Delphi PHP

Pra quem gosta de bizarrices:

e

http://codegear.com/Products/Delphi/DelphiforPHP/tabid/237/Default.aspx

Tinha visto isso faz algum tempo. Eu não acho isso tão bizarro quanto COBOL .NET , isso sim é do mal.

Até!

Eu já tive a honra de fuçar em código da comunidade PHP, e com todo respeito, foi realmente ruim.

Com o advento dessa ferramenta RAD, imagino, o que era ruim tende a piorar (é possível?).

Eu não sei qual o grau de satisfação dos programadores java em relação aos sistemas criados pela sua comunidade, mas a galera do PHP simplesmente alucina. POT - Programação orientada a tela, simples assim.

O PHP tem a ligeira desvantagem de ser estúpidamente simples de se programar, e com isso pseudo-programadores tendem a fazer programas ruins mesmo. Depois da versão 4 e agora com a 5, a estrutura do PHP ficou mais “parruda”, permitindo construções mais complexas e mais efetivas. Antes a quantidade de frameworks era ridícula, agora temos alguns frameworks MVC, frameworks de trabalho com DB etc, com isso tirou um pouco a visão do PHP como um JavaScript mais avançado, para levar o PHP como um linguagem. Aliás, quem ainda pensa que PHP é só para Web, tem que dar uma olhada em PHP-GTK( http://gtk.php.net/ ). Para aprender mais sobre PHP, é legal ver os sites que eles têm ( http://www.php.net/sites.php ). Um framework para PHP muito legal é o PRADO ( http://www.xisc.com/ ).

E sobre o comentário, não é porque algo tem RAD que o código vai ficar pior, senão os códigos feitos em Matisse e VE estariam fadados ao fracasso.

Até!

É bem por ai mesmo, é muito simples e dá margem pra cagadas. Eu utilizei o php5 (OO) e não fiquei satisfeito, a implementação de OO deles é muito semelhante a do java. Poderia ser semelhante, mas não idêntica, eu achei estranho uma linguagem de script dinâmica e fracamente tipada, por exemplo, não possuir algo como mixin e modo de escrita na reflexão, suporte a namespace inexistente …

Acho que é unânime,o código da galera PHP tende a ser uma porcariada imensa. O pessoal que possivelmente se preocuparia em fazer algo bom não utilizaria essa linguagem, corre pra python/ruby/whatever

Mas o ponto do meu comentário: o fato não é ser ferramenta RAD ou não, o fato é ESSA ferramenta RAD, você viu o código? Gostou?
Gerador de tela-código é muito legal pra desktop app, pra web app, onde existem designers de UI, a coisa muda.

Nota: pra toda regra existem <…>, roger that?

Eu acho preconceito falar que pessoas que querem fazer direito vão para python/ruby/whatever. Não é por que têm utilizadores ruins que uma linguagem é ruim. O mesmo programador ruim em PHP pode aprender Ruby, sendo que Ruby é glorificado por ter uma curva de aprendizado menor que Java, e fazer as mesmas cagadas. Ruby/Python são estúpidamente simples de aprender também, então elas estão fadadas ao “código ruim” também?
PHP é mantido por uma empresa que investe pesado - a Zend, uma das empresas que fazem parte do grupo Eclipse, vide : http://www.eclipse.org/membership/members/strategic.php - e tem uma vasta gama de bibliotecas bem escritas e um repositório bem completo, que eu acho que só perde para o CPAN do PERL, tem mais experiência em Web do que as linguagens que citaste.
Códigos mal escritos não derivam da linguagem e sim de quem programa, vai no sourceforge e procure alguns projetos de CMS e de Indexador em Java para ver, vão de horríveis a medonhos os códigos, e é em Java, Orientação a Objetos parece que ficou em casa.
Sobre a implementação OO do PHP, não tenho o que reclamar, pois sempre me foi útil, sem ter do que reclamar. Não testei o Delphi for PHP, mas falar que gerador de código para Web é diferente. Então gerador de código para Web é ruim? Então o NetBeans, o Eclipse com Exadel ou MyEclipse, Idea entre outras IDEs estão indo para o caminho errado? Isso tá me parecendo os mesmos comentários de fazer a interface gráfica “na mão”.
Cuidado para fazer generalizações ou conclusões apressadas, elas recorrem em falácias e destroem a crebilidade do seu discurso. Sobre isso, podes ler: http://www2.uol.com.br/aprendiz/n_colunas/f_litto/index.htm e http://pt.wikipedia.org/wiki/Falácia

