Desabilitar campos JSF

Olá, tenho vários campos em uma tela de cadastro e uso o atributo disable passando como parametro um metodo boolean para habilitar e desabilitar os campos, gostaria de saber se nao tem como eu desabilitar todos os campos da tela de cadastro de uma soh vez, ao inves de por disable="#{bean.boolean}" em todos os campos.

Agradeço qlq ajuda de vocês;

Você pode colocar todos estes campos dentro de um panelgrid (por exemplo) e “dar” o disable nele.

panelgrid nao tem o atributo disable pelo que vi, nem o panel

panelgrid nao tem o atributo disable pelo que vi, nem o panel[/quote]E um div?

também não, ;s só se com outro nome que eu não conheço mas disable não tem, o pior eh que tenho telas de cadastro aqui com mais de 30 campos, vai dar uma mão de obra grande por em todos e o código ficaria ‘sujo’ demais;

[quote=Elvis Fabiane]também não, ;s só se com outro nome que eu não conheço mas disable não tem, o pior eh que tenho telas de cadastro aqui com mais de 30 campos, vai dar uma mão de obra grande por em todos e o código ficaria ‘sujo’ demais;[/quote]procurei no google por: disable div

E olha o primeiro resultado no google:

poise cara, o problema é que eu não sei 1% trabalhar com javascript, mas tudo bem, vou dar uma estudada. Valeu

Você viu se tem o atributo rendered no panelGrid ?

mas o rendered não oculta conforme o valor do boolean ? Não gostaria de ocultar, somente desabilitar

ah tá.
foi mal.
então só com readonly mesmo.

Melhor opção pelo jeito é o javascript mesmo como sugeriu o Hebert Coelho…mas da uma caçada no google…as vezes acha outras opções. eu particularmente faria com javascript tbm.

[]'s

[quote=lele_vader]ah tá.
foi mal.
então só com readonly mesmo.[/quote]

Em qual componente eu encontro o readonly amigo ?

[quote=bastides]Melhor opção pelo jeito é o javascript mesmo como sugeriu o Hebert Coelho…mas da uma caçada no google…as vezes acha outras opções. eu particularmente faria com javascript tbm.

[]'s[/quote]

poisé, já passou e muito da hora de eu aprender usar javascript

Tem que ver na documentação dos componentes.

Talvez o panelGrid tenha.

Javascript é simples, muita coisa você acha pronto na internet, mas o bom é entender o que esta sendo feito senão você se perde mesmo.

Boa sorte ai…qualquer duvida da uma procurada no GUJ no Google, nao achando solução vai postando aqui…

[]'s

blz cara vou dar uma estudada qlq coisa volto, agradecido !!!

Tente usar o <h:panelGroup rendered=“false”> em torno dos campos que vc quer desabilitar… ou entao use um evento p:ajax para desabilita-los

[quote=MarcioProgramador]Tente usar o <h:panelGroup rendered=“false”> em torno dos campos que vc quer desabilitar… ou entao use um evento p:ajax para desabilita-los[/quote]Você já é o segundo que sugere o rendered.

Esse cara é para esconder e não desabilitar.

@Hebert Coelho, putz é mesmo shauhsauhusa… pior que eu ainda comentei falando em desabilitar :slight_smile: . Sorry buddies :slight_smile:

Cara se só pode ser desabilitar teria que fazer o disable testando se o valor do seu bean é false ou true em todos os seus componentes.
Pode fazer um ou, se 1 ou outro valor do bean for false desabilita.

Talvez isso lhe atenda.