Delphi para Java

4 respostas
M

Oi turma, tudo bem ? Estou começando a engatinhar em Java, mas pelo pouco que consegui aprender, estou gostando bastante. O lance é o seguinte, eu programo em Delphi desde a versão 1.0 e me decepcionei com o Delphi 8 .net (tendo muito menos recursos do que eu tinha em Delphi 7). Já que o Delphi está tendendo para .net (o que não é o meu caso) então decidi adotar o Java. Porém, estou sentindo várias dificuldades, se alguém puder me ajudar, eu agradeço muito.

1. Em delphi eu fazia cadastros com um mínimo de linhas de código, em java ainda não consegui achar um cadastro que seja otimizado. O único exemplo que consegui ver foi uma agenda onde o cadastro tinha quase 1000 linhas !!! 8O Alguém tem algum exemplo de um sistema real simples, com fontes, para eu poder me basear ?

2. Em delphi eu fazia aplicativos em 3 camadas, seja usando Midas, Asta ou qualquer outro componente de terceiros. Como é feito algo equivalente em Java ? É possível criar um thin client como aplicação Java ou apenas como JSP ?

3. É possivel em Java acessar a porta paralela, serial, etc para controlar hardwares específicos ?

São dúvidas bobas, mas estão me fazendo ficar mais careca do que já estou ! :???:

Abraços a todos e obrigado !

4 Respostas

D

um mesmo programa escrito em Java, o código fica realmente mto maior do q em outra liguagem Visual (Delphi, VB…)… pq isso?
pq é VC q ta programando cada parte do seu programa, diferende dessas outras liguagens q praticamente programa por vc!.. hehehe

hmm… nao sei se entendi direito a sua pergunta… mas valos la…
vc quer saber se da pra usar componentes de terceiros??
COM CERTEZA! heheh… Com JavaBeans vc tem uma completa reutilização de um mesmo objeto!

Claro q sim! pra isso existes APIs especificas pra isso… é só procurar q acha… (mas acho q nao pra todo tipo de hardware)… mas porta paralela e serial eu sei q da sim! :grin:

Ah! e Seja bem vindo ao PJ!!! :wink: :wink:

flw!

R

aposto que vc ta morrendo de saudade do delphi…

o delphi é muito bom!!!

só que não é orientado a objetos de verdade e o java tem mais recursos

M

Põe bom nisso…

Só queria fazer alguns comentários:

1. Não é que o Delphi faz tudo pra nós. A verdade é que o pessoal da borland fez mais classes para facilitar a vida do programador, usando o próprio delphi para isso. Qdo eu comentei que antes eu fazia cadastro com poucas linhas é pq os “objetos visuais” já estavam mastigados pelo pessoal da borland, e nada impede de ser feito o mesmo em java, tornando ele quase um Delphi em termos de facilidade.

2. O Delphi é bem orientado à objetos sim, o problema é o mau hábito que cultivamos desde o inicio. Ou seja, ao invés de criarmos uma classe “clientes”, já começamos a fazer o cadastro no form e não nos preocupamos em realmente separar em objetos, mas fazer a divisão em classes não só é perfeitamente possível, como deveria ser obrigatório.

Em todo caso, estou vindo para o Java na melhor das vontades de aprender tudo o que eu puder. Cansei de ficar preso na filosofia Micro$oft. Só sinto um pouco de dificuldade com relação à banco de dados no que tange cadastros (eu nem cheguei a cheirar relatórios ainda). Na verdade, eu me sinto mais programando em Clipper no que tange à lógica dos cadastros do que em um ambiente visual. Por isso eu gostaria de ter um sistema bem simples para me servir de exemplo e estudo.

Agradeço qualquer dica !

Abraços

D

Entao cara, esses dias eu achei por ai na net um tal de cafeteira, feito pelo Fernando Anselmo… Nele vc cria os forms java como se estivesse no delphi e devolve o codigo pra vc de como seria a implementacao, eh bem legalzinho… acho q vai facilitar bastante o trabalho pra vc…

procura no google ai q vc acha, agora naum to me lembrando do endereço…

Criado 25 de junho de 2004
Ultima resposta 26 de jun. de 2004
Respostas 4
Participantes 4