Desafio

Olá Galera tudo blz??..Estou tentando fazer um programa que tenha como finalidade somar as notas de alunos. e imprimir como um boletim. Quem puder me ajudar eu fico grato!!

As seguintes funcionalidades devem estar presentes:

1. O programa deve exibir um menu inicial com a seguinte estrutura

BOLETIM

1 - Inserir aluno
2 - Remover aluno
3 - Visualizar aluno
4 - Alterar aluno
5 - Gerar boletim da turma
6 - Sair

De acordo com a opção o usuário deve ser encaminhado para uma tela com a opção correspondente. Caso escolha uma
opção inválida, uma mensagem deve ser mostrada e o menu mostrado novamente.

INSERIR ALUNO

O programa deve pedir os seguintes dados do aluno e inserir no cadastro:

• matricula - um inteiro
  • nome - um string
  • nota 1 - um float
  • nota 2 - um float
  • nota 3 - um float
  • nota 4 - um float
  • nota final - um float - se necessario
  • situacao - um string ou enumeracao - APROVADO ou REPROVADO

Depois exibe o menu principal

REMOVER ALUNO

O programa pede o número de matrícula, exibe o nome do aluno e pergunta se o usuário tem certeza que quer deletar.
Caso o número não exista, mostra uma mensagem de erro e volta para o menu principal.

VISUALIZAR ALUNO

O programa pede o número de matrícula, exibe os dados do aluno e volta para o meno principal.
Caso o número não exista, mostra uma mensagem de erro e volta para o menu principal.

GERAR BOLETIM

O programa gera um relatório final no formato:

BOLETIM

MATRICULA NOME NOTA FINAL SITUAÇÃO

1 João da Silva 8.5 Aprovado
2 Maria de Souza 5.5 Reprovado

Após mostrar o boletim, pergunta se deseja sair ou continuar o programa. Caso deseja sair, fecha o programa. Caso

deseje continuar, volta ao menu principal

SAIR

O programa é encerrado.

Pois é, acho que isso é muito trivial para ser um “desafio” pro pessoal daqui, então acho que ninguem vai se interessar muito em fazer pra você não, acho que é melhor você mesmo fazer seu trabalho…

Se tiver alguma duvida especifica, posta aqui… :wink:

Olá Jair, como faço pra armazenar os dados que inseri no 1 item??..pois nos demais itens eu terei que vizualiza-los novamente de acordo com a situação. Por exemplo…assim que digitasse o código da matrícula no item 1…sempre que quisesse vizualizar o aluno…só precisaria digitar o código de matrícula e apareceria os dados do aluno.Eu resolvi fazer usando a instrução Swicht .Então faria 6 cases…um para cada item do menu… Vou te mostrar como fiz, mas ainda falta terminar alguns cases…veja aí e me dê alguma dica!!!

[code]Public class Boletim {
// método main inicia a execução de programa
public static void main( String args[] ) {
int codigo = 0;
int matricula = 0;
int resposta = 0;
String aluno = null;
float nota1 = 0f;
float nota2 = 0f;
float nota3 = 0f;
float nota4 = 0f;
float notafinal = 0f;
while(resposta==0){
String scodigo = JOptionPane.showInputDialog(null,"Boletim\n 1-inserir nota\n 2-Remover Aluno\n 3-Visualizar Aluno\n 4-Alterar Aluno\n 5-Gerar Boletim\n 6-Sair \n\n digite o códido desejado");
codigo=Integer.parseInt(scodigo);

switch (codigo){
            case 1:
                String smatricula = JOptionPane.showInputDialog(null,"digite o numero de matricula");
                matricula = Integer.parseInt(smatricula);
                aluno = JOptionPane.showInputDialog(null,"nome do aluno(a)");
                String snota1 = JOptionPane.showInputDialog(null,"digite primeira nota");
                String snota2 = JOptionPane.showInputDialog(null,"digite segunda nota");
                String snota3 = JOptionPane.showInputDialog(null,"digite terceira nota");
                String snota4 = JOptionPane.showInputDialog(null,"digite quarta nota");

nota1 = Float.parseFloat(snota1);
                nota2 = Float.parseFloat(snota2);
                nota3 = Float.parseFloat(snota3);
                nota4 = Float.parseFloat(snota4);
                notafinal= (nota1+nota2+nota3+nota4)/4;
                if(notafinal>=7){
                    JOptionPane.showMessageDialog(null,"O aluno(a) " + aluno + " foi: Aprovado");
                } else{
                    JOptionPane.showMessageDialog(null,"O aluno(a) " + aluno + " foi: Reprovado");
                }

break;
            case 2:

break;
            case 3:
                smatricula = JOptionPane.showInputDialog(null,"digite o numero de matricula");
                matricula = Integer.parseInt(smatricula);
                aluno = JOptionPane.showInputDialog(null,"nome do aluno(a)");
                JOptionPane.showMessageDialog(null,"A primeira nota foi " + nota1);
                JOptionPane.showMessageDialog(null,"A segunda nota foi " + nota2);
                JOptionPane.showMessageDialog(null,"A terceira nota foi " + nota3);
                JOptionPane.showMessageDialog(null,"A quarta nota foi " + nota4);
                notafinal= (nota1+nota2+nota3+nota4)/4;
                if(notafinal>=7){
                    JOptionPane.showMessageDialog(null,"O aluno(a) " + aluno + " foi: Aprovado");
                } else{
                    JOptionPane.showMessageDialog(null,"O aluno(a) " + aluno + " foi: Reprovado");
                }                 
        break;
        case 4:

break;
            case 5:

break;

case 6:

break;

default:

JOptionPane.showMessageDialog(null, "So pode digitar apenas de 1 a 6 : ");
    }
    resposta = JOptionPane.showConfirmDialog(null,"Deseja voltar ao Menu?","Pergunta", JOptionPane.YES_NO_OPTION);
}

}
}[/code]

[color=“red”][size=“9”]* Utilize BBCode em seus códigos e aumente as chances de resposta - Guilherme Mello[/size][/color]

Depende, como vc vai querer armazenar os dados?
Vai querer escrever em arquivo, em banco de dados ou vai só querer colocar os dados em memória?

Abraços