Deploy no Websphere

15 respostas
G

Fala pessoal, tudo bem?? Sou novo por aqui e estou com problemas no websphere.

Estou tentando subir uma aplicação desenvolvida com jasf na versão 1.1.1 do myfaces.
Tive vários problemas com isso, mas consegui fazer o seguinte:
Removi esse jar do meu classpath e setei no shared library do Websphere
Referenciei a library do myfaces junto a JWLLIB
Configurei o class Loader para “Classes carregadas com o carregador de classes de aplicativo primeiro” e “Carregador de classes único para o aplicativo”.
Depois de reestartar o servidor quando vou acessar o site ocorre a segunte exception
“javax.servlet.jsp.JspException: Cannot find FacesContext”
Sei que muitos vão falar que eu estou setando errado a URL, pois eu ja vi que esse erro é causado por isso… O Web.xml está setado assim:

Faces Servlet javax.faces.webapp.FacesServlet 1 Faces Servlet /faces/* Faces Servlet *.jsf Faces Servlet *.faces

Não posso tirar o /faces/*.
Tentei com várias urls e não consegui… alguém tem alguam luz??

Obrigado!

15 Respostas

T

Pergunta - sua versão do WebSphere é compatível com a versão que você tem do MyFaces? Se for muito antiga talvez tenha algum problema. Não sou Websphere-man mas sei que versões muito antigas (tipo 5.1) podem lhe fazer arrancar um monte de cabelos antes de você descobrir que precisa usar versões mais antigas dos pacotes.

Andre_Fonseca

Oi,

Tem alguma coisa no SystemOut.log ? O Websphere 5 é compativel com Java 4… 8)

G

opa… não me xinguem… pois isso não uma exigencia minha…rs
a versão do websphere é a 6.1 e do myfaces é 1.1.1.
Alguem ja tentou usar JSF 1.1 no websphere 6.1?
Então no systemout.log aparesenta aquela exception…

Jair_Rillo_Junior

gleidsonzsantos:
opa… não me xinguem… pois isso não uma exigencia minha…rs
a versão do websphere é a 6.1 e do myfaces é 1.1.1.
Alguem ja tentou usar JSF 1.1 no websphere 6.1?
Então no systemout.log aparesenta aquela exception…

O MyFaces eu nunca tentei, nem mesmo o JSF RI. O único que eu trabalhei foi uma implementação da própria IBM, e nesse caso é claro, funcionou perfeito.

Acho que talvez essa dúvida pode ser feita para o pessoal de suporte da IBM/Websphere.

Andre_Fonseca

Oi,

Achei esse link no developers da IBM. Para acessar tente http://localhost:9080/MyProject/faces/myPage.jsp como o cara falou, talvez ajude

Abs

G

Consegui resolver esse problema pessoal… eu precisei colcoar os jars o jwllib que vem no websphere no classpath da aplicação… agora eu tenho um outro problema…rs

se eu for na URL e digitar http://localhost:9080/MyProject/myPage.jsf ou http://localhost:9080/MyProject/myPage1.jsf ele abre…
agora imaginando que o botão irá para myPage1 então eu gostaria que ao clicar no botão ele redirecionasse para http://localhost:9080/MyProject/myPage1.jsf mas ele redireciona para http://localhost:9080/MyProject/faces/myPage.jsp e fala que a pagina não existe pois minhas paginas não estão em um diretório faces.

Como eu devo arrumar isso??

G

Ninguém tem uma luz para me ajudar nesse novo problema?? Acho que so falta isso apra conseguir executar essa aplicação no Websphere…

Andre_Fonseca

Oi,

Então, eu não conheço o myfaces, mas no JSF tem uma forma de você dizer que deve ou não fazer redirect das páginas, você configura isso no faces-config.xml, talvez seja o mesmo problema com você.

Você consegue fazer o deploy em outro servidor?

Abs

G

opa… sim eu consigo fazer no tomcat…
o que no caso tem que ser feito no faces-config, eu posso tentar…

G

Olá Pessoal, estou retomando esse tópico com um novo problema, ou melhor uma pista para o problema anterior…

Comparei o arquivo que o Websphere gera com o arquivo que o tomcat gera… E os dois tem diferenças na Action do form, elas apontam para os seguintes links:

Tomcat: /myapp/mypage.jsf
Websphere: /myapp/faces/mypage.jsp

Com o tomcat ele funciona o link tranquilamente ja com o websphere esse link não rola ele não encontra a pagina e o arquivo .war é o mesmo.
Alguemsabe me dizer o que eu preciso fazer para funcionar o websphere? Se eu forçar a URL no browser mesmo com o websphere, funciona, mas quando eu clico no botão não…

Alguém pode dar alguma dica please…

Abraços!!

Andre_Fonseca

gleidsonzsantos:
Olá Pessoal, estou retomando esse tópico com um novo problema, ou melhor uma pista para o problema anterior…

Comparei o arquivo que o Websphere gera com o arquivo que o tomcat gera… E os dois tem diferenças na Action do form, elas apontam para os seguintes links:

Tomcat: /myapp/mypage.jsf
Websphere: /myapp/faces/mypage.jsp

Com o tomcat ele funciona o link tranquilamente ja com o websphere esse link não rola ele não encontra a pagina e o arquivo .war é o mesmo.
Alguemsabe me dizer o que eu preciso fazer para funcionar o websphere? Se eu forçar a URL no browser mesmo com o websphere, funciona, mas quando eu clico no botão não…

Alguém pode dar alguma dica please…

Abraços!!

Oi,

De que arquivo você está falando?? Acho que o certo seria mandar para /myapp/mypage.jsf assim como é feito no tomcat já que no mapping do web.xml você mapeia tudo que for *.jsf correto??

Abs

G

Correto andré…

O arquivo que eu digo é o código fonte da página… no web.xml está mapeado dessa maneira… E no tomcat faz direito isso… o problmea é que no websphere não faz… e o ambiente de produção do cliente é o websphere… então preciso entender o que deve ser feito para que o websphere tb reconheça o mapeamento e gere a página com /myapp/mypage.jsf como no Tomcat…

Andre_Fonseca

Oi,

Você poderia postar o código do web.xml? Após fazer o deploy no websphere como fica o código do web.xml depois que ele expande o .war? Como você está fazendo o deploy? Via Admin Console? Wsadmin?

Abs

G

Opa..

To fazendo pelo WsAdmin
<servlet>
  <servlet-name>Faces Servlet</servlet-name>
  <servlet-class>javax.faces.webapp.FacesServlet</servlet-class>
  <load-on-startup>1</load-on-startup>
 </servlet>

<servlet-mapping>
  <url-pattern>/faces/*</url-pattern>
 </servlet-mapping>

<servlet-mapping>
  <url-pattern>*.jsf</url-pattern>
 </servlet-mapping>

tem uns filtermapping isso influencia? pelo menos no tomcat não.. Eu sei que no websphere tem algumas coisas haver com segurança...

Andre_Fonseca

Oi,

Tenta colocar um servlet-mapping também para .xhtml e também um context-param como está neste tópico

Abs

Criado 2 de setembro de 2008
Ultima resposta 4 de set. de 2008
Respostas 15
Participantes 4