Estou precisando de uma orientação… Estou querendo desenvolver uma aplicação de médio porte. Mas não sei se é melhor desenvolver a aplicação em Java ou em Delphi.
A aplicação é Cliente/Servidor, mas futuramente vou querer colocar a aplicação também rodando na internet. Vcs acham que seria melhor desenvolver ela com Delphi ou Java?
Seria bom que você disponibilizasse a lógica do negócio em serviços, tipo web services, ai a camade de interface você poderia fazer na linguagem que quiser, basta que tenha suporte para acesso à web services.
Os web services você pode fazer em java ou .Net, vai depender da sua familiaridade com elas.
Você pode, incluisive, fazer o sistema em delphi, e disponibilizar funcionalidades na web.
V
virtusPJ
Olá Roberto,
Obrigado pelas dicas, mas eu estava pensando em desenvolver um sistema Cliente/Servidor escrito em swing. Pensei nisso por causa da plataforma de desenvolvimento livre que nos liberta dos problemas com licença de software. Apesar disso, não sei se seria um boa idéia criar uma aplicação comercial para concorrer com outras escritas em VB e Delphi.
Sobre as regras de negócio, é simplesmente um programa para acompanhamento de andamento de processos jurídicos. Acho que seria meio complicado de explicar aqui, mas tudo que eu faço com swing também será possível fazer com Delphi e VB. Aí fico indeciso…
G
Guilherme_MelloPJ
“virtus”:
Olá Roberto,
Obrigado pelas dicas, mas eu estava pensando em desenvolver um sistema Cliente/Servidor escrito em swing. Pensei nisso por causa da plataforma de desenvolvimento livre que nos liberta dos problemas com licença de software. Apesar disso, não sei se seria um boa idéia criar uma aplicação comercial para concorrer com outras escritas em VB e Delphi.
Sobre as regras de negócio, é simplesmente um programa para acompanhamento de andamento de processos jurídicos. Acho que seria meio complicado de explicar aqui, mas tudo que eu faço com swing também será possível fazer com Delphi e VB. Aí fico indeciso…
Olá…
Bom, existe essa aplicação feita com JAVA ? se não existir, esse será o diferencial!
Pessoalmente escolheria JAVA (:mrgreen:) … para que no futuro você possa colocar sua aplicação para rodar na internet, você teria que construir sua aplicação Swing já pensando nessa possibilidade…
Como você poderia fazer isso ?
Estruturando bem as camadas de negócio, acesso aos dados, etc…
W
wasPJ
E ai…
A minha opinião é a mesma do JavaPlayer, se bem estruturado, no java, fica barbada migrar o aplicativo de swing para web. Não sei se em delphi seria tão facil assim.
Abraço!
V
virtusPJ
Concordo com vcs…
Acho que vou fazer isso mesmo… Andei lendo artigos sobre arquitetura MVC e DAO. Acho que vou tentar… Bom, não tenho nada a perder, a não ser tempo. Obrigado pela ajuda pessoal.
G
Guilherme_MelloPJ
“virtus”:
Concordo com vcs…
Acho que vou fazer isso mesmo… Andei lendo artigos sobre arquitetura MVC e DAO. Acho que vou tentar… Bom, não tenho nada a perder, a não ser tempo. Obrigado pela ajuda pessoal.
Opa… você disse tudo, aprenda e não se arrependerá (parece até slogan :mrgreen: )…
Qualquer coisa, posta aí que agente tenta te ajudar!
F
fcmartinsPJ
Não sei se seria recomendável, mas nada te impede de desenvolver a parte do servidor em Java e o cliente em Delphi. O problema é que só vai rodar em Windows.
V
virtusPJ
Acho que estou tendo uma outra idéia… Coloquei um outro tópico sobre a construção de aplicações swing, para um trabalho na faculdade, e me deram a idéia de construir uma aplicação cliente/servidor com JSP. Será que, para mim que sou iniciante em programação, não seria mais fácil desenvolver isso com PHP, ASP ou .Net?