Obs.: Você recai em contradição colocando Unânime e exceção no mesmo contexto.

Até!

O melhor exemplo de bom aplicativo em PHP que consigo me lembrar é o wiki da Wikipedia, o MediaWiki.

Quanto ao Delphi for PHP eu acho q nao vai pegar na comunidade PHP, por varios motivos, um deles é pelo que eu vi soh tem versão para Windows.

Tem também:

  • WordPress;
  • Joomla;
  • PhpBB;
  • Xoops;
  • Drupal;
  • Mambo;
  • OSCommerce;
  • Coppermine Photo Gallery;
  • dotProject;
  • TikiWiki;

Tem mais, mas não lembro de cabeça.

Até!

O del.icio.us também é em PHP, né?

Não sei se o Wordpress é um bom exemplo do que estamos falando aqui (código bem-feito independente de linguagem). Por exemplo, eu lembro quando procurei algum jeito do Wordpress usar PostgreSQL e vi que não tinha e que eles não iam conseguir modificar porque o código de BD do Wordpress tava muito bagunçado para eles deixarem independente de BD.

[quote=faq]É bem por ai mesmo, é muito simples e dá margem pra cagadas.
[/quote]
Hehehehe… Adorei sua definição… Bunda e linguagem cada um tem a sua…

Mas aí não recorre tanto a falta de capacidade das pessoas, e sim podem ter utilizado recursos que o MySQL proporciona que outros não fazem. Alguém já migrou banco de dados do MySQL para o Oracle ou vice-versa e viu que parto é?

Até!

Mas uma coisa eh verdade, programar em PHP é muito chato. rs…r.s.

[quote=maquiavelbona]Mas aí não recorre tanto a falta de capacidade das pessoas, e sim podem ter utilizado recursos que o MySQL proporciona que outros não fazem. Alguém já migrou banco de dados do MySQL para o Oracle ou vice-versa e viu que parto é?

Até![/quote]
Se você usa o ErWin, é só fazer o reverso da base e gerar novamente em oracle, os ajustes são mínimos…

Percebi alguns comentários “maldosos” a respeito do PHP, acho que o colega procurou na base de scripts errada, gente ruim fazendo coisa pior ainda tem em qualquer linguagem, até em Java :lol: .
PHP e Java tem proposta diferentes, querer usar uma no lugar da outra é falta de cuidado e leva um bom projeto ao fracasso.
Além de Java trabalho com PHP, aplico cada qual a minha necessidade e estou satisfeito com os dois.

Maquiavel,

É bem verdade que código bem feito não depende apenas da linguagem de programação. E é bem verdade também , pelo que constatei, que determinadas linguagens servem a certos propósitos melhor do que outras.
Pode parecer preconceito, mas eu continuo com a opnião de que sistemas feitos em PHP em sua maioria não primam pela elegância do design.

Sobre os SWs citados na lista: já customizei o OSCommerce, o código é tosco.

Eu adoro geradores de código, contanto que eles tenham como output algo manipulável, e no caso deve ser algo manipulável pelo web-designer.

Peço desculpas por ter utilizado a palavra unânime, se bem que isso não deveria fazer diferença nenhuma.
Troca:

Por: PHP agrada um nicho de programadores que simplesmente não se preocupam com o design da coisa. Assim como os criadores de linha de montagem gostam de java,os puristas gostam de smalltalk, etc. Mas atenção, pra toda a regra existe uma <…>, roger that?
Isso possui alguma lógica ou é falácia?