Depois de Java SR?

Estou a dois anos estagnado como Java Sr e estou pensando em algo diferente de Arquiteto mas, entra a grande duvida do que fazer e o risco de migrar

Alguém pensa em evoluir p algo diferente?

Gerente de Projeto ou Gerente Técnico (que em algumas empresas envolve ser arquiteto).

Não vejo outro tipo de ‘evolução’.

[quote=jjose]Estou a dois anos estagnado como Java Sr e estou pensando em algo diferente de Arquiteto mas, entra a grande duvida do que fazer e o risco de migrar

Alguém pensa em evoluir p algo diferente?[/quote]
Senior 1 ou ja está no Sr máximo da empresa? Verifica isso, já vi empresas com mais de 4 níveis.

Dependendo do seu perfil, arquiteto pode ser chato e gerente trazer mais dores de cabeça, pelo menos penso assim no meu perfil. Mudar de empresa é uma saída para conseguir salto no salário. Pense também em concurso público.

Estou no teto

Evoluir em que sentido? Dinheiro? Satisfacao? Conhecimento?

Me da medo pensar que pra alguns (ou muitos?) a “evolucao” de um programador eh virar gerente ou prestar concurso publico.

Sou PJ e gosto de ser…

Penso em mercado de trabalho e salario.

O valor do programador Java esta parado, desde 2010 o teto em R$ 60 / hora (SP) e nesse tempo uma inflação acima de +/- 22%… É o mesmo que deixar de ganhar +/- 26 mil por ano.

A quantidade de programadores Java só aumenta e acho que isso ajuda para manter o salario em um “equilíbrio sem evolução”

(Como tenho consta para pagar)

Olá

1. Serviços extras em outras empresas
    Objetivos: - conhecer outras tecnologias, formas de trabalhar
    - aumentar networking

2. Estudos, certificações

3. Analista-programador

[quote=s4nchez]Evoluir em que sentido? Dinheiro? Satisfacao? Conhecimento?

Me da medo pensar que pra alguns (ou muitos?) a “evolucao” de um programador eh virar gerente ou prestar concurso publico.[/quote]
Isso depende do perfil de cada pessoa. Nao tem haver com evolucao de um programador, mas da vida pessoal que é mais importante que o trabalho.

[quote=jjose]Sou PJ e gosto de ser…

O valor do programador Java esta parado, desde 2010 o teto em R$ 60 / hora (SP) e nesse tempo uma inflação acima de +/- 22%… É o mesmo que deixar de ganhar +/- 26 mil por ano.
[/quote]
PJ é mais complicado, como CLT pelo menos tem o dissídio. Alem de 13°, PL. E na troca de empresa sempre rola negociação pra mais a partir do seu carimbo atual. Mas se seu negócio é continuar PJ então vai depender mais de você evoluir como empreendedor.

Já pensou em ser consultor?

Se for o perfil do cara, pode ser uma opção sim, compatível com a questão dele “gostar de ser PJ”.

Tu está no “teto” na sua empresa, não quer dizer que esteja no “teto do sênior” no mercado de trabalho.
Pode levar seu CV na empresa X e falarem que tu é pleno, ou que eles dividem os sênior em níveis e você é o primeiro nível ainda.

Só vejo que você é que está se limitando. Mercado de trabalho e oportunidades não faltam, principalmente para quem tem experiência na área.

Vou dar meu pitaco aqui…

Dois anos é pouco tempo! Acho que nessa área temos um vício de achar que a progressão tem que ser do dia pra noite.

Do ponto de vista somente hierárquico eu não diria que dois anos é tempo suficiente pra se considerar estagnado. Acho que a preocupação deveria ser do ponto de vista de aprendizado. Se você estver a dois anos “carimbando” o mesmo papel todo dia, ai de fato é preocupante. Mas se mesmo como sênior você continua tendo oportunidades de aprender, a progressão será consequência.

Se onde você está hoje você não acha que seja possível aprender mais nada, então procura outro lugar nem que seja como sênior também. A progressão não deve ser encarada por tempo, e sim por conhecimento!

[quote=javaflex][quote=jjose]Sou PJ e gosto de ser…

[/quote]
PJ é mais complicado, como CLT pelo menos tem o dissídio. Alem de 13°, PL. E na troca de empresa sempre rola negociação pra mais […][/quote]

Olá, blz?

@javaflex
Grifei em negrito, o trecho q vc cita “na troca de empresa sempre rola negociação”, isso cara, digo por conhecer inúmeras pessoas (amigos) que simplesmente “pediram a conta” pq na hora q vc mais quer sair da p*r** da empresa, ela simplesmente não te ajuda, mandando embora…

@jjose
Minha sugestão, é ir pra gerenciamento de projeto ou arquiteto, de acordo com o seu “gosto”. Sim, acho q muitos programadores podem ser gestores e bons, diferente do vi num post aqui…

[quote=andredecotia]@javaflex
Grifei em negrito, o trecho q vc cita “na troca de empresa sempre rola negociação”, isso cara, digo por conhecer inúmeras pessoas (amigos) que simplesmente “pediram a conta” pq na hora q vc mais quer sair da p*r** da empresa, ela simplesmente não te ajuda, mandando embora… [/quote]Não entendo onde está o erro da empresa em não querer ‘ajudar’ simulando uma demissão…

[quote=Hebert Coelho][quote=andredecotia]@javaflex
Grifei em negrito, o trecho q vc cita “na troca de empresa sempre rola negociação”, isso cara, digo por conhecer inúmeras pessoas (amigos) que simplesmente “pediram a conta” pq na hora q vc mais quer sair da p*r** da empresa, ela simplesmente não te ajuda, mandando embora… [/quote]Não entendo onde está o erro da empresa em não querer ‘ajudar’ simulando uma demissão…[/quote]

Efeito colateral da nossa legislação trabalhista.
“Premia” quem a empresa quer mandar embora e “penaliza” quem quer ir embora.

[quote=A H Gusukuma][quote=Hebert Coelho][quote=andredecotia]@javaflex
Grifei em negrito, o trecho q vc cita “na troca de empresa sempre rola negociação”, isso cara, digo por conhecer inúmeras pessoas (amigos) que simplesmente “pediram a conta” pq na hora q vc mais quer sair da p*r** da empresa, ela simplesmente não te ajuda, mandando embora… [/quote]Não entendo onde está o erro da empresa em não querer ‘ajudar’ simulando uma demissão…[/quote]

[/quote]Não entendo por que penalizar. Na legislação todos tem seus direitos e deveres. A empresa tem que ter um modo de se proteger assim como o funcionário. Nunca vi uma injustiça nisso.

[quote=Hebert Coelho][quote=A H Gusukuma][quote=Hebert Coelho][quote=andredecotia]@javaflex

[/quote]Não entendo por que penalizar. Na legislação todos tem seus direitos e deveres. A empresa tem que ter um modo de se proteger assim como o funcionário. Nunca vi uma injustiça nisso.[/quote]
O pessoal de informática parece que não entende nem desenhando!
Viu as aspas?

[quote=A H Gusukuma][quote=Hebert Coelho][quote=A H Gusukuma][quote=Hebert Coelho][quote=andredecotia]@javaflex

[/quote]Não entendo por que penalizar. Na legislação todos tem seus direitos e deveres. A empresa tem que ter um modo de se proteger assim como o funcionário. Nunca vi uma injustiça nisso.[/quote]
O pessoal de informática parece que não entende nem desenhando!
Viu as aspas?[/quote]Não imaginava que ela tinha o efeito de -1 em sua frase, ainda mais lendo sua primeira frase. Meu português nunca foi dos melhores. Desculpe.

[quote=Hebert Coelho]
Não imaginava que ela tinha o efeito de -1 em sua frase, ainda mais lendo sua primeira frase. Meu português nunca foi dos melhores. Desculpe.[/quote]
Sem problemas!
Mas, em relação à legislação, acompanhei vários casos de funcionários querendo a demissão para liberar o fgts.
Alguns nem queriam sair da empresa, só estavam precisando de dinheiro e a alternativa que encontraram era a demissão.
É um processo desgastante, triste e desagradável.