Desabafar

Bom dia a todos,
Gostaria de desabafar com voceis que já possuem experiencia e já estão trabalhando na area.
Bom eu trabalho com suporte a mais de 4 anos e já estou no ultimo ano no curso de sistemas de informação. Eu entrei na faculdade odiando programação. Eu tinha planos de tirar certificação microsoft e cisco. Assim que conheci o JAVA minha vida mudou e hoje quero tirar certificações e chegar a ser um Arquiteto Java. Mais conseguir um emprego de programação em JAVA hoje é muito complicado, pq vc tem que manjar de Hibernate, Structs2, JSTL, JBOSS e entre outras coisas, já vi vaga de estágio onde o cara tinha que saber de tudo isso e mais um monte de coisas. Achei um absurdo, comprei um livro “Dominando Hibernate” no submarino estou comendo o livro e assinei a Devmedia e estou assistindo todas as video aulas de JAVa que tem lá. E mesmo assim acho que não é o suficiente as empresas ainda querem alguem que tenha experiencia né. Será se alguem tem uma ideia pra eu sair da area de suporte para entrar na programação…

Cheguei a pensar em hospedar um sistema em algum servidor aeeeee e na entrevista mostrar pro cara que eu sei programar!!! Seria uma boa???

PS: Muitos estão me chamando de louco pq quero ser arquiteto, bom isto é um sonho e não uma vontade ou desejo! É um objetivo que estou batalhando muito pra conseguir, afinal trabalhar 12hs por dia e fazer faculdade não ta facil kkkkkk

Fala ae, Andinho !

Cara, realmente o mercado não tá fácil, não. Para contratação as empresas querem um cara experiente. Não adianta você querer ser um arquiteto Java logo de cara, um arquiteto java tem que ter além do conhecimento Java, experiência profissional, inclusive conhecimento de outras tecnologias e metodologias também. Não é um caminho tão fácil. Não é simplesmente querer ser um Arquiteto e no dia seguinte já se tornar um. Tem que começar por baixo, estudar muito e ter muita vivência.

Você disse que trabalha em suporte. Já pensou em tentar um estágio em programação Java ? Isso mesmo um estágio. Você ainda está estudando, assim fica mais fácil conseguir um. Na minha opinião você precisa ter esse primeiro contato com a tecnologia para que se torne mais fácil enxergar o caminho que você precisa seguir para se tornar um Arquiteto.

Bom, isso é o que eu faria, com certeza os colegas do GUJ devem ter experiências semelhantes à sua, e melhores idéias do que a minha, mas essa é minha opinião.

Grande abraço e sucesso !

po cara é difícil mesmo… começar com isso é dificil, tem muita…muita vaga para explorar o pessoal…

eu te diria que se você quer insiste, você acaba conseguindo (falo por experiência própria), e a ideia de dexa um sistema na web é uma ótima…

[quote=henry.monma]Fala ae, Andinho !

Cara, realmente o mercado não tá fácil, não. Para contratação as empresas querem um cara experiente. Não adianta você querer ser um arquiteto Java logo de cara, um arquiteto java tem que ter além do conhecimento Java, experiência profissional, inclusive conhecimento de outras tecnologias e metodologias também. Não é um caminho tão fácil. Não é simplesmente querer ser um Arquiteto e no dia seguinte já se tornar um. Tem que começar por baixo, estudar muito e ter muita vivência.

Você disse que trabalha em suporte. Já pensou em tentar um estágio em programação Java ? Isso mesmo um estágio. Você ainda está estudando, assim fica mais fácil conseguir um. Na minha opinião você precisa ter esse primeiro contato com a tecnologia para que se torne mais fácil enxergar o caminho que você precisa seguir para se tornar um Arquiteto.

Bom, isso é o que eu faria, com certeza os colegas do GUJ devem ter experiências semelhantes à sua, e melhores idéias do que a minha, mas essa é minha opinião.

Grande abraço e sucesso ![/quote]

é isso eu sei
tem um caminho longo até chegar a ser um arquiteto mais isto é uma vontade que tenho…

mas onde posso achar vaga de estagio em java?
no apinfo nunca vi. na catho só vi uma durante 1 ano!!!

Ouvi falar que na Accenture têm várias oportunidades em Java. Não é uma empresa que paga muito bem, mas posso te garantir que você vai aprender muito lá. Entra la e se cadastra. www.accenture.com.br. Coloca seu Currículo no APInfo. É um ótimo site para quem procura oportunidade de TI.

Abçs

bom dia,

Você faz faculdade, pode entrar em contato com o setor de estágioXempresa da sua faculdade…ou o CIEE mais próximo.
E sim, publicar um projeto por conta própria para demonstrar um pouco de domínio na linguagem é uma ótima idéia, mostra iniciativa e vtde…

t+

recomento o ceviu por experiencia propia

e boa sorte

valeu galera
vou fazer um projeto e vou ver estes sites que foram indicados!!!

