Galera meu professor apresentou o seguinte exercício: Em um restaurante o objeto sobremesa pode ser: Sorvete, Bolo ou um Petit Gateau. Qual o problema encontrado nessa situação?
Assumo que um Petit Gateau é um Sorvete e um Bolo ao mesmo tempo, o problema será algum tipo de interdependencia do próprio objeto sobremesa na forma de sorvete e bolo?
Galera meu professor apresentou o seguinte exercício: Em um restaurante o objeto sobremesa pode ser: Sorvete, Bolo ou um Petit Gateau. Qual o problema encontrado nessa situação?
Assumo que um Petit Gateau é um Sorvete e um Bolo ao mesmo tempo, o problema será algum tipo de interdependencia do próprio objeto sobremesa na forma de sorvete e bolo?
Ta ai uma bela dúvida. Espero que me ajudem.
Nao acho que seja essa a relacao, pra mim Petit Gateau contem bolo e contem sorvete
T
thiagofgomes
Olá, pessoal!
O tópico é meio antigo, mas já ouvi algo sobre este tema, e gostaria de comentar:
Se me lembro bem, um antigo professor disse que os objetos bolo, sorvete e petit gateau seriam generalizações do objeto sobremesa, porém o objeto petit gateau seria composto pelo objeto sobremesa. Ou seja, ele é composto pela sua superclasse.
Não sei se é um problema, mas eu achei estranho esta resolução, pois:
1 - Por que não o objeto petit gateau ser composto pelo sorvete e bolo isoladamente?
2 - Outro ponto que pensei é se surgir futuramente um pudim como nova sobremesa, esta composição não estaria mais correta, sendo necessário alterar o diagrama.
O que acham?
Abraços.
orlandocn
Sobremesa é um conceito abstrato e como tal, geralmente é modelado em uma classe igualmente abstrata (que por definição não pode ser instanciada).
E sim, o seu modelo parece mais coerente, afinal, se substituirmos o bolo por amendoim e o sorvete por rapadura, deixaríamos de ter um petit gateau e teríamos um pé de moleque, por isso não faz sentido receber instancias de sobremesas diferentes de bolo e sorvete.