Derrotado rsrsrs - OCJP

[quote=vinicinN1]Não estou reclamando com ninguém, e claro que deve da para conseguir de graça, mas falar que é ilegal, acho que não é bem assim.

Se fosse ilegal, a Oracle iria correr atrás dessa bagaça. assim como T2TI, e outras empresas que produzem video aulas solicitam para servidores retirar suas videos aulas. simples assim.

Abraço.

[/quote]Cara, você já fez alguma certificação? A Oracle afirma que é proibido qualquer reprodução de código. Seja uma linha em qualquer lugar, é proibido.
Por isso é ilegal. [=

Não, não tenho certificação, ainda tenho muito que aprender. Não estou julgando quem é certificado.

O ponto é a tal ilegaldiade. Quem determina que é ilegal não é uma determina empresa.
O proibido é cópiar? “isso parece ser o tal, CTRL+C, fotográfa, isso durante a prova.”

só que tem gente com memória fotográfica, não é mesmo?
ai a coisa pega, se nada for mudado. Ou todo ano vc tem uma prova diferente, ou vai ficar a merce desse tipo de coisa.

Pq todo ano o vestibular e é diferente?

Concurso?

Seria uma boa hein, TK para Petrobras, BNDES, uiaaa. =]

[quote]Não, não tenho certificação, ainda tenho muito que aprender. Não estou julgando quem é certificado.

O ponto é a tal ilegaldiade. Quem determina que é ilegal não é uma determina empresa.
O proibido é cópiar? “isso parece ser o tal, CTRL+C, fotográfa, isso durante a prova.”

só que tem gente com memória fotográfica, não é mesmo?
ai a coisa pega, se nada for mudado. Ou todo ano vc tem uma prova diferente, ou vai ficar a merce desse tipo de coisa.

Pq todo ano o vestibular e é diferente?

Concurso?

Seria uma boa hein, TK para Petrobras, BNDES, uiaaa. =][/quote]

Ainda essa discussão?Se você acha que precisa usar TestKiller use, porém não vai ter o mesmo valor de quem estudou e fez sem.

rafadelnero.

Veja que quem estodou tb utilizou, uma coisa não anula a outra.
O que comentei foi o que estão chamando de ilegal, e não ser.

E como vc vai saber quem utilizou ou não? no certificaco vem…
Aprovado com … livro tal? ok.

O importante. é ser um bom desenvolvedor e se dar bem na vida.
para cada projeto não existe um tk. não é mesmo!! vida que segue.

[quote]rafadelnero.

Veja que quem estodou tb utilizou, uma coisa não anula a outra.
O que comentei foi o que estão chamando de ilegal, e não ser.

E como vc vai saber quem utilizou ou não? no certificaco vem…
Aprovado com … livro tal? ok.

O importante. é ser um bom desenvolvedor e se dar bem na vida.
para cada projeto não existe um tk. não é mesmo!! vida que segue. [/quote]

Vai da consciência de cada um usar cópia ilegal da prova pra passar.

Olá pessoal bom dia xD, dia 7 de fevereiro fiz a minha prova de certificação e adivinhem? HAHA passei rsrs agora estou ceertificado, eu estava com muito medo da prova mais acabou que deu muito certo. Queria agradecer aos companheiros:{Hebert Coelho, charlesbraw, FernandoFranzini, rafadelnero, Rodrigo Sasaki, maior_abandonado} Que me ajudaram respondendo minhas duvidas, a todos vocês muito obrigado.

Sim, mas toda empresa tem direito autoral sobre o que produz. E, com esse direito, que é garantido inclusive por leis internacionais, ela pode, sim, tornar ilegal a reprodução de qualquer conteúdo que ela tenha produzido.

[quote]O proibido é cópiar? "isso parece ser o tal, CTRL+C, fotográfa, isso durante a prova."
só que tem gente com memória fotográfica, não é mesmo?[/quote]

Fotografar, mesmo que na memória, uma prova e reproduzir seu conteúdo também é ilegal. Vender esse conteúdo então, nem se fala.

