conteudo para radio!!
vale a pena fazer com flash???

valew!!

[quote=carlocs]galera to pensando em fazer em flash o que vcs acham…meu projeto vai ser um gerenciador de conteudo para radio!!
vale a pena fazer com flash???
[/quote]

Melhor que VB ele é.

renovando o topico, mas alguem quer dar uma opiniao referente??? up!!

Eu acho que depende muito do que você precisa. Vai ser um gerenciador de rádio. Beleza, mas o que mais? Se é um sistema desktop e pronto acabou eu acho que Flash não é uma opção muito interessante… Se tivesse que escolher entre VB e Delphi eu iria de VB.Net.

Oi carlocs,

Não queria responder seu tópico,mas…

VB…Depende,VB6 está ultrapassado,porém tem uns “doidos” que usam ainda…VB.Net se for pra ser em vb que seja ele então,se bem que eu ficaria com o C#,mas ele não está na discusão…Delphi,sinceramente não sei…muitos dizem ser ultrapassado também,porém pelo que vejo em anuncios de vagas daqui de RP é bem usado ainda… :roll:

Boa sorte!