[i]Deixe-me apresentar, me chamo Rachel Campos, sou deficiente auditiva porém oralizada, possuo graduação em fisioterapia. E migrei para tecnologia da informação, no qual estou fazendo curso na globalcode (academia do programador já conclui e atualmente academia Java), tenho pouco tempo de experiência, mudei radicalmente de profissão pois não estava feliz com a profissão de fisioterapeuta, e agora estou me encontrando profissionalmente em tecnologia , digo, a linguagem de programação que escolhi Java.
Java já é difícil para quem tem acesso a todos os materiais e explicações, no qual tenho enfrentado, além da barreira da própria tecnologia, também a barreira de comunicação!!
Desculpe o desabafo, mas, acho que aqui na empresa estão me boicotando. Sei que ora não passam nada ora depois começam a passar um monte de coisa. Então, porque ficar triste, ou alguma coisa semelhante não vai resolver as coisas, tenho ?ouvido? freqüentemente que me falam até hoje, ou seja, ditado: mantenha seus amigos próximos e seus inimigos mais próximos ainda…
Tenho pegado as coisas no ?ar? , sabe … estou aprendendo da pior forma sabe…com a vida, tenho sentido que tem que fazer o jogo deles, toda empresa é assim, tem panelinha, e to tentando manter a panelinha a meu favor…
E preciso de vocês agora, e to percebendo e acho que preciso aparecer (destacar) mais na empresa, fazer o diferencial, porque assim eles darão valor. Mas, isso é uma coisa que eu preciso fazer de dentro para fora, melhorar o que tem dentro de mim para refletir em tudo o que eu faço, é isso que estou aprendendo na empresa , pensando positivo , fazendo as coisas mesmo que não estão pedindo para fazer, tipo ajudar outras áreas , coisas assim… penso assim as vezes sim, as vezes não, que para não me passar trabalho isso significa uma coisa, que eles estão relutantes em me dar tarefas. eu preciso mudar isso, e não sei como? Tento mudar a forma como eu penso, as vezes penso que a empresa está sacaneando sempre…
Não quero apenas conversar, e sim preciso agir também, mas não sei por onde começo. Já que não tenho trabalho para fazer, tenho um pouco de insegurança em arriscar para fazer e começar a andar em outras áreas e ver o que estão fazendo, e ver se tem demanda de trabalho nas áreas de outros colegas, obviamente deixando o gerente a par disso. Tipo se não tem demanda aqui no trabalho para outras áreas crescerem.
Tô tentando ser mais pro-ativa mais do que os meus colegas, e se mesmo assim me restringirem na outra área, eu vou começar a estudar outras tecnologias e arquiteturas do Java pois tem muita coisa a ser estudada e divulgada.
Pensei em começar a fazer alguns cursos internos com essas tecnologias, divulgando novas tecnologias o pessoal parece gostar disso e pode ser que eu ganhe pontos com a direção da empresa, to aprendendo da pior forma sabe, com a vida. Eu não sabia disto, alias não tenho experiência na área de tecnologia e para mim está sendo um mega desafio.
Estou compartilhando isso com vocês, porque não quero bater de frente com o gerente NUNCA, estou fazendo e ainda faço o jogo dele, se eles não me pedem nada para fazer, então vou fazer o que não foi pedido. Tô aprendendo em fazer para mim mesma ter experiência para crescer, to tentando focar em minha carreira, focando no que eu tenho a aprender.
Tipo, to cada vez mais lendo, informando-se , tb perguntando, enfim …bem a Accenture também é uma terceirizadora de serviços de TI, assim como a IBM é, começo a pensar que legal seria pegar uma empresa de TI que não seja terceirizadora, mas vejo que é difícil, sabe porque? Porque estas terceirizadoras focam em código de desenvolvimento, tão apenas, que me lembra como ordenhadoras em vacas, que sugam o leite até murchar… por exemplo, a empresa onde você está ela não é terceirizadora de mão de obra, tem produtos próprios e desenvolve os mesmos.
Sei que na IBM também tem mas de acordo com relatos de amigos que trabalham lá é dificílimo entrar na parte de divisão de produtos. Antes eu não sabia o que era divisão de produtos, depois de conversar com amigos, divisão de produtos é tipo ex: Microsoft tem Windows, Word, Excel, visual Studio. A IBM tem Db2, Lotus Notes, websphere, Tivoli são softwares.
A Oracle tem o Oracle database, Oracle Collaboration Suite entre outros, já a Accenture não tem produtos, nem a Tata Consuntancy, nem a Indra, nem a Cpm . Symantec tem e a CA também tem, Symantec tem antivírus e Ca ferramentas de backup e muitos outros softwares.
Demorei para entender isso… viu…to percebendo que o desenvolvedor nessas empresas é visto de outra maneira…como um capital intelectual e não como um codificador., porque codificador tem mas, tem muito no mercado, e é isso o que tem acontecido na empresa, codificando fácil de se fazer vão tudo para Malásia…e pelo visto do jeito que vai implodir a área de serviços e migrar para Asia…
Sei lá galera …enfim cheguei a uma conclusão que tem momentos que sinto que estão me boicotando…
Desculpem o desabafo e sei que é uma comunidade de Java, mas preciso de ajuda de vocês!! Percebo que a grande maioria são unidos e ajudam muito a galera , pois vejo o GUJ todos dias, vejo novidades tudo mais…
Valeu,
Rachel
[/i]