GUJ Discussões   :   últimos tópicos   |   categorias   |   GUJ Respostas

Desabafo Programador Java

Antes de seguir com a leitura, quero deixar bem claro que essa é uma opinião minha.

Ultimamente tenho notado a entrada de muitas pessoas novas aqui no fórum!

Tenho notado também uma certa PREGUIÇA e RELAXO dos mesmos (não todos) que no momento de fazerem suas próprias coisas, ficam jogando tudo aqui no fórum pedindo solução, sem nem se quer ter pesquisado alguma solução antes, na maioria das vezes nem tentado resolver!

Simplesmente PÁ, SURGIU UM ERRO!
vou copiar aqui e colar lá no GUJ que alguém responde pra mim.

Ao invés da pessoa correr atrás, pesquisar, TENTAR resolver, se dedicar, e utilizar do fórum como uma ferramenta para esclarecer dúvidas, para ter AJUDA, simplesmente jogam o problema todo aqui esperando uma solução, na intenção de que os demais membros resolvam o problema por completo, agem como se o grupo tivesse a mesma função de uma calculadora, onde você joga o problema completo e ela te dá a solução, essa galera quer o peixe pronto!
Você passa os caminhos, dá exemplos, que no caso seria o famoso (Vou te ensinar a pescar), logo após, a pessoa olha, e fica tipo (Tá, legal sua explicação de como pescar, mas cadê o peixe? eu quero ele pronto).

Acredito que deveria haver algum tipo de banimento deste tipo de usuário que só polui o fórum e não ajuda em nada, aos demais membros, peço as mais sinceras desculpas pelas minhas palavras, pois aqui tem diversas pessoas brilhantes que contribuem grandemente com conteúdos de grande valia, dando caminhos de aprendizado e trocando conhecimentos, cada um com suas particularidades!

Era isso, valeu pessoal!

8 Curtidas

Verdade…
Pior que dependendo do meu humor no dia … Acabo ajudando (ou entregando o peixe pronto).
Irei parar e começar a mostrar só o caminho.

1 Curtida

Pois é, nas últimas semanas, calculando meio por cima, vejo uma média de 20 a 35 questões de pessoas desse jeito!

Não que sejamos obrigados a responder, afinal responde quem quiser, mas gente assim que não acrescenta em nada, só atrapalha os demais, é complicado…

2 Curtidas

Legal a discussão, acredito que realmente poderia ter advertência a usuário desse perfil, e se aquele usuário repetir é julgado e punido.
Porem seria bem interessante ter um local para iniciantes( quem sabe já existe?) , pois tem muita gente que esta começando, e é muito bom poder discutir coisas simples quando se está iniciando. Sem ter que ficar indo atrás de tópicos antigos, que é muito útil, porem a tecnologia fica obsoleta, assim como as soluções.

2 Curtidas

Veja bem, eu acho o seguinte;

Com todo o respeito, eu não acredito que tentando conscientizar as pessoas para não darem respostas mastigadas irão resolver, o site do GUJ poderia criar uma especie de pontuação de reputação, se caso o usuário realizar uma pergunta sem mostra que tentou pesquisa ou resolver sobre aquele determinado assunto, esse usuário receberia uma pontuação negativa, e ao postar ele teria condições de ficar somando pontuações positivas ou negativas, exemplo;

Se o usuário tem pontuação de 100 e receber -1 por causa de uma postagem ele ficaria com 99, não sei se conseguiram entender.

Eu em especial já fui usuário de postar perguntas desnecessárias nesse fórum, mas eu somente me conscientizei devido a experiências adquiridas em outros fóruns. Nos outros fóruns o pessoal pega muito pesado quando posta coisas que não eram para postar.

Essa semana mesmo tempo teve um doidinho que posto no fórum dizendo “estou feliz por ser membro do GUJ” , era só isso, esse maluco era para ser banido do grupo se quisesse entrar no GUJ precisaria criar outro email, já penso que absurdo o cara postar uma sacanagem dessas?

Eu queria ter levantado esse assunto rsrs

Isso já existe, que é o GUJ Respostas. A intencao desse forum é outra.

Concordo com o autor do tópico e sinto falta de discussões melhores. De uns anos pra cá o GUJ perdeu muito em conteúdo bom, no meu ponto de vista, perdeu aquelas discussões legais que existia no antigo GUJ. Anyway, isso é coisa pra outro tópico e também depende de ter usuários experientes mais ativos (legal ver o drsmachado voltando a ativa no fórum :slight_smile: ). Desculpa fugir do assunto principal, apenas precisei desabafar também e não acho necessário abrir outro tópico pra isso, rs…

2 Curtidas

Esse problema não é novo, tampouco exclusivo do GUJ. Não é o primeiro tópico que leio a respeito aqui. O que muda um pouco é a postura da comunidade, mas na maioria dos casos a atitude é similar. Arrisco dizer que é cultural, algo mais comum no Brasil. Cansei e descansei de responder tópicos que tudo o que fiz foi uma busca no Google e uma lida rápida nos primeiros links (muitos do Guj, inclusive).

