Desafio matemÁtica

Eu sei que o exercício é facil, e nem é tanta lógica, e sim mais matemática…
Por isso foi aplicado na primeira aula de engenharia da computação…

Mas legal que vcs gostaram =)

rolando o topico, acabei lendo a resposta, agora, perdeu a graça. :?

Quadrado = A
Bola = B
Triângulo = C

2A + B = Y
A + B + C = 7
2A + C = 4
2B + A = X

Aí fica fácil…

A = 0
B = 3
C = 4

C = 4 - 2A

A + B + 4 - 2A = 7

-A + B = 3

A = B - 3

2B + B - 3 = 6

3B = 9

B = 3

A = 0

C = 4

Bom, eu tenho um outro probleminha de lógica para vocês. Achei num questionário de lógica, demorei um pouco para achar a resposta, mas ele é bem elaborado.

Certa vez um aventureiro montou uma cabana, e foi buscar comida. Porém veio um urso e derrubou-a. O homem voltou ao acampamento e arrumou ela. Porém o urso andou 10 Km para o Sul, 20 para o Oeste e 10 Km para o Norte, e derrubou novamente a tenda. Então, de que espécie é o urso?

[quote=Luiz Niedermier Custodio]Bom, eu tenho um outro probleminha de lógica para vocês. Achei num questionário de lógica, demorei um pouco para achar a resposta, mas ele é bem elaborado.

Certa vez um aventureiro montou uma cabana, e foi buscar comida. Porém veio um urso e derrubou-a. O homem voltou ao acampamento e arrumou ela. Porém o urso andou 10 Km para o Sul, 20 para o Oeste e 10 Km para o Norte, e derrubou novamente a tenda. Então, de que espécie é o urso?

[/quote]
Se o urso androu 10km pro sul, 20 para o oeste e 10km para o norte, corta-se os dois 10km…
E o vetor resultante é 20km para oeste…

No problema não diz que a cabana mudou de lugar…
Então como o urso derrubou?
Primeiro diz que é cabana, e depois tenda… Então supuz que é uma pegadinha…

Se quiserem a resposta, me mandem mensagem privada. Ok?

Não, a cabana não mudou de lugar.

E suponha que cabana = tenda. Foi erro meu no digitar, não queria deixar repetitivo.

Urso 360 graus ou algo parecido???

Olá

Boa questão e acho que é de lógica mesmo. Resolvi rapidinho:

Q = quadrado, B = bola e T = triângulo

Da segunda coluna que é igual a terceira linha: 2B + Q = x = 6

Somando a primeira com a terceira coluna: y + x = 2Q + B + 2T + Q = (2Q + T) + (Q + B + T) = 4 + 7 = 11

Total = 6 + 11 = 17

E o urso é polar, branco e vivia no polo norte magnético, que dista uns 1600 Km do polo geográfico. O que ele andou equivale a um percurso triangular pois voltou ao ponto de partida, isto é, ao polo norte magnético

[]s
Luca

[quote=pedroroxd][quote=Luiz Niedermier Custodio]Bom, eu tenho um outro probleminha de lógica para vocês. Achei num questionário de lógica, demorei um pouco para achar a resposta, mas ele é bem elaborado.

[/quote]
Se o urso androu 10km pro sul, 20 para o oeste e 10km para o norte, corta-se os dois 10km…
E o vetor resultante é 20km para oeste…

[/quote]

Não não é. A terra não é plana.
Se vc considerar que a terra é uma esfera (aproximadamente), aquele caminho forma um triangulo e o urso voltou exatamente onde estava antes.
Mas isso só é verdade se vc considerar que ele partiu do polo. Logo, o urso tem que ser polar.

Isto não é um exercicio de logica, é um exercicio para saber se a pessoa conhece geometria não euclideana e sabe pensar usando-a.
Se a pessoa desconhece que o que é geometria não euclideana este problema é irrusoluvel e apenas por tentativa e erro não chega lá.

A melhor maneira de se desenvolver esse tipo de raciocínio é desenvolver programas para resolvê-los. Começar com problemas simples relacionados a um tema, como
números complexos por exemplo
Pelo programa é possível simular situações reais e ver na prática a aplicação daquela teoria.

Eu comprei esse livro e achei muito bom. Me adicionou muito conhecimento.
http://www.crcpress.com/product/isbn/9780849374791;jsessionid=KPbP4-X-pL7lYvVVgUctZQ**

Queria achar um equivalente em Java, mas consegui portar todos os exemplos sem nenhum problema.

Olá

Sérgio, discordo em parte.

Também acho que além da lógica é preciso outro conhecimento. Mas não é de geometria.

Para enfatizar que o principal ponto não tem a ver com geometria e que aliás está implicito na minha resposta que desconfio que não leram com atenção, vou fazer uma observação VERDADEIRA sobre este problema. Quem souber o porque desta observação saberá que NÃO é um problema de geometria:

[color=red]Se o urso fizer este trajeto bem devagar, isto é, em 6 meses por exemplo, e se a tenda não sair do mesmo lugar, quando ele voltar não passará perto da tenda.[/color]

Para dar uma dica afirmo que se o urso voltar depois de um ano, só encontrará a tenda se ela mudar do ponto inicial para alguns quilometros mais distante.

[]s
Luca (que além de Java e geometria, também sabe navegar)

[quote=Luca]Olá

Sérgio, discordo em parte.

Também acho que além da lógica é preciso outro conhecimento. Mas não é de geometria.
[/quote]

Sim, o meu ponto era apenas que não era um exercicio de logica.

quanto ao tipo de conhecimento extra necessário não sei qual seria. mas o enunciado não fala nada sobre velocidade ou tempo que o urso demorou, portanto a resposta deve ser baseada em algo que não muda com o tempo.

A resposta do polo norte realmente não me satisfez porque se a terra é redonda o raciocinio que coloquei antes se aplica em qq ponto do globo. Logo tb apenas a geometria não dá a resposta. (por outro lado sem ela não dá para entender como um triangulo tem mais 120 graus)

Algumas resposta relacionada ao deslocamento do gelo, estrelas, flutuação do polo magnético, … ou alguma outra propriedade de algum item que depende do tempo, não implica apenas que a pessoa tenha conhecimento prévio da resposta como além disso que ela não pode inferir a resposta da pergunta. e isso com certeza mostra que não é um problema de logica. Era apenas isto que queria dizer.

Só que agora fiquei curioso para saber se a resposta é urso polar e por quê.

Olá

Mais uma dica…

Insisto, o local onde a tenda pode estar, muda com o tempo e muda bastante, googlem por isto.

Se a tenda permanecer exatamente no mesmo local por vários meses, o urso não consegue acertar o local. Repito que o local é único no mundo. É aquele em que podem haver ursos e que também se pode ir qualquer distância para o sul, virar e seguir qualquer distância para leste ou oeste e voltar ao norte a mesma distância que foi para o Sul.

Esqueçam geometria, pensem em bússolas que não se orientam por geometria.

[]s
Luca

Quer dizer que o polo magnetico se move lentamente? Ou devemos levar em conta o movimento de translação/precessão terrestre.

Olá

Não sei a velocidade de movimentação do polo magnético. Mas sei que varia e muito mais do que a gente pode imaginar. E sei também que o único lugar do mundo em que a tenda poderia estar é exatamente sobre o polo norte magnético. Caso contrário o esperto urso que não sai de casa sem sua bússola, não a encontraria na volta.

Segundo a wikipedia:

A Terra age como um enorme imã devido a existência de uma massa de ferro no seu núcleo. Correntes elétricas no núcleo geram a maior parte do campo magnético, embora 10% sejam produzidos por correntes da ionosfera.

Os pólos mudam de posição lentamente, mas permanecem a cerca de 1.600 km dos pólos geográficos que determinam o eixo de rotação da Terra.

Ao contrário do que ocorre com os pólos geográficos, os dois polos magnéticos não são exatamente opostos. A linha imaginária que os une (eixo magnético), não passa pelo centro exato da terra, mas a cerca de 530 km do mesmo.