Obrigado! :stuck_out_tongue:

Calma lá amigo.
Foram feitos dois comentários e “muitos” já estão te chamando de louco?
Na minha opinião você está indo pelo lado inverso sim.
Minha dica é: tenha um pouco de paciência.
Você não está fazendo faculdade? Então, você tem o exemplo de que não adianta pensar no dia da formatura no primeiro dia de aula.

Então comece pelo básico. Procure um estágio para adquirir experiência e estude a tecnologia, com isso você terá bagagem para concorrer a uma vaga de desenvolvedor.
Tendo esse rumo como objetivo, com dedicação e sendo proativo provavelmente o caminho de ser um arquiteto vai ser algo natural.

[]´s

Daniel

[quote=andinho][quote=henry.monma]Fala ae, Andinho !

Grande abraço e sucesso ![/quote]

é isso eu sei
tem um caminho longo até chegar a ser um arquiteto mais isto é uma vontade que tenho…

mas onde posso achar vaga de estagio em java?
no apinfo nunca vi. na catho só vi uma durante 1 ano!!![/quote]

http://netcarreiras.com/

Eu acho que vc está no caminho certo, para ganhar mais bagagem de experiencia, pq vc não tira a SCJP, pois mesmo que vc nao tenha experiencia de trabalho vc correu atras para aprender e se certificar.

Isso ajuda mt

Andinho,

Você não é a primeira pessoa a pensar dessa forma, e com certeza não será a última.

Essa sensação de insegurança é perfeitamente normal. E pode ter certeza que grande parte desta insegurança é uma peça que sua mente prega em você por não ter reconhecimentos da sociedade da sua capacitação.

Siga o conselho do pessoal e você quando menos perceber, será um profissional que constantemente será consultado para resolver problemas cabeludos.

A tua história, é a minha história quando estava nesta fase. Me submeti a cargos que muitos tempo não queria me ver ali até que hoje encontro-me numa posição bastante satisfatória.

Hoje, tenho 3 certificações, rumo para o 4º (SCEA), algo que nesta época achava que fosse somente para os Deuses. Não CAIA NESSA!!! Qualquer um é capaz de chegar la!!!

Abracos e boa sorte na sua carreira. Seja humilde e paciente que tudo dará certo.

Acho que vc está indo bem, porém na minha opinião vc deveria fazer um sistema. Isso mesmo, meter a cara e fazer uma coisa funcional, uma sistema que gerencie vendas, cadastre cliente emita realtorio, coisa simples, mas que envolva tudo. Pra vc pegar a experiencia de desenvolvimento mesmo…

vlw…

Sobre ter algum servidor para mostrar na entrevista que sabe programar, nada melhor do que um github da vida cheio de código próprio, contribuições, etc.

Oi Andinho, postei em meu blog algumas dicas da uma olhada la

http://blogs.constantinoit.com.br/aconstantino

Tem que estagiar rapaz, não tem jeito, é só assim que se entra no mercado, tem vaga pra cacete aqui em Sampa, mete as caras, arrisca, quem não arrisca não petisca.

Eu concordo com você. Determinado tipo de conhecimento não deveria ter a menor relevância, já que cada empresa usa um framework diferente para trabalhar. Na minha opinião essa empresa deveria treiná-lo no mesmo, e cobrar outro tipo de conhecimento, como a facilidade de visualizar, resolver problemas e criar soluções.

Mas como o mercado não funciona assim e como já citaram, o estágio é a melhor solução.

Há quem goze com isto: :slight_smile: :slight_smile:

A PROPOSTA DE EMPREGO:

A XXXXXXXXXX está a aceitar candidaturas para estágio na área de Design Requisitos Académicos: Finalista ou recém-licenciada(o) em Design Competências pessoais :

• Poder de comunicação;
  • Iniciativa;
  • Auto-motivação;
  • Orientação para resultados;
  • Capacidade de planeamento e organização;
  • Criatividade Competências técnicas :
    Conhecimentos nos seguintes programas/linguagens ® Adobe Photoshop, ® InDesign, ® Illustrator (FreeHand e Corel Draw) Flash, ® Dreamweaver, ® Premiere, ® AfterEffects, ® SoundBooth, ® SoundForge, ® AutoCad, ® 3D StudioMax ® HTML (basic), ® ActionScript 2.0 (basic), ® CSS, ® XML.
    Remuneração: Estágio Remunerado
    Duração: 6 meses, com possibilidade de integração na equipa

A RESPOSTA (ler com atenção)

Boa noite,
Estou a entrar em contacto para responder ao anúncio colocado no site Carga de Trabalhos para a posição de estagiário em Design.
Chamo-me André, tenho 25 anos e sou um recém licenciado em Design de Equipamento

Sou extremamente comunicativo, transbordo iniciativa e auto-motivação, estou constantemente orientado para os objectivos como uma bússola para o Norte (magnético), sou mais planeado e organizado que o Secretário de Estado de Planeamento e Organização e sou um diamante da criatividade como já devem ter percebido e como vão poder comprovar nas próximas linhas.

