DESAFIO JBuilder X Struts

Pessoal,
Importei meu projeto Struts para o JBuilder 8, tá compilando beleza! porém uso Connection Pool (Um Datasource no contexto do Conteiner Tomcat), configurado no arquivo $TOMCAT_HOME/conf/Server.xml.

Quando acesso via browser direto dá certo, mas quando tento executar de dentro do JBuilder ele não acha o jdbc context, é como se o server.xml do projeto do JBuilder fosse reecristo a cada compilação. Se eu modifico o serve.xml do JBuilder ele volta ao default.

Alguem pode me ajudar?

No help do Jbuilder ensina como configurar o DataSource dentro do struts-config.xml. No help tem até a telinha do wizard pra fazer isso. De qualquer forma tem que colocar isso no seu struts-config.xml. Substitua os “[” por “<” porque eu coloquei assim aqui e deu pau na hora de postar. Então é so trocar. Se não me engane o Jbuilder cria o server.xml a cada execução. Inclusive se a porta 8080 estiver sendo usada ele altomaticamente roda em outra porta.

&#91;data-sources&#93;
  &#91;data-source&#93;
     &#91;set-property property=&quot;autoCommit&quot; value=&quot;true&quot;/&#93;
     &#91;set-property property=&quot;description&quot; value=&quot;Sample JDataStore Configuration&quot;/&#93;
     &#91;set-property property=&quot;maxCount&quot; value=&quot;4&quot;/&#93;
     &#91;set-property property=&quot;minCount&quot; value=&quot;2&quot;/&#93;
     &#91;set-property property=&quot;password&quot; value=&quot;mypasssword&quot;/&#93;
     &#91;set-property property=&quot;url&quot; value=&quot;jdbc&#58;borland&#58;dslocal&#58;C&#58;/JBuilder/samples/WebApps/guestbook/guestbook.jds&quot;/&#93;
     &#91;set-property property=&quot;user&quot; value=&quot;myusername&quot;/&#93;
  &#91;/data-source&#93;
&#91;/data-sources&#93;

[quote=“caitiff-jVampire”]No help do Jbuilder ensina como configurar o DataSource dentro do struts-config.xml. No help tem até a telinha do wizard pra fazer isso. De qualquer forma tem que colocar isso no seu struts-config.xml. Substitua os “[” por “<” porque eu coloquei assim aqui e deu pau na hora de postar. Então é so trocar. Se não me engane o Jbuilder cria o server.xml a cada execução. Inclusive se a porta 8080 estiver sendo usada ele altomaticamente roda em outra porta.

&#91;data-sources&#93; &#91;data-source&#93; &#91;set-property property=&quot;autoCommit&quot; value=&quot;true&quot;/&#93; &#91;set-property property=&quot;description&quot; value=&quot;Sample JDataStore Configuration&quot;/&#93; &#91;set-property property=&quot;maxCount&quot; value=&quot;4&quot;/&#93; &#91;set-property property=&quot;minCount&quot; value=&quot;2&quot;/&#93; &#91;set-property property=&quot;password&quot; value=&quot;mypasssword&quot;/&#93; &#91;set-property property=&quot;url&quot; value=&quot;jdbc&#58;borland&#58;dslocal&#58;C&#58;/JBuilder/samples/WebApps/guestbook/guestbook.jds&quot;/&#93; &#91;set-property property=&quot;user&quot; value=&quot;myusername&quot;/&#93; &#91;/data-source&#93; &#91;/data-sources&#93; [/quote]

e o driver? e o name?
com datasource não dá certo, pois é uma coneção no contexto do conteiner e não da aplicação

Pelo que li no help para usar um DataSource você teria que estar trabalhando com EJB. E portanto um Jboss e não somente com o tomcat. Não encontrei configuração de datasource nos projetos web do Jbuilder. Eu acho que não tem como não.

amigÃo caitiff-jVampire,

Claro q tem como usar Datasource em projeto JBuilder, eu mesmo já usei, porém nesse meu caso não quero ussar um datasource no struts-config.xml e sim no server.xml, pois minha conexão é no contexto do conteiner (tomcat). detalhe: a minha aplicação funciona normalmente via browser direto, guando starto o tomcat independente do jbuilder, e o jbuilder compila a minha aplicação normalmente, mas quando tento executar meu projeto por dentro do jbuilder ele lança uma excessão dizendo q não encontrou o jdbc no contexto. entendeu, é como se o jbuilder sobrescrevesse o server.xml que eu alterei. deve ter alguma maneira de configura-lo, para gerar esse novo server.xml do jeito q eu quiser.

