andrerios:
Paulo Silveira:
…É também nosso dever ajudar esses usuários (muitos deles são bons programadores java, e que são capazes de boas argumentações…
Mas nesse caso ele passa longe disso… Uma pessoa que faz um dos melhores cursos de Java do Brasil 2x e ainda escreve coisas absurdas não é nem de longe um bom programador…
Sei que ainda existe maneiras de burlar, mas acho que a utilização de algum documento, ou validador mais rigido no cadastro ajudaria a desistimular o cadastro de fakes
Abraço!
Bom, eu não sei, eu sempre achei que o dito cujo parece ser um bom programador, ao menos pelas opiniões que exprime. O problema é que as vezes parece que o tal tomou umas 40 chibatadas toda vez que errava na vida e isso o tornou agressivo demais nas conversas, o kikolobo uma vez escreveu uma resposta à ele que ficou bem verdadeira, engraçada e característica rs. O cara me parece ser bom sim. (Não estamos nos referindo ao Duran, note).
Quanto ao Duran, a única forma que vejo de bloqueio é fazer assim como no GMail, se for se cadastrar, recebe um SMS. Mas usuários só poderiam ter um account. Obviamente isso é impensável no caso do GUJ, mas é verdadeiramente a única forma que vejo. Enquanto isso creio que o certo seria assim que notasse algum usuário problemático o bastante quanto o Mr. Duran, bani-lo. Tem um fórum que antigamente prestava, de Delphi, o da DevMedia, lá em 2005 (última vez que usei delphi) era desse jeito. Falou M.? Vacilou? Bloqueado. Troller? Banido.
O maior problema que vejo nos tópicos do mr. Duran - é que não sei se vocês já notaram, mas ele consegue influenciar alguns novatos a acreditar nas loucuras sem sentido dele. E sem contar que o fórum é referência em sites de busca como o google, então se você pesquisar sobre algo do tipo do Duran, vai cair por estas bandas.
Eu entendo que é dever dos usuários antigos ou até mesmo conscientes esquecerem o Duran, e muitos não conseguem porquê querendo ou não programador é um bicho que gosta de discutir, de falar. E alguns bons corações ainda acreditam que há algum resto de consciência naquela cabeça (eu saí dessa ilusão esses dias). Agora eu realmente concordo com o Rafael FS no caso de que a moderação deveria adquirir uma postura mais séria com usuários assim.
Obviamente, isso não significa caça as bruxas como fizeram algumas vezes com o cidadão que parece ser bom programador mas é agressivo, e se o cara fala um A simplesmente excluem a mensagem dele, ou algo assim. Como todos aqui são humanos, eu me lembro bem que já aconteceram umas duas picuinhas feias entre dois moderadores e o cidadão agressivo. E nessas duas vezes eu fui testemunha que o cidadão não tinha feito nada demais ou aconteceu alguma covardia na situação.
Enfim, todos os lados já erraram, afinal são humanos. Mas eu pelo menos vou tentar me concentrar mais na minha própria postura tanto a lidar com usuários trolls ou em discussões mais apimentadas.
Mas enfim, pra um fórum desse tamanho a moderação tem realmente um papel importante e de destaque. E sem contar que a moderação tem algumas mentes brilhantes entre elas o thingol, que é um cara que eu nunca vi uma posição errada, nas trocentas mil mensagens que o mesmo tem por aqui.
No mais, vamos seguindo em frente, pois eu ao menos já desisti da cabeça do Duran, rs.