Depois de Java SR?

Também não vejo muitas opções além de gerência (técnica ou de projetos) e arquiteto, isso dentro da empresa. Outra opção seria empreender.

Quanto à querer fazer “acordo” também não concordo. Se quer sair peça demissão, sempre que saí de uma empesa eu fiz isso.

[quote=andredecotia][quote=gomesrod][quote=andredecotia][quote]

• Aposentado: O kra ganhava sei lá, 8k clt, depois de aposentado ganha bem menos da metade disso[/quote]
    Vai ver o cara ganha menos da metade porque tá cheio de gente recebendo fgts que não deveria?

[quote=nel]É impressão minha ou um tópico que era para darmos opiniões sobre a carreira de um colega do fórum virou debate de leis, política entre outros ?[/quote]Saiu do tópico mas não muito… o assunto é emprego e a discussão foi para boas e más práticas na hora de mudar de emprego :slight_smile:
De qualquer maneira concordo, é melhor voltar para o assunto correto.

[quote=jjose]
Estou no teto[/quote]
Uma vez vi aqui no fórum alguém fazendo uma observação interessante: nossa carreira é ótima para quem está no início, ninguém ganha tanto em um estágio/primeiro emprego quanto um desenvolvedor; só que depois de uns 7 a 10 anos se chega a um teto do qual dificilmente se passa. Com 30 anos de experiência você está basicamente no mesmo nível de quando tinha 10.
Um desenvolvedor comum está “preso” a esse teto. Se quiser sair tem que ou passar para outra função (na área técnica a única opção seria a de arquiteto) ou se tornar alguém extremamente especializado em alguma tecnologia, um profissional raro e disputado.

[quote=Kazdum][quote=andredecotia][quote=gomesrod][quote=andredecotia][quote]

• Aposentado: O kra ganhava sei lá, 8k clt, depois de aposentado ganha bem menos da metade disso[/quote]
    Vai ver o cara ganha menos da metade porque tá cheio de gente recebendo fgts que não deveria?
    [/quote]
    O cara recebe menos porquê recolheu sobre menos (atingiu o limite).
    Isso não tem nada com FGTS.
    FGTS foi instituído para substituir o antigo sistema de estabilidade no emprego.
    Para quem está no início da carreira, é bom saber que sistema atual da previdência não se sustenta nas bases atuais. É bom pensar numa previdência privada ou alguma alternativa.

Quanto à carreira, não se esqueçam do princípio de Peter.

O que pensam sobre o ABAP/SAP?

É um investimento caro inicialmente mas, a longo prazo é menos que em Java e da para ter envolvimento no lado funcional/negocio.

CLT não tem muito haver comigo no momento, muitos post sem nexo.

Pois é, faz parte de uma boa conversa não ficar robótico exatamente na pergunta. E a discussão pode ter algo relacionado de útil para outras pessoas que entrarem no tópico.

[quote=jjose]O que pensam sobre o ABAP/SAP?

É um investimento caro inicialmente mas, a longo prazo é menos que em Java e da para ter envolvimento no lado funcional/negocio.
[/quote]
Programa em qual linguagem?
PS: Já vi, o seu comentário “a longo prazo é menos que em Java” me confundiu.

[quote=jjose]O que pensam sobre o ABAP/SAP?

CLT não tem muito haver comigo no momento, muitos post sem nexo.[/quote]
Geralmente pessoal de SAP ganha mais mesmo por ser menos concorrido, só tem que gostar…, pra mim não aceitaria por valor nenhum. Se tiver afim pode ser que se dê muito bem. Sobre comentários falando de CLT, faz parte do assunto da discussão por ser uma opção relacionada, mas pode considerar só o que for importante pra você.

Só um detalhe, se você já está no topo da carreira de programador há dois anos ou mais, seu gerenciamento de carreira está defasado.
Hoje você já deveria estar preparado para encarar novos desafios, então é hora correr atrás do lucro!

Boa sorte!

[quote=s4nchez]Evoluir em que sentido? Dinheiro? Satisfacao? Conhecimento?

Me da medo pensar que pra alguns (ou muitos?) a “evolucao” de um programador eh virar gerente ou prestar concurso publico.[/quote]

s4nchez, acredito que a opção do concurso seja a solução para muitos que não concordam com os salários pífios pagos pelas empresas privadas na área de TI. (e eu sou um deles).

Óbvio que muitas vezes, como funcionário/servidor público, o que se encontrará para trabalhar serão tecnologias obsoletas…mas pelo menos irá pagar as contas no fim do mês.