Estou desenvolvendo JSF 2 + Primefaces, e o prime tem uma biblioteca específica para mobile.
Gostaria de descobrir se o dispositivo do usuário é móvel ou não, para redireciona-lo para a interface comum ou mobile, dependendo do tipo de dispositivo.
Estou desenvolvendo JSF 2 + Primefaces, e o prime tem uma biblioteca específica para mobile.
Gostaria de descobrir se o dispositivo do usuário é móvel ou não, para redireciona-lo para a interface comum ou mobile, dependendo do tipo de dispositivo.
Alguém já fez isso?
Abraços[/quote]
Uma dica que dou é usar um design responsivo. Em vez de perguntar o dispositivo, você poderia ver o tamanho da tela com media queries e ajustar o layout conforme o tamanho dela.
O Sérgio Lopes tem um post bem legal sobre media queries aqui.
[quote=Ataxexe][quote=rodrigomarcelo]Boa tarde pessoal,
Alguém já fez isso?
Abraços[/quote]
Uma dica que dou é usar um design responsivo. Em vez de perguntar o dispositivo, você poderia ver o tamanho da tela com media queries e ajustar o layout conforme o tamanho dela.
O Sérgio Lopes tem um post bem legal sobre media queries aqui.[/quote]
Lembrando que alguns navegadores podem “mascarar” a informação. No Opera Mini, existe a opção de configurar o user agent para desktop ou mobile.
[quote=drsmachado][quote=Ataxexe][quote=rodrigomarcelo]Boa tarde pessoal,
Alguém já fez isso?
Abraços[/quote]
O Sérgio Lopes tem um post bem legal sobre media queries aqui.[/quote]
Lembrando que alguns navegadores podem “mascarar” a informação. No Opera Mini, existe a opção de configurar o user agent para desktop ou mobile.[/quote]
Eu mesmo faço isso pra fugir dos sites em “modo mobile”.
Obrigado pela resposta. Eu já tinha conseguido o nome do navegador, mas é algo bem subjetivo, pois por exemplo Chrome tem pra PC e Mobile (Não me lembro como o nome era apresentado). Conhece uma maneira mais segura pra isto?
Obrigado por responder. Nem conhecia essa técnica, e ela parece interessante. Mas por exemplo: Tenho um cadastro de clientes, com duas colunas de campos… mas na versão mobile precisaria ter apenas uma coluna, teria como fazer isto? e no caso de lançamentos de ítens em dataTable, como numa venda? Na prática fica realmente funcional? Pergunto porque seria bem interessante mesmo, pois apenas desenvolvendo com um certo “cuidado”, poderia desenvolver uma interface soh…
[quote=rodrigomarcelo][quote]
O Sérgio Lopes tem um post bem legal sobre media queries aqui.
[/quote]
Obrigado por responder. Nem conhecia essa técnica, e ela parece interessante. Mas por exemplo: Tenho um cadastro de clientes, com duas colunas de campos… mas na versão mobile precisaria ter apenas uma coluna, teria como fazer isto? e no caso de lançamentos de ítens em dataTable, como numa venda? Na prática fica realmente funcional? Pergunto porque seria bem interessante mesmo, pois apenas desenvolvendo com um certo “cuidado”, poderia desenvolver uma interface soh…
abraços[/quote]
Excelentes perguntas! Eu não me atreveria a respondê-las porque conheço muito pouco sobre esse assunto. Pra mim a mudança é no arranjo dos elementos e não nos elementos em si, mas espero que alguém mais experiente no assunto possa dar um pitaco por aqui.
Eu achei um link onde respondem uma pergunta parecida com a sua:
[quote]Excelentes perguntas! Eu não me atreveria a respondê-las porque conheço muito pouco sobre esse assunto. Pra mim a mudança é no arranjo dos elementos e não nos elementos em si, mas espero que alguém mais experiente no assunto possa dar um pitaco por aqui.
Eu achei um link onde respondem uma pergunta parecida com a sua:
É… pela resposta desse tópico ai… certas coisas como datatable não funcionam mto bem pra mobile… acho que a melhor solução ainda é desenvolver na biblioteca mobile mesmo… até porque serão poucas coisas… 1 ou 2 cadastros… 1 ou 2 consultinhas e 1 ou 2 lançamentos… toh pensando em deixar a opção no login… pra escolher a interface… acha que fica mto cretino? rsrsrs