Depois do JSE7 e JEE7, começam as discussões para o Java 8

http://agile.dzone.com/dose/daily-dose-oracle-wants-you

Agora que o JSE 7 entrou na fase de correções de bugs para o lançamento, a Oracle e o JCP estão discutindo e solicitando sugestões para o Java 8, que vai englobar o restante das inovações previstas para o Java 7 e mais novas ideias.

O mais interessante é que nitidamente o JCP deu uma boa acelerada nas tomadas de decisões e a plataforma que estava devagar, vem sofrendo uma evolução boa.

Verdade…a coisa esta acelerando mesmo. Vamos ver se deslancha de vez.

A Oracle tem feito um trabalho MUITO melhor do que muitos imaginavam… muita coisa que estava parada tem caminhado.

Acompanhando a lista do lambda-dev, da pra ver que os trabalhos do java8 ja estao MUITO acelerados.

Alguma notícia sobre a JCP desistir do Project Jigsaw e adotar o OSGi completamente?

Edit: Lendo um pouco vi que o JSR 277 “Project Jigsaw” e o JSR 294 “Superpackages” estão inativos.

Só tomara que na pressa não fique tudo bugado.

Ótima notícia! Pelo visto os prazos estão bem legais (a previsão era Mid 2011 pra 7 e Late 2012 pra 8, certo?).

Acho difícil. Tem muitos programadores que pegam as versões alpha / beta pra ver as novas funcionalidades. O feedback pra correção de bugs deve ser beeem grande.

Podem se preparar, tenho fontes dentro da oracle que dizem que o Java 8 vai ser uma verdadeira revolução.

Pra mim, a plataforma Java caminha a passos largos para se tornar o novo COBOLzão. Torço muito pra que essa revolução venha mesmo, mas acho que a não ser que Java como linguagem apresenta algo como metaprogramação, e java como plataforma apresente um melhor suporte para a programação poliglota (como ocorre hoje no dotNot e suas múltiplas línguagens) não vejo muitas prespectivas de isso ocorrer.

Lambda é perfumaria perto do quanto as linguagens dinâmicas evoluiram em relação às linguagens como Java…

É bem interessante o novo pack de classe de File IO que está sendo desenvolvida para o Java 7:

Copia de um arquivo para outro de forma mais prática

import static java.nio.file.StandardCopyOption.*;
Path source = Path.get("C:\\My Documents\\Stuff.odp");
Path target = Path.get("D:\\Backup\\MyStuff.odp");
source.copyTo(target);
source.copyTo(target, REPLACE_EXISTING, COPY_ATTRIBUTES);

Trabalhando com símbolos

Path file = Path.get("/usr/spool");
// read file attributes of the link
BasicFileAttributes attrs = Attributes
.readBasicFileAttributes(file, false);
if (attrs.isSymbolicLink()) {
// read target of link
Path target = file.readSymbolicLink();
// check /usr/spool == /usr/spool/../var/spool
assert file.isSameFile(file.resolve(target));
}

Por falar nas features do Java 7, bastante se havia cogitado sobre trocar os “== null” por objetct?.method(). Peguei a jdk7 aqui pra testar mas não funcionou. Não vi na parte de lang features (Coin) da jdk7, mas vi que muita gente falou que era possível de estar na nova jdk (no caso, a 7). Alguém sabe se isso tem na nova jdk?

[quote=thiagobaptista]Pra mim, a plataforma Java caminha a passos largos para se tornar o novo COBOLzão. Torço muito pra que essa revolução venha mesmo, mas acho que a não ser que Java como linguagem apresenta algo como metaprogramação, e java como plataforma apresente um melhor suporte para a programação poliglota (como ocorre hoje no dotNot e suas múltiplas línguagens) não vejo muitas prespectivas de isso ocorrer.

Lambda é perfumaria perto do quanto as linguagens dinâmicas evoluiram em relação às linguagens como Java…[/quote]

Ruby, Python, Clojure, Groove, Scala e Java, esta são as que lembrei de cabeça, sem nem fazer uma busca no google, que rodam na JVM, sera que é pouco? E isso sem usar o InvokeDynamic, que dizem irá tornar a JVM mais poliglota ainda!!

Java, pelo que estamos vendo com o 7 e o 8, esta só evoluindo, então não vejo ele como o novo cobolzao, pelo menos nos proximo 5 ou 6 anos. E se acaso ele vier a ser o novo cobolzao, pela base instalada hoje, teremos emprego pelos proxmos 20 anos, assim como ainda tem vagas pra cobol hoje em dia, e pagam muito bem diga-se de passagem.

Sim, essas linguagens rodam na JVM, mas a presença delas lá não é algo “oficial”, cristalizado e de fácil integração como é hoje, por exemplo, na plataforma dotNot com seus C#, VB.NET etc.

Por exemplo, criar um projeto hoje, em qualquer IDE Java, que utilize várias linguagens diferentes não é algo trivial. É possível? Sim. É difícil? Não é. Porém, ainda não é fácil e com o suporte que tem criar uma “solution” no Visual Studio.

