Pessoal, gostaria de saber como eu faço para rodar um projeto que acabei de desenvolver em outra máquina. Quais arquivos eu tenho que levar? Existe algum plug-in que me ajuda a fazer isto? Tenho que levar o jdbc junto e indicar um novo caminho do que eu utilizei no desenvolvimento?
Enfim, quais os procedimentos para eu rodar um projeto pronto em outra máquina, sem um ide.
Depois do projeto pronto!
9 Respostas
Que tipo de projeto você desenvolveu? Web? Stand alone? J2ME ?
Possibilidades:
-
Criar um instalador para seu software
-
Java Web Start
-
Empacotar em jars chamados via algum script (bat, shell, etc…)
Um projetinho de controle de medicamentos, onde há o cadastro dos medicamentos, saída e tal.
Tenho que criar um .jar da pasta inteira do projeto, que está dentro do workspace? E depois jogar esse arquivo na máquina que quero utilizar?
Então eu crio um .bat chamando o main?
E onde eu jogo o drive jdbc?
Desde já, obrigado!
Cara, fica difícil de explicar tudo isso aqui. Sugiro que voce estude um pouco sobre JAR e depois dê uma olhada em softwares livres feitos em Java para entender melhor.
Vinci
Uma vez criado o .jar ele pode rodar em qualquer máquina que tenha JVM.
Esta é a principal vantagem do JAVA, a portabilidade.
Agora se vocë quer somente pegar o seu projeto para rodar dentro de outra IDE, em outro computador, o melhor formato para ele é .zip, que é parecido com .jar,assim fica mais fácil de fazer a migração.
Abraço.
Charles
Então, minha dúvida é quais arquivos eu pego para formar o .jar.
Eu pego a pasta inteira do projeto?
Abraço!
Depende do projeto.
Vocë tem que ter obrigatóriamente todos os seus .class, por exemplo.
Se for uma aplicação com JDBC, o driver do Banco tem que estar junto.
Vocë tem que ter um arquivo chamado Manifest,que tem a especificação da sua main-class, que é a classe que contém o método main.
Só pode ter uma classe com método main.
E assim por diante…
Aqui no PJ tem ótimos tutoriais que tratam de .jar
Dá uma pesquisada.
Abraço.
Charles
Ok. Deu certo. Quando eu abro o .jar abre os Frames e tal.
Soh que quando eu tento conectar com o banco, ele não consegue localizar o Driver JDBC. No erro ele retorna o parâmetro String que fica dentro do Class.forName(“org.firebirdsql…”). Já coloquei o driver dentro de todo lugar, e ele não é carregado. Alguma dica?
Obrigado.
Abraço!
Olá.
Se vocë está usando o Windows, tente passar o caminho do driver nas variáveis de ambiente CLASS_PATH.
Aqui no PJ nos tópicos fixos é explicado direito como fazer sito.
Abraço.
Charles