Delphiano em apuros

Olá a todos, sou programador em delphi, e estou me aventurando no Java, pois estou em busca de novos conhecimentos.
Como já estou familiarizado com a Borland, já fui logo instalando o JBuilder X Enterprise, mas estou com algumas dúvidas BÁSICAS das básicas. Este está sendo o meu primeiro contato com o Java.

No Delphi, eu incluia nos forms, botões, Labels, Edits, e eles ficam do tamanho que eu quiser, aqui no JBuilder, o botão fica do tamanho do form, grandão, o Edit fica de fora a fora e não consigo mudar isso. Ainda não vasculhei muito, aproveitei que acabei de me cadastrar, e lancei esta pergunta nesse forum, que por sinal é o melhor que encontrei na internet sobre Java.
Aguardo uma Ajuda dos amigos. :grin:

PS, usando o Design - Swing

Kra… em java … existe LayoutManagers… tem vários… basicamente ele gerencia as posição e tamanho dos botões, TextArea, etc…

dá uma procurada sobre layoutmanager…

no caso do JBuilder X sei q tem um chamado XYLayout ai ele funciona mais ou menos do jeito do delphi…

apesar de eu ser novato… e naum mexer muito com Interface… eu naum acho tão interessante usar o XYLayout… mas para vc q ta no começo… eh melhor usar ele… pra se familiariza antes

Cara…
Faz tempo que não trabalho com o JBuilder, mas lembro-me que exite uma opção na barra ao lado (de controle do componente) que deve-se setar como null para poder liberar o botão e trabalhar com o tamanho dele… faça alguns testes que vc acha rapidinho… não são muitas opções =P

[]'s

Já Achei, coloquei o item Layout do Content Panel para Null e funcionou!! Obrigado a todos

Era disso q eu falava! ahuauhahuahuauhahu

Abraços,

é bom que vc tenha aprendido a usar os null layout, mas aconselho vc a usar os outros layouts, que são ajustaveis autamaticamente ao tamanho da tela…

Kra c ja uso a cafeteira… o e Delphi pro Java!!

Obrigado a todos pelo apoio,
Ratinho, me fale mais desse Delphi Pro Java.