Desabafo

[i]Deixe-me apresentar, me chamo Rachel Campos, sou deficiente auditiva porém oralizada, possuo graduação em fisioterapia. E migrei para tecnologia da informação, no qual estou fazendo curso na globalcode (academia do programador já conclui e atualmente academia Java), tenho pouco tempo de experiência, mudei radicalmente de profissão pois não estava feliz com a profissão de fisioterapeuta, e agora estou me encontrando profissionalmente em tecnologia , digo, a linguagem de programação que escolhi Java.

Java já é difícil para quem tem acesso a todos os materiais e explicações, no qual tenho enfrentado, além da barreira da própria tecnologia, também a barreira de comunicação!!

Desculpe o desabafo, mas, acho que aqui na empresa estão me boicotando. Sei que ora não passam nada ora depois começam a passar um monte de coisa. Então, porque ficar triste, ou alguma coisa semelhante não vai resolver as coisas, tenho ?ouvido? freqüentemente que me falam até hoje, ou seja, ditado: mantenha seus amigos próximos e seus inimigos mais próximos ainda…

Tenho pegado as coisas no ?ar? , sabe … estou aprendendo da pior forma sabe…com a vida, tenho sentido que tem que fazer o jogo deles, toda empresa é assim, tem panelinha, e to tentando manter a panelinha a meu favor…

E preciso de vocês agora, e to percebendo e acho que preciso aparecer (destacar) mais na empresa, fazer o diferencial, porque assim eles darão valor. Mas, isso é uma coisa que eu preciso fazer de dentro para fora, melhorar o que tem dentro de mim para refletir em tudo o que eu faço, é isso que estou aprendendo na empresa , pensando positivo , fazendo as coisas mesmo que não estão pedindo para fazer, tipo ajudar outras áreas , coisas assim… penso assim as vezes sim, as vezes não, que para não me passar trabalho isso significa uma coisa, que eles estão relutantes em me dar tarefas. eu preciso mudar isso, e não sei como? Tento mudar a forma como eu penso, as vezes penso que a empresa está sacaneando sempre…

Não quero apenas conversar, e sim preciso agir também, mas não sei por onde começo. Já que não tenho trabalho para fazer, tenho um pouco de insegurança em arriscar para fazer e começar a andar em outras áreas e ver o que estão fazendo, e ver se tem demanda de trabalho nas áreas de outros colegas, obviamente deixando o gerente a par disso. Tipo se não tem demanda aqui no trabalho para outras áreas crescerem.

Tô tentando ser mais pro-ativa mais do que os meus colegas, e se mesmo assim me restringirem na outra área, eu vou começar a estudar outras tecnologias e arquiteturas do Java pois tem muita coisa a ser estudada e divulgada.

Pensei em começar a fazer alguns cursos internos com essas tecnologias, divulgando novas tecnologias o pessoal parece gostar disso e pode ser que eu ganhe pontos com a direção da empresa, to aprendendo da pior forma sabe, com a vida. Eu não sabia disto, alias não tenho experiência na área de tecnologia e para mim está sendo um mega desafio.

Estou compartilhando isso com vocês, porque não quero bater de frente com o gerente NUNCA, estou fazendo e ainda faço o jogo dele, se eles não me pedem nada para fazer, então vou fazer o que não foi pedido. Tô aprendendo em fazer para mim mesma ter experiência para crescer, to tentando focar em minha carreira, focando no que eu tenho a aprender.

Tipo, to cada vez mais lendo, informando-se , tb perguntando, enfim …bem a Accenture também é uma terceirizadora de serviços de TI, assim como a IBM é, começo a pensar que legal seria pegar uma empresa de TI que não seja terceirizadora, mas vejo que é difícil, sabe porque? Porque estas terceirizadoras focam em código de desenvolvimento, tão apenas, que me lembra como ordenhadoras em vacas, que sugam o leite até murchar… por exemplo, a empresa onde você está ela não é terceirizadora de mão de obra, tem produtos próprios e desenvolve os mesmos.

Sei que na IBM também tem mas de acordo com relatos de amigos que trabalham lá é dificílimo entrar na parte de divisão de produtos. Antes eu não sabia o que era divisão de produtos, depois de conversar com amigos, divisão de produtos é tipo ex: Microsoft tem Windows, Word, Excel, visual Studio. A IBM tem Db2, Lotus Notes, websphere, Tivoli são softwares.