Quanto aos conhecimentos técnicos:
Sou um mestre em Adobe Photoshop.
Conheço o InDesign por dentro e por fora.
O Illustrator, Freehand, Corel e o Flash são os meus brinquedos do dia a dia, faço o que quiser com eles.
Nem me ponham a falar do Dreamweaver, até de olhos fechados…
Premiere… Até sonho com ele!
AfterEffects tem um lugar especial no meu coração.
Faço umas coisas bem maradas com o SoundBooth e o SoundForge.
Com o Autocad e o 3d Studio Max até vos faço duvidar dos vossos próprios olhos.
Html, Action Script 2.0, CSS e XML são as linguagens do meu mundo.

Mas sejamos francos, qualquer estudante de 1º ano sabe de cor e salteado qualquer um destes 13 softwares e 4 linguagens de programação…

Eu sou um recém finalista. E como tal tenho muito mais para oferecer:
Tenho conhecimentos de Cinema 4D, Maya, Blender, Sketch Up e Paint ao nível de guru.
Tenho conhecimentos mega-avançados de C+, C, C++, C+ ou -, Java, JavaScript, Ruby on Rails, Ruby on Skates, MySQL, YourSQL, Everyone’sSQL, Action Script 3.0, Drama Script 3.0, Comedy Strip 3.0 e Strip Tease 2.5, Ajax, Vanish Oxi Action, Oracle, Sonasol, XHTML, Batman e VisualBasic.
Conheço o Office todo de trás pra frente assim como o Microsoft WC.
Domino o Flex ao nível do Bill Gates e mexo no Final Cut Pro melhor que o Steven Spielberg.

Tenho ainda conhecimentos de grande amplitude em 4 softwares que estão a ser desenvolvidos por grandes marcas e também de 3 outros softwares que ainda não foram inventados.

Falo 17 línguas, 5 das quais já estão mortas e 6 dialectos de povos indígenas por descobrir.
Com estes conhecimentos todos estou super interessado num estágio porque acho que ainda tenho muito para aprender e experiência para ganhar. Espero que ao fim de 6 meses tenha estofo suficiente para poder fazer parte da vossa equipa e quem sabe liderá-la.
Fico ansiosamente à espera de uma resposta vossa.
Embora tenha uma oportunidade de emprego na NASA e outra no CERN espero mesmo poder fazer parte da vossa equipa.

:slight_smile:

ahahahahahahahahahahah

caso encerrado.

Cara,
Quando comecei tambem tive a mesma dificuldade que você, por ser novo de mais sem experiência, ninguem me chamava.
Olha o que eu fiz e dá certo.

Supondo que você está em um grupo de e-mail que chegam várias vagas de tecnologia (ex: BinárioBR)
Chegam pra você 200 vagas por dia, 10 do seu estado e 190 de outros lugares, pega o e-mail dessas 10 (Não importa se for PLENO,SENIOR,JUNIOR)

Poe em um bloco de notas ou então faz um programa para não aceitar e-mails duplicados.

Em 1 semana você tem 70 e-mails então no domingo você espalha seu curriculo para as 70 empresas.

Fazendo isso em uma Semana eu estava cheio de entrevistas e fui chamado por algumas onde pude escolher qual a melhor pra mim.

Por que fiz isso? Simples
Podem divulgar 1 vaga de SENIOR, mais ela tambem pode estar precisando de um estagiário então não custa nada enviar seu curriculo pra lá.

Faça isso e depois veja o resultado.

Olá,
Se cadastre também na CPMBraxis (www.cpmbraxis.com). Sempre há vagas de estágio e o programa deles é bem interessante (o conhecimento prévio não é essencial pois há um programa de treinamento antes).
Buscar estágio pelo CIEE também é bom.
Vc não tem amigos de facu que já trabalhem com java que possam te indicar?

Tire, por enquanto, a SCJP e a SCWCD ou SCBCD. Não se preocupe muito com a de Arquiteto (SCEA) agora.

Já estive na mesma situação que você. Trabalhava em suporte, mas eu queria mesmo era programação. Nesse momento a pior parte pode ser o salário que talvez tenha que diminuir (mesmo sendo TI é como se estivesse trocando de área) e a dificuldade de não ter experiência em desenvolvimento. O importante é persistir, perseguir o objetivo.

Quanto a fazer sites, é uma idéia mas, na minha opinião, ela é melhor utilizada como portifólio de free-lancer.