Desafio matemÁtica

Cada 1 que aparece…
Isso não é raciocínio, e sim ter conhecimento dessas porcaria! UAHUHUA
eu (pessoalmente) não tinha, e não axo muito util ter =P

pode estar muda?
AHUhuAHHUAhua

Olá

[quote=pedroroxd]Cada 1 que aparece…
Isso não é raciocínio, e sim ter conhecimento dessas porcaria! UAHUHUA
eu (pessoalmente) não tinha, e não axo muito util ter =P[/quote]

Sim, é raciocínio. E também deter conhecimento. Você pode achar porcaria mas para mim que gosto de acompanhar regatas de volta ao mundo, travessias oceânicas e coisas semelhantes, é um conhecimento bem interessante.

Bem, tem gente que gosta de acompanhar esporte com homem se agarrando. Eu gosto de vela. Velejei competitivamente por mais de 20 anos e me orgulho muito disto.

[]s
Luca

Olá

pode estar muda?
AHUhuAHHUAhua[/quote]

Você está certo, faltava uma vírgula. Acho quem queria entender não teve dificuldades nenhuma.

Se a gente fosse corrigir erros de português aqui no GUJ começaria com aqueles que escrevem achei com X como uma frase que encontrei por aí:

…mas axei que era o renato russo…

[]s
Luca

[quote=Luca]Olá

pode estar muda?
AHUhuAHHUAhua[/quote]

Você está certo, faltava uma vírgula. Acho quem queria entender não teve dificuldades nenhuma.

Se a gente fosse corrigir erros de português aqui no GUJ começaria com aqueles que escrevem achei com X como uma frase que encontrei por aí:

…mas axei que era o renato russo…

[]s
Luca[/quote]
eita… eu não tive nenhuma dificuldade, e creio que ninguém teve…
só tava descontraindo, que esse “muda” causou ambiguidade… para de levar as coisas sérias amigo!
relax
e quanto ao renato russo… parece mesmo né? HUAhuahuuha

[quote=Luca]Olá

Sérgio, me desculpe. Mas não conheço nenhum método mais ou menos exato de encontrar o norte se não for usando uma bússola.
[/quote]

O ponto é : ninguem falou que precisa achar o norte.

Quando o enunciado fala que houve movimentação para sul,oeste e norte isso é um referencial do observador externo e não do urso. O urso apenas se movimentou como ele quiz. Aconteceu que ele quiz dessa forma. O urso não usa bussola e não ficou procurando a tenta de propósito. Aconteceu naturalmente que depois dele ter precorrido aquela trajetória ele chegou no mesmo ponto de onde partiu. Se conclui que é o mesmo ponto porque o dono da tenta a reconstruir. Infere-se que no mesmo local onde estava.

Se o urso chegou de onde partiu e usou três direções de movimentação, conclui-se que a sua trajetória é fechada e é um tirangulo (tem três lados)

O problema é: como pode ser possivel movimentar-se me direções “perpendiculares” como sejam sul,oeste e norte e formar um triangulo?
No plano euclidiano - num papel, por exemplo - isso simplesmente não é possivel. (dai o nosso amigo lá atrás ter concluido que o movimento para sul anula o do norte e concluir que o urso apenas se movimentou para oeste - o que não faz sentido porque a tenda não mudou de lugar).

A unica forma de fazer sentido é lembram que a terra é redonda e o urso está andando na sua superficie. nesta condições sim é possivel traçar um triangulo , mas apenas se o ponto de origem for um dos polos. Logo, o urso tem que viver no polo, e como já foi dito, só existem ursos no polo norte.

Não precisamos de incluir uma hipotese sobre polos magnéticos e bussolas.

eu tinha duvida se a mesma logica topologica não se aplicaria fora do polo. Mas realmente só se aplica nos polos por causa da convergencia das paralelas com os meridianos.

Pegando no desafio inicial e dando a resposta lógica que me parece que ainda ninguém indicou.

Olhando para imagem rapidamente se sabe que x = 6, já que a terceira linha é igual à segunda coluna. Assim, pode-se trocar o x por 6 e 6 por x, ficando com três valores nas linhas e três incógnitas nas colunas. Como a soma das linhas é igual à soma das colunas (e era somente isso que se pedia), x + y + z = 7 + 4 + 6 = 17

O que o sergiotaborda escreveu, é o que eu disse no outro tópico, só que sem a parte de que o urso não usou nenhuma bússola, ele foi “instintivamente” novamente à cabana. Vou quotar o post que deixei no outro tópico, pois pode ser que aquele fique pra trás e continuemos a conversa aqui.

[quote=Luiz Niedermier Custodio]Bom, vou dar a explicação que dei para o sergiotaborda via MP, sobre a resolução do exercicio proposto neste tópico. Acho que nas minhas postagens anteriores não tinha ficado bem claro que só é possível de ocorrer isto nos polos.

Não é possivel que em qualquer lugar ocorra a situação descrita no enunciado do exercício. Acho que quanto mais próximo dos polos, menores são as diferenças de proporções que devemos ter entre as medidas, para que volte no mesmo ponto de origem.

Por, exemplo, próximo a linha do Equador, digamos que precise andar 100 Km ao sul 5 Km ao oeste e 100 Km ao norte. Neste caso talvez seja possível.

Mas nos polos, é possível que ocorra com medidas não tão diferentes, como 10 km e 20 km, ou até mesmo 15 km e 20 km. Isto vai depender do quão longe está dos polos.

Também podemos concluir que vai depender muito de onde está, para que volte no mesmo lugar

Como no exercício citou medidas não tão diferentes, logo, só pode ocorrer próximo aos polos.

Para compreender o que estou falando, veja a seguinte ilustração. E desculpe-me pelo tamanho da imagem caso seus monitores forem pequenos, mas acho que fica melhor para se visualizar.

[/quote]

Não podia postar uma imagem menorzinha não? T_T

Olá

[quote=sergiotaborda]… houve movimentação para sul,oeste e norte isso é um referencial do observador externo e não do urso. O urso apenas se movimentou como ele quiz. Aconteceu que ele quiz dessa forma. O urso não usa bussola e não ficou procurando a tenta de propósito. Aconteceu naturalmente que depois dele ter precorrido aquela trajetória ele chegou no mesmo ponto de onde partiu. Se conclui que é o mesmo ponto porque o dono da tenta a reconstruir. Infere-se que no mesmo local onde estava.

Se o urso chegou de onde partiu e usou três direções de movimentação, conclui-se que a sua trajetória é fechada e é um tirangulo (tem três lados)…[/quote]

Para alguém que tem um mínimo de noção de navegação, é totalmente ilógico admitir que um urso ou qualquer outro ser vivo e mesmo mecanizado, consiga andar exatamente para o Sul sem dispor de uma bussóla. Pior, conseguir virar depois exatamente para o leste e anda mais um bocado. E por fim voltar ao norte.

Isto tudo em uma região de clima inóspito, sujeita eventualmente a tempestades de neve, tendo que se desviar de aberturas no gelo e normalmente parando para descansar.

Este teste é completamente ilógico porque exige que o urso use uma bússola. Mas para mim é impossível acreditar que o urso possa fazer este triângulo acidentalmente, principalmente com as distâncias dadas no problema.

[]s
Luca

Tá, mas a questão não é se o urso seria capaz de fazer esse percurso, seja acidentalmente ou não.

O que o exercicio propôs, é que ele supostamente fez, e quer que descubra onde isto é possivel que ocorra. Não que saber se o urso faria o percurso acidentalmente ou usando seus instintos.

E o único lugar onde isto pode ocorrer, mesmo que muito dificilmente, é no polo norte. E como em outro lugar do planeta não é possivel ocorrer o trajeto percorrido pelo urso, é urso polar.