A Oracle tem o Oracle database, Oracle Collaboration Suite entre outros, já a Accenture não tem produtos, nem a Tata Consuntancy, nem a Indra, nem a Cpm . Symantec tem e a CA também tem, Symantec tem antivírus e Ca ferramentas de backup e muitos outros softwares.

Demorei para entender isso… viu…to percebendo que o desenvolvedor nessas empresas é visto de outra maneira…como um capital intelectual e não como um codificador., porque codificador tem mas, tem muito no mercado, e é isso o que tem acontecido na empresa, codificando fácil de se fazer vão tudo para Malásia…e pelo visto do jeito que vai implodir a área de serviços e migrar para Asia…

Sei lá galera …enfim cheguei a uma conclusão que tem momentos que sinto que estão me boicotando…
Desculpem o desabafo e sei que é uma comunidade de Java, mas preciso de ajuda de vocês!! Percebo que a grande maioria são unidos e ajudam muito a galera , pois vejo o GUJ todos dias, vejo novidades tudo mais…

Valeu,

Rachel
[/i]

No que precisar, pode contar comigo. Não sei muito, mas tenho total confiança que o conhecimento pode e deve ser disseminado.
Aliás, o GUJ é um exemplo disto.

opa… com certeza…
tem uns genios aí que vão tirar qualquer dúvida que você tiver hehe… (não sou um deles nem de longe)

só lembrar de usar as tags certinho porque senão o pessoal fica bravo hehe… (e realmente fica mais fácil de entender o post se usar)

sou novo no GUJ também mas no que puder ajudar estou aí!

abraço!

[i]Pelo que me dizem que o GUJ é uma boa escola !! Pude ver…

Como você deve ter percebido que sou iniciante na linguagem…enfrento dificuldades… claro que todos tem dificuldades… isso é fato.

Engraçado que qdo tinha 13 anos tinha chegado a mexer com informática, mas como tomei outros rumos na vida… em fazer faculdade de fisioterapia e tem 4 anos que sou graduada em fisioterapia, deixei a profissão para uma outra oportunidade, e está guardada na gaveta… rsr

E cá estou aqui apanhando na área, correndo atrás do prejú rs

Sinceramente, de tudo o que aprendi na globalcode não consegui assimilar tudo, pois na escola só ensinam a ter noção da ferramenta, funcionalidades, etc… como você deve saber, e não estou tendo essa sincronia em ambiente de trabalho…

As coisas não estão sendo claras para mim …sei que demoram para engrenar as coisas, mas … preciso de ajuda, já procurei professor particular para estudar juntos, é difícil, pois na globalcode tem muitos alunos e isso me atrapalha , perco o controle e foco…

entende a minha situação ?
[/i]

Oi,

Já passei por algo semelhante quando entrei na área de tecnologia… Algumas empresas por onde passei, não fui feliz. Fui contratada apenas porque era mulher e pq diziam que eu era bonita.

Por mais que tentei mostrar o meu conhecimento, não conseguia “espaço” nessas empresas. Segui 3 conselhos (que se você me permitir) irei passar para você agora:

1º - Não misture sua vida pessoal com a profissional. Não se esforce tanto.
2º - Procure usar esse tipo de pessoa (citada por você) a seu favor.
3º - Trabalhe em uma empresa que você se sinta bem. Não deixe essa empresa atrapalhar em nada na sua vida pessoal.

O restante você sabe, busque por meio dos livros e da informação ampliar seu conhecimento. Ajude para ser Ajudada.

OBS: Estou passando essa thread para OFF. Assim quem quiser, poderá lhe dar uma força.

Tchauzin!

Bem, às vezes é chato mesmo ficar sem atividade pra fazer, mas sempre tem algo para melhorar num projeto já existente. Por exemplo, deve ter algum sistema que você ou alguém fez às pressas, que com certeza poderia ser melhorado, aplicado algum design pattern para melhorar a manutenibilidade do código, ou que poderia até aplicar tecnologias novas para resolver problemas que ele apresenta. Ou então pode aproveitar o tempo livre para estudar para uma certificação, que com certeza agregará em conhecimento.

Ambiente de trabalho é tudo.
Se vc não tiver isto esquece.
Sai fora e ache outro.
t+

Olá Rachel,

Essa situação é difícil mesmo,

mas é asim que se aprende.

Todo mundo no começo da carreira foi ingênuo um dia e pegou um gerente que mostrou o mundo real, enfim, são situações que aprendemos, não devemos levar nada pro lado pessoal (dificílimo).

Encare isso como um período de aprendizado, pois isso que você está passando acontece na maioria dos lugares, especialmente nas consultorias que você citou.

E esse conhecimento não se aprende em faculdade ou cursos, só com a escola da vida.

Enquanto isso vá pegando o máximo de experiência e qualificação que você puder, se mostre pró-ativa e identifique as pessoas que possam fazer você crescer e também ajudá-los a crescer.

Cara Rachel,
Em primeiro lugar parabéns pela coragem de mudar radicalmente sua vida, são poucos que tem essa coragem que você teve… Fique tranquila se você esta fazendo da forma como você relatou, você esta indo no caminho certo, as vezes vai ser necessário você bater de frente com os outros, até mesmo com o gerente de projeto ou clientes, isso não é incomum, procure ler e fazer algo que não envolva tecnologia, isto é necessário, mas sempre esteja se atualizando. As vezes no lugar que você esta não estão lhe dando o valor que você merece, no entanto sacrifícios são necessários, quando você tiver experiência vai poder escolher o local onde você pretende trabalhar… Fique calma, seja paciente…
Aqui no GUJ existem diversos profissionais de excelente nível técnico, e todos estão dispostos a ajudar.

Quando tiver duvida poste, e alguém irá ajudar você…

Só mais uma coisa não deixem que as pessoas “abusem” de você…

Um abraço!

Lucas.

[i]Lina

Obrigada pelo post e pelos conselhos.

Não divido minhas coisas pessoais em ambiente de trabalho, porque sei a vida em que vou enfrentar se acontecer com estas misturas.

Só fico pensando, puxa, como pode uma empresa grande na qual trabalho tem já 8 meses que fico ociosa, e outra como pode uma empresa tão grande como esta não oferecer algum tipo de treinamento/capacitação sei lá… para preparar o profissional no mercado… e nesse período fiquei estudando, fazendo globalcode, instalei o eclipse no meu note, pego o meu livro do curso e mão no teclado, e mesmo assim persiste insegurança e dúvidas…

Quando leio a parte contextual, entendo numa boa, mas quando coloco a mão no teclado é totalmente diferente… não estou tendo uma boa lógica de programação, pois só terei uma boa lógica assim praticando e mão no teclado…e fico perdida não sabendo por onde começar…

[/i]

[i]Roger75,

Realmente é muito chato, desestimulante… às vezes desanima… concorda?

[/i]

[i]quebrado,

Concordo com você que um ambiente de trabalho é tudo…

Estou na empresa para ganhar experiência, conhecimento, ganhar bagagem …

Acontece que é ruim ficar pulando de galho pra galho (digo ficar mudando de empresa para outra), daí fica difícil né?

Estou tentando realmente mudar essa imagem que agora a pouco transpareci no desabafo…

Obrigada pelo comentário!!
[/i]

[i]andreiribas,

tem razão!!

enfim como disse: estou aprendendo da pior forma…entrei pro java logo na cara…cara a tapa!!

Mas, gostei da minha mudança, só não esperava passar por isso…

Quando comecei o curso, desculpe a ignorância, mas não conseguia entender tudo de uma vez só classes, variáveis, objetos, instâncias, foi mesmo uma viagem na maionese…

Demorou para entender cada significado, até hoje um pouco deles me confundem… rs

Mas, como você disse é com o tempo que vai clarear as coisas… com a escola da vida…

Realmente obrigada pelo comentário!!
[/i]

Oi Rachel,

Primeiro quero dizer que você é uma mulher corajosa em fazer esse desabafo, vou pegar uma carona e desabafar também…
Faz mais de um ano que acabei meu curso e logo de cara fui chamada para trabalhar em uma empresa muito boa daqui de RP, sinceramente não sei o que eles esperavam, mas não fui contratada nessa empresa por ser mulher e bonita, foi o contrario da Lina, acho que o pessoal do interior é mais preconceituoso. Passei por muitas entrevistas e tenho certeza que nunca fui contratada pelo mesmo motivo, enfim desisti de arrumar emprego na área. Só me resta trabalhar por conta própria…

Espero que você encontre um caminho, boa sorte!

[i]lucas_carvalho100;

Não foi uma decisão fácil.

Tive coragem de mudar radicalmente de profissão porque antes de graduar fisioterapia ia fazer análise de sistemas, minha intuição pedia para fazer análise, mas acabei fazendo fisioterapia e decepcionei muito com a profissão.