Por que nada impede da mesma pessoa prestar vestibular duas vezes. Entretanto, veja que só porque é assim, não torna a reprodução legal imediatamente. Só quem tem direito de explorar comercialmente o conteúdo produzido é o autor, até que se expire os direitos autorais.

Se a Oracle ainda não matou o TK, também não torna o TK legal. Nós no Brasil temos mania de acharmos desculpas para justificar a ilegalidade. A lei é bem clara, e isso é ilegal e pronto. Ter uma desculpa pode até aliviar sua consciência, mas não alivia o fato de você estar cometendo um crime.

Caro ViniGodoy,

Leis internacionais? Está certo que foi aprovado uma “Legislação” para tal?

veja bem, acho que se fosse lei, ela seria aplicada, tk tem para ms, cisco e etc…
não acha estranho ninguém solicita a não publicação do material?

Lei é lei, não se trata de querer da jeitinho, isso não é brincadeira.

“Por que nada impede da mesma pessoa prestar vestibular duas vezes”

nada impede da pessoa, fazer certificação 200 vezes.

E ai? ela colou de si mesmo? decorou todas as questão de tanto fazer a prova? baster ter dinheiro para tal.

Obs. meu questionamento é sobre a Lei.

cara, se quer usar use!

Agora quanto a decorar as perguntas e replicar, claro que isso é cópia

Se vc for citar uma frase de alguém, vc tem que citar o autor dela, independente se foi “copiado” ou decorado
Quantas vezes voce já não deve ter visto frases de Albert Einstein por ae… pra quem lê, independe se a pessoa sabia essa frase decor ou não… cópia é cópia e pronto

Completamente certo. Nunca ouviu falar em propriedade intelectual? Mesmo?
Não sabia que vc não pode reproduzir software, trechos de música, livros ou qualquer outro conteúdo de autoria de outra pessoa, inclusive provas ou questões de provas, sem autorização expressa para tal, que muitas vezes envolvem o pagamento de royalties? Sério mesmo que nunca ouviu falar disso?

[quote]veja bem, acho que se fosse lei, ela seria aplicada, tk tem para ms, cisco e etc…
não acha estranho ninguém solicita a não publicação do material?[/quote]

É lei. Não acho estranho. Apelar é um direito da Oracle, não significa que ela necessariamente vá exerce-lo (embora a Oracle tem um histórico bastante dracônico sobre mover processos). Para a Oracle processar, ela tem que entender que:
a) O que o TK faz gera prejuízo;
b) Esse prejuízo é maior do que o risco de perder o processo.

O fato da Oracle não estar exercendo o direito de processar, não torna a coisa legal.
Ela autorizar explicitamente, sim.

[quote]nada impede da pessoa, fazer certificação 200 vezes.
E ai? ela colou de si mesmo? decorou todas as questão de tanto fazer a prova? baster ter dinheiro para tal.[/quote]

Exatamente. E não é crime refazer a certificação, ou lembrar-se do conteúdo durante a prova. Por isso, a preocupação de não repetir questões, ou demorar a repeti-las.

Não, a lei não diz que vc não pode conhecer um produto, ou lembrar-se do produto. Ela diz sobre a reprodução e a aquisição de material reproduzido. No caso, estamos falando em:

• Copiar questões da Oracle, sem a expressa autorização da companhia (seja para criar o TestKiller, ou qualquer outro produto);
  • Adquirir, distribuir ou fazer propaganda de um produto ilegal, mesmo que de graça;

Você não pode escrever uma questão da Oracle e publica-la em seu blog, mesmo que se lembre dela. Pois isso se trata de uma reprodução e distribuição não autorizada da obra. Da mesma forma, o GUJ não pode admitir links para download de arquivos piratas, ou do TestKiller, por se tratar de produtos ilegais. Como esse site é visitado por milhares de pessoas diariamente, alguém pode alegar que estamos fazendo propaganda de pirataria.

Primeiramente parabéns. Vc estudou por quanto tempo? Quais simulados vc utilizou? Vi que vc leu o livro pela segunda vez, isso te ajudou também?

