olá pessoal, resolvi estudar o hibernate validator mas está difícil fazer ele funcionar, porque a documentação dele não explica direito quais as dependências dele
o readme explicando as dependências do pacote diz o seguinte:
muito bem, tenho o hibernate3.jar e o hibernate-commons-annotations.jar e as dependências do core adicionadas conforme o readme de dependências do core:
o hibernate core funciona tudo corretamente, eu consigo salvar, fazer query, etc. Ao tentar usar o ClassValidator do validator, eu sempre me deparo com esta excessão:
Exception in thread "AWT-EventQueue-0" java.lang.NoClassDefFoundError: org/slf4j/LoggerFactory
at org.hibernate.validator.ClassValidator.<clinit>(ClassValidator.java:53)
eu acredito que tenha seguido corretamente as diretivas da documentação sobre as dependências, porém eu vi que na pasta de libs do validator tem um tal slf4j-api.jar. Daí fui tentar adicionar ele pra ver se resolvia, mas deu mais excessões.
ou eu interpretei errado a documentação sobre as dependências (acho difícil, eu li umas 10 vezes), ou ela está incompleta e esqueceu de algumas dependências. Isso já me cortou um pouco o barato de usar hibernate validator, porque problema de dependency hell eu já tive várias vezes com outras tecnologias e é um pé no saco
porém, ainda tenho esperanças no hibernate validator, e se alguém puder me ajudar a resolver esse problema, acredito que usar o validator vai valer a pena