Como disse que não foi uma dedisão fácil, pois tenho uma tia que trabalha com TI também, trabalha em uma empresa multinacional de produtos próprios a Symantec, e a mesma incentivou a fazer java na globalcode. Pois ela (minha tia) já programou por 9 anos COBOL, tudo o que imaginar… e hoje foi para área de vendas de software.

Espero estar no caminho certo, pois estou na expectativa de que tudo dará certo, tento mudar essa visão que tenho pensado nos ultimos tempos de óciosa…rs

obrigada pelo post e pela força!!
[/i]

Mas a questão vai além, vi a resposta da lina, o preconceito com a mulher em qualquer área é absurdo, na informática em geral, pior ainda.
Talvez não seja tão explícito, mas fatos que desestimulam as mulheres são vistos a toda hora.
É raro uma empresa que tenha um tratamento igual.

[i]Anime,

Obrigada pelo elogio!!

Sabe …tento acreditar, que sinceramente que, tudo o que consegui aprender (pessoas me passando só especificação multicanal, testes), na empresa em que estou aqui em SP, talvez poderia aprender em outra empresa. O meu conhecimento ninguém tira… e minha dignidade também não.

Quanto a imaginar que estão sempre com sacanagem… não sei sinceramente, não sei se devo acreditar muito nisso não. Acredito mais que seja um comodismo… uma falta de vontade de ajudar quem precisa de algo mais… um desejo de compartilhar…
Acho que as pessoas são mais ignorantes a cerca de nossas necessidades do do que preconceituosas.

O que eu esperava de uma grande empresa na qual trabalho era de: tipo… coisas do tipo, não é só programar e sim entender qual é o objetivo final daquela tarefa , exemplo quem é o cliente que vai utilizar, para qual finalidade de negócio, tudo que me pedem tem um objetivo de negócio por tras, tento sempre descobrir porque aquela atividade é importante e em qual macro visão esta inserida, exemplo se se me pedem para fazer uma alteração de código tento entender onde se encaixa , em qual aplicação, qual o nome da aplicação ( aplicação quer dizer sistema completo, uma aplicação é um conjunto de rpogramas interligados com um objetivo, exemplo, pode ser um sistema de contas a pagar cujo objetivo é controlar as contas que uma empresa tem a pagar, um sistema de faturamento é um conjunto de programas ligados com o objetivo de controlar o faturamento ( emissão de notas fiscais, um sistema de folha de pagamento é um conjunto de programas que controla os pagamentos dos funcionarios, e assim por diante, tento sempre entender o objetivo e o nome da aplicação ou sistema , assim iria conhecer com o tempo a parte " de negócio" e o porque aquele programa ou sistema é importante… entende esse alinhamento que estou te escrevendo ?

Por mais que tento ser amiga do meu chefe, tento aprender com ele ou ela, pois ele não esta nesta posição a toa, com certeza sabe muito mais que eu, tento aprender com ele, observo postura, a forma de falar, o ele que sabe, tento aprender com ele e nunca bater de frente …
[/i]

– Evite esse tipo de comentário. – By Lina.

Rachel, vai com calma, essa area é assim mesmo, não espere muito dos outros, e não espere muito da empresa também. Os conflitos são inevitáveis, pense em você e tente se aproximar de pessoas que tem algo a te agregar.
Evite o pensamento que todos estão contra você… isso não vai te ajudar. Prefira pensar que apenas existem inimigos.

[i]drsmachado,

Consigo imaginar as dificuldades que ela (a Lina) passou e sensibilizo que passa para chegar até onde chegou e tenho certeza de onde ainda vai chegar… Realmente essa área é complicada, na verdade acredito que a maioria seja assim, um querendo puxar o tapete do outro…

As vezes as pessoas podem ter receio de passar algo, sei lá… por isso sinto o BOICOTE…

eu tenho muuuuita dificuldade também… sinto vergonha as vezes de ver pessoas que tem muito menos tempo de área e sabe mais que o dobro que eu…

Mas ocorre sim aqui isso… e é isso que me dá força para correr atrás e mostrar pra mim mesmo que sou capaz de evoluir e ter o meu valor no mercado…

mas é o meu ?sonho? é estar nessa área e trabalhar com essa LOUCURA to tentando seguir em frente e conquistar o seu espaço…

Como já te disse, sou é vencedora em estar aqui… Assim como todos…

Mas quer realmente não é fácil sobreviver a tudo isso… realmente não é!!!

[/i]