Eu acho que foi você que não entendeu. O Jbuilder tem um tomcat no seu diretório. Esse tomcat é completo e funciona. Mas o Jbuilder quando starta um debug ou executa um aplicativo dentro do seu ambiente ele gera um server.xml para apontar o diretorio de aplicações (webapp) para o seu diretorio de trabalho. É assim que ele consegue executar o debug e tudo o mais. Esse arquivo você vai encontrar na pasta Tomcat/conf/server8080.xml no diretorio do seu projeto web. Veja se colocando o DataSource la (como você faz no tomcat normal) você consiga usa-lo. Eu não sei se vai funcionar porque não tem wizard no Jbuilder para isso. Lembrese que a configuração que você tem do DataSorce configurado não é a mesma que o Jbuilder usa para executar aplicativos no seu ambiente. Ele usa um server.xml para cada projeto web.

Edit: Veja tambem que tem nesse mesmo diretorio um arquivo chamado server-template.xml. Nele tem uma configuração de JDBC comentada. Faça a alteração nele talvez funcione.

o problema é q essa pasta Tomcat/conf/ dentro do meu projeto nem existe antes de executar-lo

Estranho você está usando o Jbuilder 8? Aqui ela permanece mesmo depois de execultado. Mas se for isso mesmo você não vai poder usar Datasource em projeto Web. Tem que ser em um Projeto EJB. Quando trabalhava com o Jbuilder 7 eu fazia uma conexão simples. Como bastava alterar uma opção no arquivo de configuração para mudar entre DataSource ou não. No projeto eu não usava e no tomcat eu usava. Isso não causa impacto no desenvolvimento a menos que esteja monitorando o desempenho do aplicativo.

quer dizer que não posso por uma conexão no contexto da aplicação, usando JBUILDEr? outro problema: as minhas views (.jsp) não são interpretadas direito pelo jbuilder, fica uma bagunçá só, acaba que estou programando as .jsp no código, na raça, na munheca!! é foda! tens alguma sugestão, tó pra disistir do jbuilder 8

Como assim nao são interpretadas? O que você quer dizer com programar os JSPs na munheca? Nunca tive problemas com JSP no Jbuilder. Alias pelo contrario ja tive em outras IDEs mas no Jbuilder nunca. Explique pra mim (pode ser via email mesmo) como você está usando o JBuilder. Tipo, new Project, depois Web Aplications etc. Talvez alguma coisa você não esteja fazendo da maneira certa. Agora quanto ao DataSource pelo que entendi no Help existe wizard somente para EJB. Mas eu vi os arquivos de configuração com DataSource comentadas. Não fiz o teste mas vejo isso para você. Quanto a desistir do Jbuilder eu acho cedo para fazer isso. As outras IDEs são bem mais complicadas que ele. O Eclipse por exemplo tem que saber instalar e configurar os plugins pra usar. Não vem com a web pronta pra usar como você ja encontra no Jbuilder, e o NetBeans tem um sistema de classpath e arvore de pacotes horrivel, longe de ser organizado como o do Jbuilder. Vamos com calma senão você acaba desistindo do java.

você tem mensseger?

quando eu digo na munheca, quero dizer que preciso escrever minhas tags na páginas jsp e para visualiza-las preciso executar a aplicação, queria ver como tá ficando tipo do dreamweaver, saca?

Sim entendi. Tem uma aba na parte de baixo do editor. “View”. Ela mostra o html. Mas tags javas só vão ser vistas em tempo de execução por qualquer IDE que você usar. Somente o HTML é mostrado e mesmo assim fica meio tosco porque ele usa um browser do tipo um que a sun disponibilizava com jkd. São classes swing e awt nem de longe fica igual ao browser mas da para ter uma idéia. As outras IDEs se não me engane não fazem isso.
Tenho msn mas uso muito pouco. Vai me achar mais facil no email.
marcos_vargens@hotmail.com