Caro ViniGodoy,

Primeiro venho pedir desculpa, pq o tópico virou uma polémica.
Parabéns pela ótima prova prestada.

“Nunca ouviu falar em propriedade intelectual? Mesmo?”

sim, claro.

Veja um link da GNU.

http://www.gnu.org/philosophy/not-ipr.html

peço desculpa se o link. Não pode ser postado.

“a) O que o TK faz gera prejuízo;
b) Esse prejuízo é maior do que o risco de perder o processo.”

a) não me parece ser fato, já que a certificação ainda é bastante conceituada.
b) se o prejuízo é maior que o risco da perda. Siga um processo.

Obs. Estou apenas querendo entender Lei digital.

Uma outra questão lembrada por um amigo de trabalho.

Ninguém assina um acordo para não divulgar como foi à prova. Sendo assim, nada impede de escrever algo sobre a mesma, por isso a necessidade de renovação de questão.

Também acho que não. E aliás, acho até que seja o contrário. O TK estimula pessoas a tentarem a certificação.
Mas isso não o torna legal, sem que a Oracle o tenha autorizado expressamente.

Até porque, o prejuízo pode ser de algo que ainda não foi lançado. Por exemplo, a Oracle pode alegar que estava pensando em fazer um especial de 10 anos de questões da prova… e que isso não foi possível pq o TK estava divulgando as questões ilegalmente… Pode-se alegar prejuízo de marca, ou ela pode até exigir os custos do TK inviabilizar a re-aplicação de questões após alguns anos.

Detalhe… mas sempre cabe ao detentor do direito querer exerce-lo ou apelar para ele em juízo. Enquanto a situação for comoda, a Oracle pode simplesmente se omitir. Mas isso não torna o produto legal.

[quote=vinicinN1]Ninguém assina um acordo para não divulgar como foi à prova. Sendo assim, nada impede de escrever algo sobre a mesma, por isso a necessidade de renovação de questão.[/quote]Ta falando coisa que ñ sabe… De onde você tirou essa informação?

Pelo visto você nunca fez uma prova ou estudou seus regulamentos né? Fala sério…

Ou esse seu “amigo do trabalho” de onde ele tirou isso? Se ele chegou a fazer alguma prova… Ele provavelmente nem leu o que aparece no começo dela né… ih! já dei uma dica de onde a pessoa concorda em não divulgar o material da prova…

Verdade, eu não assinei nada dizendo como fui à prova.

Eu peguei uma carona até um ponto, aí depois o resto eu andei, mas acho que a Oracle não liga pra isso não.

Obs: Desculpa, mas não consegui resistir hehehehe :slight_smile:

Caro Hebert Coelho,

se vc está falando de prova de certificação, vc tem razão.
senão… não vale apena comentar.

Se é um grupo particular que emite a certificação, é óbvio que eles querem se garantir, e impedir que a certificação perca valor. Mas duvido que exista força-de-lei pra impedir que pessoas copiem de memória o que leram, e re-divulguem.

veja que norma de empresa alguma está acima de leis.

[quote=vinicinN1]Caro Hebert Coelho,

senão… não vale apena comentar.

Se é um grupo particular que emite a certificação, é óbvio que eles querem se garantir, e impedir que a certificação perca valor. Mas duvido que exista força-de-lei pra impedir que pessoas copiem de memória o que leram, e re-divulguem.

veja que norma de empresa alguma está acima de leis.

[/quote]Estou falando da certificação. Será que você poderia responder?

[quote=vinicinN1]Caro Hebert Coelho,

senão… não vale apena comentar.[/quote]
É a prova da certificação mesmo, você tem que assinar um contrato antes de fazer a prova. Logo no dia

Como já falei, existe sim, a lei de direito autoral. Se quiser ler a lei:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm

A lei não abre exceção para a cópia ter passado pela memória do indivíduo.

A proibição não está em decorar a questão, mas em reproduzi-la e/ou distribuí-la.
Isso sim, é crime, previsto em lei, e você nem precisaria ter assinado nada para que isso valesse.