Desafio!

Galera preciso criar uma classe java que gerencie o banco de dados, vou explicar melhor…

O que eu preciso fazer é o seguinte:

Criar uma classe onde caso eu precisar criar uma tabela no banco de dados eu faço o script na classe ao rodar o metodo “main” ele verifique se a tabela não existe ele cria a tabela pra mim e caso eu precise criar um campo na tabela ao rodar o “main” ele verifique se a tabela existe faz uma varredura nos campos caso o campo nao exista ele cria o campo na tabela, isso é possível?

Gostaria da idéia de vcs como e onde posso achar material para estudar para que eu consiga fazer essa façanha.

Valeu. :smiley:

vai usar JDBC puro ou Hibernate ???

será para um bancos de dados ou multi-plataforma ??

vou usar jdbc puro e o banco que vou usar será o postgreSql

Se você usar o Hibernate só para isso também vale o esforço.

Se puder usar hibernate em menos de 5 horas vc termina…porém toda vez q uma tabela for editada ela perderia seus dados…

isso seria um problema ???

seria pois nao posso mexer na carga de dados

[quote=Giulliano]Se puder usar hibernate em menos de 5 horas vc termina…porém toda vez q uma tabela for editada ela perderia seus dados…

isso seria um problema ???[/quote]

Pow, copia a tabela pra uma idêntica a ela, altera - esvaziando-a consequentemente - e puxa de volta da cópia os campos pertinentes! :stuck_out_tongue:

Eu pensei em usar hibernnate até fiz uns testes porém fiquei como uma duvida…

vamos dar um exemplo, tenho uma classe bean com o nome alunos, nela tenho dois atributos mapeados no hibernate faço um classe para gerar a tabela, blz gerou a tabela mais quando crio um terceiro atributo e executo a classe da que a tabela ja existe, nao achei nunhum comando para alterar essa tabela por isso empaquei no hibernate nessa parte é claro :smiley:

boa tarde…acho que oque vc quer é algo assim…

try {
   ResultSet rs = stmt.executeQuery("SELECT FROM TABELAX");
}
catch(SQLException e){
   //Se a tabela nao existir vc cria.... 
}

mas acho que dessa outra maneira seria bem mais interessante…vc verificar na tabela de catalogo pq assim vc ja mata logo de uma vez o lance dos campos…uma vez que a tabela nao existir vc cria ela com tudo…

mas ai se ela existir…vc so verifica os campos…pegando do catalogo tb…

espero ter ajudado :wink: