Desafio matemÁtica

Fala pessoal, vim aqui propor um exercício matemático (nada a ver com java, e sim com lógica)…
Meu pai é professor de engenharia, e no primeiro dia de aula ele propõe esse exercício para ver se os alunos estão bom em matemática… (Eu axei ele relativamente fácil, e rápido de fazer)

DESAFIO: Visualizando essa imagem, pede-se o valor de x+y+z.

PS: [color=red]O exercício não pede os resultados[/color], e sim como chegou a conclusão.

[EDIT] Devia ter postado nos Off-topics =X Só agora pensei, moderadores, sintam-se livre para mover =D

Tipo, os valores das figuras não são iguais correto?

Tipo, Quadrado tem o mesmo valor que o outro quadrado.

[quote=LucasAdri07]Tipo, os valores das figuras não são iguais correto?

Tipo, Quadrado tem o mesmo valor que o outro quadrado.[/quote]
Sim, pois se não não haveria sentido! =P

O numero tem qe ser inteiro ou poder ser quebrado tipo 0,5 ?

Acho que é isso

Quadrado vale 0
Bola vale 3
Triangulo vale 4

Z = 8
X = 6
Y = 3

tanto faz…
Você vai ter que montar sistemas… não é pra ficar xutando valores… Não é essa a intensão do exercício…
Porque se não vc realiza ele em 30 segundos…
É para mostrar os calculos, e como xegou…
Jogando valores é facil d+

Não vejo imagem alguma

[quote=adrianoacp]Acho que é isso

Quadrado vale 0
Bola vale 3
Triangulo vale 4

Z = 8
X = 6
Y = 3[/quote]

Z + X + Y = 8 + 6 + 3 = 17 (:

Quadrado vale 0
Bola vale 3
Triangulo vale 4

Z = 8
X = 6
Y = 3[/quote]
Realmente está certo, mas vc levaria um ERRADO na prova…
O que eu quero é como vc xegou no resultado…
Como eu disse, jogando valores é facil d+…
Imagine que fosse uma questão aberta, para mostrar seus cálculos, e como xegou no resultado…
No seu caso vc escreveria: “Fui xutando valores até chegar no resultado” ? Não. Tente demonstrar matematicamente…

Ai ja não sei… huauhahu
mais vou tentar fazer

Quadrado vale 0
Bola vale 3
Triangulo vale 4

Z = 8
X = 6
Y = 3[/quote]
Olha minha resposta acima…

Tri = 4 -2 Quad
Quad = 6 - 2 Circ

6 - 2 Circ + 1 Circ + 4 - 2 Quad = 7
6 - 2 Circ + 1 Circ + 4 - 2 ( 6 - 2 Circ ) = 7
6 - 2 Circ + 1 Circ + 4 - 12 + 4 Circ = 7
3 Circ = 7 - 6 - 4 + 12
Circ = 9 / 3
Circ = 3

Quad = 6 -2 (3)
Quad = 0

Tri = 4 -2 (0)
Tri = 4

X = 6
Y = 3
Z = 8

[quote]

Tri = 4 -2 Quad
Quad = 6 - 2 Circ

6 - 2 Circ + 1 Circ + 4 - 2 Quad = 7
6 - 2 Circ + 1 Circ + 4 - 2 ( 6 - 2 Circ ) = 7
6 - 2 Circ + 1 Circ + 4 - 12 + 4 Circ = 7
3 Circ = 7 - 6 - 4 + 12
Circ = 9 / 3
Circ = 3

Quad = 6 -2 (3)
Quad = 0

Tri = 4 -2 (0)
Tri = 4

X = 6
Y = 3
Z = 8

[/quote] eu tava tentando chegar nisso…

Depois de não conseguir resolver um negócio baba desse, acho que não tenho lógica o suficiente para ser programador… T.T

eu estava chutando valores, e não lembrei do zero. tinha empacado…
bacana o raciocinio

tinha feito quadrado =1 + 1 e triangulo =2 dava 4
assim por diante, mas nao fechou…

legal. gostei…

quero ver vc resolver aquela revista de logica da ediouro senão me engano, ops desculpe coquetel. tem no site www.coquetel.com.br

problemas de lógica… muito legal…

so resolvi os faceis até hoje, mas tem respostas para comprovar a veracidade do negócio… valeu… olhem lá os apreciadores…

Oi,

Isso é quase o mesmo que jogar Sudoku.
Combinar os resultados da linha e calcular a probabilidade dos valores para cada figura.

