Desabafo de estagiário

11 respostas
F

Bom pessoal , esse tópico demonstra minha indignação com jovens profissionais de java, porém não é uma mensagem generalizada.

Sou universitário, tenho pouco experiência com Java, mas já fiz Globalcode e tenho muita vontade de aprender mais e mais Java, no entanto não vejo oportunidade nenhuma para iniciantes de tal tecnologia. As poucas vagas que surgem são surreias e não cabem ao perfil de nenhum estagiário, olha que faz 5 meses que estou procurando.

Será que nascemos aprendendo!!!, ou melhor, os programadores e analistas já foram estagiários!!!

De todo caso, eu agradeço atenção de todos e espero reflexão e iminentes mudanças ideológicas de certas empresas.

Obs: Se alguém precisar de estagiário java (USP- 2°ano), com muita vontade de aprender. ([email removido])

11 Respostas

C

Oi,

você tem todo o direito de falar o que está sentindo. Realmente na nossa área conseguir um estágio sem experiência é bastante difícil, mas às vezes existem empresas que preferem a pessoa sem experiência (poucas mas existem).

bem, o que posso te dizer é que, um dia eu também já passei por isso e consegui um estágio. Logo depois já estava empregado. A dura realidade é que as empresas estão cada vez mais competitivas e com pouco tempo para entregar seus projetos, e com isso, a demanda por profissionais “experientes” é bem maior.

alguns conselhos para você se encaixar no perfil das empresas, partindo da premissa que você já conheça um pouco de java:

:arrow: aprender alguns dos principais frameworks do mercado (aqui no PJ tem uma enquete rolando sobre qual o framework web mais utilizado, dê uma olhadinha), como de persistência, log, segurança, controle e etc.

:arrow: cursos (você já possui alguns, mas nunca pare de se aperfeiçoar)

:arrow: certificações (estudando para elas você estará aprendendo bastante coisa, além de ficar visado no mercado de trabalho)

:arrow: participar de projetos open-source também é uma boa

:arrow: um pouco de sorte (acho que essa opção deve ser a última)

enfim, neste mesmo fórum (Off-Topic) tem vários posts de pessoas que já passaram por problemas do seu tipo.

você vai conseguir, qualquer coisa, pode voltar aqui que o ajudaremos! :wink:

C

Só complementando…

Se olharmos hoje nas vagas de emprego, tem empresa querendo estagiário com perfio de JR! Mas isso depende das regiões, eu como moro no interior e mais facil arrumar um estágio, mesmo que voce não ganhe relativamente bem… mas o que importa nesse caso é o que você vai aprender. A dica é procurar o CIEE, acho que é sistema nacional de emprego para estagiário, e fazer o seu cadastro. Ai quando surgir uma vaga o pessoal te liga e tudo mais.

I

Mas Cassolato, o perfil JR não seria um passo depois do estágio ?o estagiário eu entendo que seria um cara para aprender e se transformar em JR…assim eu entendo…mas concordo que o mercado procura os feras, mas esquece que um estagiário pode virar um fera…
abs

C

Seria, porém como mencionei acima tem empresas que querem estagiários parecidos com esse perfil.

Com certeza.

Você está certo novamente, porém existe empresas (poucas mas existem) que optam por estagiários sem algum tipo de conhecimento (básico).

H

Meu caro fmoura, te entendo perfeitamente, ralei um bom tempo para conseguir uma vaga de estágiaro e depois mais um bom tempo para conseguir uma boa colocação.

Mas enfim, a vida é como diz o ditado, “Para comer um filé primeiro tem que roer o osso”.

Não desanime, seja persistente, de repente você pode arrumar uma vaga como programador VB ou Delphi, por exemplo, e logo em seguida na mesma empresa ser alocado para trabalhar com Java em outro projeto

C

:y?:

Mas pra roer o osso não tem que comer a carne primeiro?

C

“Itatiba00”:
Mas Cassolato, o perfil JR não seria um passo depois do estágio ?o estagiário eu entendo que seria um cara para aprender e se transformar em JR…assim eu entendo…mas concordo que o mercado procura os feras, mas esquece que um estagiário pode virar um fera…
abs

Como disse o reifel, são poucas empresas que querem pessoas que não sabem nada, pra comecarem a ensinar. E direto vejo empresas que pedem estagiarios sabendo Servlets, JSP, Hibernate, etc… e não é uma e nem duas não viu!

F

eu agradeço os conselhos e a força dada pelos amigos usuários.

O negócio é continuar ralando e procurando.

Muito obrigado!

L

Como o nosso amigo Cassolato citou, o mercado depende de cada região, digamos aqui onde moro são quase zero as vagas de emprego pra desenvolvedores. Porem como o mercado é extremamente carente deste tipo de serviço a grande cartada são os trabalhos freelances realizados diretamente para as empresas (usuário).
A concorrência também é muito pouca. Eu particularmente prefiro continuar a trabalhar por conta propria, através de um contrato de consutoria, desenvolvimento e suporte que mantenho com as empresas que presto serviço, do que vagar como sego em tiroteio buscando uma vaga de emprego.

Ai vc me pergunta. E a experiência? Como adquirir? Como se tornar um fera? A experiência aqui vc adquire sozinho, pois cada caso é um caso, cada cliente é um caso e um problema diferente.

Então um conselho! Se vc já possui um certo conhecimento em JAVA ou qualquer outra linguagem encare trabalhos freenlances e comece a desenvolver até que vc consiga uma vaga de trabalho empregado. Isso ira aguçar seus conhecimentos e te dar muita experiência, pois como eu disse antes na maioria das vezes cada trabalho é um caso e um problema diferente. Sem falar que terá um agrado bom na sua conta bancária :slight_smile: Esse agrado pode ser até bem gordo dependendo do porte do projeto.

Sucesso!!!

( Esse tópico foi criado esperando que vc já tenha um certo conhecimento em desenvolvimento, e seja capaz de desenvolver projetos simples, como um sistema de banco de dados, etc… )

C

:y?:

Mas pra roer o osso não tem que comer a carne primeiro?

A empresa come a carne e te dá o osso pra roer!! hueahuehae!

S

Lembre-se que o estagiário é o segundo melhor amigo do homem. o cachorro nao precisa de dinheiro. heheheh

Criado 28 de janeiro de 2007
Ultima resposta 8 de fev. de 2007
Respostas 11
Participantes 8