De http://mundoestranho.abril.com.br/ciencia/pergunta_287848.shtml

O eixo de rotação da Terra determina o pólo geográfico, enquanto movimento do magma da Terra cria campo magnético

1. A rotação da Terra acontece em torno de um eixo perpendicular ao plano do Equador. Os Pólos Norte e Sul geográficos são os pontos em que o eixo passa pelas extremidades do planeta. Esses pontos servem de referência para os paralelos e meridianos terrestres

2. No centro do planeta, há uma grande bola de ferro fundido (magma), pouco menor que a Lua. Essa bola gira um pouco mais rápido que a própria Terra e movimenta um outro mar de ferro fundido ao redor. Nessas duas partes, existem cargas elétricas em constante movimento

3. Esse vaivém de cargas elétricas cria um campo magnético. No caso do nosso planeta, os físicos crêem que o magnetismo da Terra é produto da movimentação do núcleo cheio de cargas. Após anos de observação, sabe-se que o “ímã terrestre”, como todo ímã, é mais forte nos pólos

4. Tudo indica que o movimento do magma - e suas cargas elétricas - é influenciado pela rotação do planeta. E, como o eixo de um campo magnético é sempre perpendicular ao das cargas, o eixo terrestre seria próximo ao eixo geográfico. A distância atual entre eles é de 11 graus

[]s
Luca

sergio deu uma aula agora.

[quote=Luca]Olá

Não sei a velocidade de movimentação do polo magnético. Mas sei que varia e muito mais do que a gente pode imaginar. E sei também que o único lugar do mundo em que a tenda poderia estar é exatamente sobre o polo norte magnético. Caso contrário o esperto urso que não sai de casa sem sua bússola, não a encontraria na volta.
[/quote]

Perai, está insinuando que a solução é urso polar porque a tenda está no polo magnético e ele se move e o urso usaria uma bussola ?
Não faz sentido que para resolver o “problema” tenhamos que supor que o urso usa uma bussola. Isso sim não é lógico.
Se era isso que estava pensando, prefiro a solução da geometria não-euclideana que não depende do urso usar bússola. Muito mais simples (Occam’s razor)

Olá

Sérgio, me desculpe. Mas não conheço nenhum método mais ou menos exato de encontrar o norte se não for usando uma bússola.

E não me venha com navegação astronômica que eu como velejador sei perfeitamente o que é (apesar de nunca ter feito e nem ter sextante).

O uso da bússola se faz necessário tão somente para achar o norte. Quando citei que o polo magnético se move foi apenas para criar um novo desafio e forçar a turma daqui a pesquisar sobre magnetismo da terra ao invés de se debater em coisas que não tem nada a ver como por exemplo geometria.

A geometria poderia ser usada para achar distâncias na terra. A gente usa isto comumente para calcular distãncias geodésicas (que levam em conta a curvatura da terra) ou para definir linhas ortodrômicas (caminho mais curto entre 2 pontos na superfície terrestre). Mas definir o que se chama de derrota em graus, se usa BÚSSOLA (e mais algumas reguinhas paralelas que qualquer um que sabe navegar um barco já usou)

[]s
Luca

Olá

Reforçando… se o urso não souber usar a bússola, não conseguirá ir para o sul, leste ou oeste e voltar ao norte. Mesmo que ele se guie pela estrela Ursa Maior, precisará fazer as medições todos os dias a mesma hora e dispor de um sextante. Acho mais fácil o urso saber usar a bússola.

E se vocês quiserem um exemplo de professora que ensina errado a seus alunos, vejam o link sobre geometria não euclidiana que pressupõe que o urso consiga ir para o norte ou sul sem usar bússola:

http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/alice/geometria_ne.htm

O urso da moça é primo do urso do Sérgio e consegue achar o norte geográfico sem pegar o norte magnético e sem fazer as contas que são minimamente necessárias para compensar em graus a diferença entre o norte magnético e o norte geográfico.

[]s
Luca