Punições, mesmo num sistema de pontos, são pouco efetivas na minha opinião, pois:

  • em muitos casos, a pessoa punida não é capaz de entender o que fez de errado, mesmo que você explique e reexplique. O sistema de comentário do Guj Respostas existia com a finalidade de solicitar esclarecimentos a quem pergunta e melhorar a questão, mas nem todo mundo usava;
  • ao menos no Brasil, noto uma maior dificuldade em se dar esses puxões de orelha. Parece que temos medo de ser rudes ao explicar que a atitude de quem faz a pergunta não é adequada. O Guj Respostas tinha um sistema de pontos e comentários mas, mesmo pedindo para as pessoas não ajudarem ou darem downvote, ainda assim muitas perguntas fracas e mal-formuladas acabavam escapando;
  • tentar mudar essa situação é desgastante, pois você gasta muito tempo tentando convencer as pessoas a serem autodidatas e a fazerem perguntas melhores, tempo esse que poderia ser melhor gasto respondendo perguntas. Isso desanima;

Quanto ao Respostas, apesar de ainda estar em uso, acho-o um pouco redundante, ainda mais quando temos o StackOverFlow BR (coisa que - curiosamente - outros países não tem: isso pra mim diz muito :smirk: ). Os tópicos minguaram bastante e não imagino ele sendo mantido por muito mais tempo.

Abraços.

3 Curtidas

Revivendo a discussão, a situação tem crescido e piorado com alta frequência aqui no GUJ!

1 Curtida

É bem real isso, tem algumas coisas que a gente joga no Google e logo de cara já tem solução. Tem algumas coisas que é difícil de entender. E sobre a qualidade, discussões… Parece que caíram mesmo, quando leio algumas repostas antigas, alguns tópicos na verdade, parecia ser tudo mais técnico e tal. Fora que hoje já tem resposta pra quase tudo, e o que não tem, você pode juntando partes e ir finalizando. Infelizmente é normal a qualidade ir caindo mesmo. O complicado é a preguiça da galera ir no Google e pesquisar coisas simples…

2 Curtidas

Acontece também de postar o código e não comentar como foi solucionado, como implementá-lo, isso gera duplicidade de tópicos porque quando outros usuários fazem novas pesquisas, aquela tópico não abrangeu um comentário de como implementá-lo(minha opinião).

1 Curtida

Boa tarde.
Sou um semi-programador, descobri esse site enquanto procurava uma solução pra um código meu e fiz o cadastro. Nunca perguntei nada, sempre encontro as respostas para os meus problemas com a busca do Google(quase sempre em inglês), mas as vezes gosto de ler a dúvida de outros iniciantes, mesmo os mais “folgados” e tentar resolver, como um teste pessoal.
Respeito o direito da pessoa postar seu exércicio da faculdade “pra amanhã kkk”, respeito quem ignora esta pessoa e respeito mais ainda quem ajuda, as vezes só para praticar.

Paz coleguinhas!

Concordo. Tá cheio de gente aqui achando que o GUJ é pra resolver os exercícios que o professor dele passou, sendo que o cara as vezes nem leu o que o exercício pede…

Eu mesmo só peço ajuda aqui em último caso, depois de perder quase o dia inteiro tentando resolver algo

1 Curtida

Eu tenho uma opinião bem clara sobre isso: só tem traficante por que existe quem compre.
Logo, se o cara publica e alguém vai lá e responde com “o peixe pronto”, certeza que vai ter mais gente procurando a mesma facilidade.
Como eu sempre digo: gentileza gera gente preguiçosa e folgada.

O próprio guj oferece recursos como tags, busca otimizada e nem assim o sujeito se dá ao trabalho de pesquisar.
Aí você é um pouco mais acintoso no seu posicionamento, você é que é o errado.

3 Curtidas

Eu ainda fico abismado com o tanto de tópico que surge sobre JTable/TableModel do Swing.

O pessoal não pesquisa nada… já perdi a conta de quantos tópicos respondi apenas tacando 3 palavras no google e indo no primeiro link…

E isso ainda nem é necessário, só escrever guj + alguma coisa no Google que ai já aparece um tópico com a resposta…

Acredito que esta analogia não se aplica, pois não parece que há usuários recorrentes. Parece que tem sempre gente nova vindo e cometendo os mesmos erros básicos.

Minha impressão é que o professor, ou algum colega mais avançado, comenta que há fóruns onde se pode pedir ajuda, que é só jogar sua dúvida lá, mas não explica COMO pedir essa ajuda ou COMO expor suas dúvidas.

É complicado. Eu não sei como é o processo pra criar uma conta aqui atualmente, mas acredito que a página de ajuda explicando sobre etiqueta no fórum deveria ficar mais evidente.

Dá uma olhada melhor ou tenta guardar alguns nomes.
Só hoje, vi três questões sobre interfaces e padrão do java.

Até por que isso não é tarefa deles.
Aliás, o termo ajuda é que acaba causando problemas.

Também não sei, mas, acho que deveria ter um teste de lógica, no mínimo.

2 Curtidas

Eu estou com dificuldades iniciais em Java, PHP e Python mas quando peço ajuda com exemplos resolvidos é pq é mais fácil ver algo definido do que algo não definido,

por exemplo imagine que você jogue um jogo que você não conhece as regras, como poderia jogar se não sabe as regras definidas ou se nesse caso esse jogo não possui regras definidas? Em todo caso, ao meu ver analisar um código e propor mesmo que poucas coisas é melhor do que tentar fazer algo que você ainda não sabe ou não tem controle, ver o código sem simplesmente copiar e colar,

e assim analisar e tentar ver de outra forma ( seria o mesmo que fazer um resumo olhando as várias opiniões, antes de uma opinião final ) nos exemplos de código, tento fazer o mesmo ( tipo observar como programadores com experiência resolvem e assim fazer de modo mais autônomo, a solução definida )

em alguns casos, gosto de resolver lendo alguns livros ou consultando dúvidas já esclarecidas Mas, não sei se estou certo se estou pegando o peixe ou simplesmente comprando um peixe ou aos poucos aprendendo com isso, a pescar O que você acha?