Não estou despensando o JSP…
G
Guilherme_MelloPJ
“virtus”:
Acho que estou tendo uma outra idéia… Coloquei um outro tópico sobre a construção de aplicações swing, para um trabalho na faculdade, e me deram a idéia de construir uma aplicação cliente/servidor com JSP. Será que, para mim que sou iniciante em programação, não seria mais fácil desenvolver isso com PHP, ASP ou .Net?
Não estou despensando o JSP…
Humm… pode até ser mais fácil, mas como você é iniciante não seria legal você começar bem ?
Mas qual dificuldade você tem em criar esse sistema em JSP/Servlets ??
W
wasPJ
Se tu já conhece bem a linguagem Java em si, a dificuldade de aprender JSP é só conseitual. Não é nada dificil, pra quem já conhece java e um pouquinho de html.
Se tu quiser estudar, lê sobre Servlets e depois sobre JSP. É expressamente recomendado entender Servlets antes de JSP.
Exemplos e tutoriais não faltam na web, aqui mesmo no portal tem bastante coisa.
Falo!
V
virtusPJ
Tudo bem, vcs estão me convencendo… Vou procurar uns livros e estudar Servlets e JSP. Vou tentar conhecer melhor os conceitos para aplicá-los e comparar um pouco com o que já conheço.
Realmente vcs estão me ajudando muito.
Obrigado mesmo, pessoal!
G
Guilherme_MelloPJ
“virtus”:
Tudo bem, vcs estão me convencendo… Vou procurar uns livros e estudar Servlets e JSP. Vou tentar conhecer melhor os conceitos para aplicá-los e comparar um pouco com o que já conheço.
Realmente vcs estão me ajudando muito.
Obrigado mesmo, pessoal!
Estou olhando e parece ter muita coisa útil… Mas para um projeto comum como o que estamos discutindo, é realmente necessário J2EE? Não será uma bala de canhão para matar uma mosca?
G
Guilherme_MelloPJ
Humm… eu coloquei esse link apenas para um visão geral da tecnologia :mrgreen:
Entendi… Obrigado pelos links e pelos esclarecimentos… Preciso ir e vou fazer o que mais gosto, estudar. Acho que vou me dar bem com Java.
T+ pessoal!!!
Muito obrigado mesmo!
W
wasPJ
O melhor do java, alem da propria linguagem, é a comunidade.
K
Kleber_SantosPJ
virtus,
O futuro é Java, a não ser q me provem a contrário.
G
Guilherme_MelloPJ
É verdade, poucas comunidades de linguagens de programação são tão colaborativas como as comunidades de JAVA.
É o que eu acho também… na verdade esse “futuro” já está acontecendo :mrgreen:
B
bentomonteiroPJ
Não sei se seria recomendável, mas nada te impede de desenvolver a parte do servidor em Java e o cliente em Delphi. O problema é que só vai rodar em Windows.
E tem a vantagem de que em Delphi a performance vai ser muito melhor
M
MarcelaRPJ
[color=“indigo”]Hã??? Viajei agora… Como assim “tem a vantagem de que em Delphi a performance vai ser muito melhor”??? Vc leu direitinho o que o fcmartins escreveu???
Boiei legal… :ybaba: :confuso:
[/color]
B
bentomonteiroPJ
[color=“indigo”]Hã??? Viajei agora… Como assim “tem a vantagem de que em Delphi a performance vai ser muito melhor”??? Vc leu direitinho o que o fcmartins escreveu???
Boiei legal… :ybaba: :confuso:
[/color]
Li sim. Eu acho que o cliente em Delphi vai oferecer uma performance muito melhor. Aplicações gráficas em java tem uma performance muito pior do que aplicações semelhantes em Delphi.
Java é uma linguagem melhor ? É. Entretanto ainda não foi inventado o processador que permita a uma aplicação gráfica desenvolvida em java ter uma performance aceitável.
V
virtusPJ
Olá pessoal!!
Fiquei feliz em ver que vcs continuaram a discussão ontem. Voltei e li os outros posts e isso me deu novas idéias. Sou muito grato a vcs pela ajuda.
Ainda tenho algumas dúvidas que gostaria de tirar com vcs, mas isso fica para um outro tópico.