Por mais que existem cálculos de possibilidades, não vejo muita matemática nisso…

Resposta:

Quadrado vale 0
Bola vale 3
Triangulo vale 4

Z = 8
X = 6
Y = 3

Obs: Movido para off.

Tchauzin!

[quote=pedroroxd]Fala pessoal, vim aqui propor um exercício matemático (nada a ver com java, e sim com lógica)…
Meu pai é professor de engenharia, e no primeiro dia de aula ele propõe esse exercício para ver se os alunos estão bom em matemática… (Eu axei ele relativamente fácil, e rápido de fazer)
[/quote]

Isso é um simpls sistema de 6 equações a 6 incognitas o que significa que é resoluvel.
O como , basta aplicar qualquer tecnica de resolução de sistema de equações, que como foi já mostrado é trivial

Isto não é um execício de lógica, apenas de matemática, mas concordo que quem não souber resolver isso vai penar para ser desenvolvedor.
Para ser desenvolvedor é necessário dominar vários graus de abstração e a matemática simbolica ajuda muito nisso.

[quote=sergiotaborda][quote=pedroroxd]Fala pessoal, vim aqui propor um exercício matemático (nada a ver com java, e sim com lógica)…
[/quote]

Isso é um simpls sistema de 6 equações a 6 incognitas o que significa que é resoluvel.
O como , basta aplicar qualquer tecnica de resolução de sistema de equações, que como foi já mostrado é trivial

Isto não é um execício de lógica, apenas de matemática, mas concordo que quem não souber resolver isso vai penar para ser desenvolvedor.
Para ser desenvolvedor é necessário dominar vários graus de abstração e a matemática simbolica ajuda muito nisso.[/quote]

Com certeza. Como disseram acima, de cabeça é muito fácil, mas a idéia é colocar na equação. O fato de visualizar a solução do problema na equação já é um exercício de lógica(como montar um algoritmo).

[quote=juliocbq][quote=sergiotaborda][quote=pedroroxd]Fala pessoal, vim aqui propor um exercício matemático (nada a ver com java, e sim com lógica)…
[/quote]

Para ser desenvolvedor é necessário dominar vários graus de abstração e a matemática simbolica ajuda muito nisso.[/quote]

Com certeza. Como disseram acima, de cabeça é muito fácil, mas a idéia é colocar na equação. O fato de visualizar a solução do problema na equação já é um exercício de lógica(como montar um algoritmo).

[/quote]

Ai que está. Ninguem monta o algoritmo, ele já é conhecido ( a menos , é claro, que a pessoa esteja ainda na quarta série… mas qualquer pessoa de mais de 15 anos deve ser conhecido). Se o cara tiver que inventar um algoritmo na hora, ai sim vira problema de logica, mas ai, o problema de cara é outro : não saber matemática.

[quote=sergiotaborda][quote=juliocbq][quote=sergiotaborda][quote=pedroroxd]Fala pessoal, vim aqui propor um exercício matemático (nada a ver com java, e sim com lógica)…
[/quote]

[/quote]

Ai que está. Ninguem monta o algoritmo, ele já é conhecido ( a menos , é claro, que a pessoa esteja ainda na quarta série… mas qualquer pessoa de mais de 15 anos deve ser conhecido). Se o cara tiver que inventar um algoritmo na hora, ai sim vira problema de logica, mas ai, o problema de cara é outro : não saber matemática. [/quote]

huahuahua… é verdade.