Com relação a Java ser o próximo COBOL e sua base instalada, rapaz você pensou exatamente o mesmo que eu! Já estou com a aposentadoria garantida. hehehehe :smiley:

[quote=thiagobaptista]Sim, essas linguagens rodam na JVM, mas a presença delas lá não é algo “oficial”, cristalizado e de fácil integração como é hoje, por exemplo, na plataforma dotNot com seus C#, VB.NET etc.
[/quote]
Na verdade, o .NET só conseguiu emplacar C#e VB.NET mesmo, os outros não saíram das provas de conceitos e de casos isolados. Na prática, o Java mostrou-se muito mais poliglota que a plataforma da Microsoft.
Com o InvokedDynamic no Java 7 então, a concorrência vai se acirrar, não é a toa que a MS voltou com os FUDs de patentes…

[quote=thiagobaptista]Sim, essas linguagens rodam na JVM, mas a presença delas lá não é algo “oficial”, cristalizado e de fácil integração como é hoje, por exemplo, na plataforma dotNot com seus C#, VB.NET etc. [/quote] ok, talvez nao deste jeito, mas sobre Integração, rapa, as outras nao conheco, mas Scala, é 110% compativel, tu pode usar tranquilamente toda sua base de frameworks escritos em java sem problemas.

Errr. estamos falando de plataformas e não de IDE’s

É isso ae, de fome ninguem morre!! Mas é sempre bom ver coisas novas, para nao morrermos de tédio. [Off]Segundo consta, o tédio criou o universo :shock: :slight_smile:

[quote=thiagobaptista]Pra mim, a plataforma Java caminha a passos largos para se tornar o novo COBOLzão. Torço muito pra que essa revolução venha mesmo, mas acho que a não ser que Java como linguagem apresenta algo como metaprogramação, e java como plataforma apresente um melhor suporte para a programação poliglota (como ocorre hoje no dotNot e suas múltiplas línguagens) não vejo muitas prespectivas de isso ocorrer.

Lambda é perfumaria perto do quanto as linguagens dinâmicas evoluiram em relação às linguagens como Java…[/quote]

Cara até voce ja esta careca de saber que o java ta trazendo InvokeDynamic pra tornar a plataforma ainda mais poliglota do que ja é :wink: , e pelo que tenho acompanhado a platoforma vai muiiito bem mesmo e esta longede se tornar um cobol ou da sinais de que isso possa acontecer se existem esses sinais na plataforma estão bem codificados :wink:

Quanto a linuagem a oracle não parece estar querendo deixa-la pra tras, esta fazendo a mobilização por inovação que a sun nunca se propos a fazer então é cedo pra dar esse tipo de depoimento sobre o futuro da mesma, não tenho bola de cristal pra definir que mudanças ela ira trazer nessa nova especificação.

Legal. Bem diferente do tempo que levou entre as versões 5 e 6. Espero que continue assim. :smiley:

[quote=thiagobaptista]Pra mim, a plataforma Java caminha a passos largos para se tornar o novo COBOLzão. Torço muito pra que essa revolução venha mesmo, mas acho que a não ser que Java como linguagem apresenta algo como metaprogramação, e java como plataforma apresente um melhor suporte para a programação poliglota (como ocorre hoje no dotNot e suas múltiplas línguagens) não vejo muitas prespectivas de isso ocorrer.

Lambda é perfumaria perto do quanto as linguagens dinâmicas evoluiram em relação às linguagens como Java…[/quote]

Muito pelo contrário, é a MS que anda com o maior descaso com os IronRuby, IronPython, IronPhP da vida… alguém se lembra da revolta do pessoal que tava na equipe de desenvolvimento do IronPhP por conta desse descaso? Chegou a ter um único desenvolvedor na equipe toda e ele ainda pediu as contas no final.

[quote=Tchello][quote=thiagobaptista]Pra mim, a plataforma Java caminha a passos largos para se tornar o novo COBOLzão. Torço muito pra que essa revolução venha mesmo, mas acho que a não ser que Java como linguagem apresenta algo como metaprogramação, e java como plataforma apresente um melhor suporte para a programação poliglota (como ocorre hoje no dotNot e suas múltiplas línguagens) não vejo muitas prespectivas de isso ocorrer.

Lambda é perfumaria perto do quanto as linguagens dinâmicas evoluiram em relação às linguagens como Java…[/quote]

Muito pelo contrário, é a MS que anda com o maior descaso com os IronRuby, IronPython, IronPhP da vida… alguém se lembra da revolta do pessoal que tava na equipe de desenvolvimento do IronPhP por conta desse descaso? Chegou a ter um único desenvolvedor na equipe toda e ele ainda pediu as contas no final.[/quote]
Concordo que o cenário é semelhante ao que ocorreu com os sistemas Cobol. A diferença neste caso é que a plataforma está muito preparada para mudanças. Será difícil surgir alguma tecnologia que ela não consiga acompanhar.
Já existem diversas linguagens que rodam na JVM, mesmo que algumas tenham que usar certos “truques” para conseguir o efeito desejado. Caminhamos para um cenário de independência de linguagens, quem sabe em alguns anos mude a linguagem principal da JVM… não é impossível. :smiley:

[]'s

Realmente é muito bom ter noticias da evolução do Java.

O ganha pão estará garantido por muitos anos. :lol:

Ando vendo uma serie de descaso com o proprio Ruby , parece que a febre passou…

Claro que existe “fomentadores” , mas deu uma BOA baixada…