Deploy de aplicação com Swing

Pessoal, boa noite!

Gostaria de ajuda sobre como fazer deployment de uma aplicação que usa como interface gráfica o swing. Minha dúvida é o que eu devo “colocar” no micro do cliente?

Esta aplicação irá rodar em diversas máquinas e deverá acessar um servidor de banco de dados MySQL não dedicado, pois este também servirá para o usuário usar a aplicação.

Não sei se fui clara. Se for o caso, posso explicar melhor.

Obrigada!

logicamente como terá acesso a banco o mesmo ficará no servidor e nas máquinas clientes você irá colocar os arquivos de configuração.

eu recomendo que você procure saber como utilizar .properties para guardar as configurações do seu sistema como ip, url, user e password. Isso faz com que seu sistema seja adaptável a modificações.

em java quando você cria uma aplicação é necessário gera um .jar que irá conter os arquivos principais (suas classes, imagens, relatórios…).

pra gerar um .jar da sua aplicação eh simples, as próprias IDEs fazem isso. eu recomendo que você utilize o netbeans. enquanto você desenvolve ele gera o executável do seu sistema em uma pasta dentro do seu projeto chamada “dist”. O eclipse já é outro processo. =D

espero que seja essa sua duvida. =D

Ou Suelen.

Basta criar um .jar da sua aplicação. Você deve também incluir todos os .jar de bibliotecas que eventualmente você esteja usando. Se você tiver pastas de recursos externas, elas devem ser incluídas também.

Algumas pessoas também gostam de incluir o JRE junto do instalador. Pode ser uma opção caso seu cliente não tenha java, ou nem saiba direito o que é isso. Aí você também garante que ele não irá tentar rodar sua aplicação numa versão pré-histórica de Java.

Quanto ao BD, se você quer dizer com “servidor não dedicado” que cada máquina da aplicação terá seu próprio banco de dados, então seria bom acrescentar a instalação do MySQL no pacote. Geralmente todas as máquinas conectam num mysql só, isso só seria necessário se você tiver que orientar alguém da infraestrutura.

Por fim, geralmente é interessante também incluir um .bat que dispare sua aplicação. Isso pq é comum a necessidade de dar comandos especiais para a VM, como expansão do limite do heap (-XMX500m), entre outros.

Se quiser fazer um distribuição bem simples o legal é criar um jar executável apenas com todos os jars que a sua aplicação depende ( + os properties para configuração ). Assim vc só coloca esse jar no cliente. Se for no eclipse, menu arquivo/export/…

Uma vez tive problemas com as imagens (splash, ícones) na hora de gerar o jar, caso aconteça com vc, na época a solução foi passar todas as imagens para extenção .png

Mas o ideal é fazer um instalador pra instalar toda a plataforma para a aplicação, como o Vini disse.

Espero que ajude.

:stuck_out_tongue:

Pessoal,

Acho que entendi. Vou procurar saber mais sobre properties.

Vou fazer uns testes e logo respondo ou com mais duvidas ou dizendo q esta tudo ok.

Êh q sempre trabalhei com Java para web. Nunca tive q gerar um instalador.

Então, com “não dedicado” quiz dizer q alem do banco ele também rodara a aplicação, mas será um servidor de banco só, as demais máquinas alem dele só terá a aplicação mesmo.

Obrigada e ate breve!!!

Para instalar no client podes usar ou o Java Web Start ou o IzPack.