Descompilar Class

Prezados Srs. sou novato, comecei a estudar Java a um mês, já lê muita coisa sobre assunto.

Mas o que me encomodou foi o fato de poder descompilar os pragramas em java, gostaria de saber a opinião de voces em relação a este assunto e se exsite alguma forma de, não deixa descompilar os programas feitos em java.

Muito Obrigado

luizcasteliano

8O

MINHA opinião é a seguinte:
Descompilar códigos para copiá-los e utilizar em algo seu não é certo. Mas descompilar para APRENDER como o cara fez alguma coisa eu não vejo problemas.

Bom, que eu saiba não existe nenhuma forma de não deixar alguém descompilar seu código java. O que se pode fazer é usar um obfuscador de código. Quando o cara tentar descompilar, as variáveis, métodos e classes do código estarão com nomes totalmente diferentes.

Espero ter ajudado…
Flw…

Ajudou bastante, mas você poderia dar mais informações sobre o obfuscador?

Grato

luizcasteliano.
:slight_smile:

o obfuscator “embaralha” todo seu codigo, uma classe chamada Pessoa se transforma em uma classe chama A . Ele faz o mesmo com metodos e variaveis … seu codigo fica muito ilegivel .
Vale lembrar que o pessoal que desenvolve em J2ME apoia-se muito no uso do obfuscator … como eles tem recursos limitados é muito performatico …

Muito obrigado vou pesquisa no endereço enviado.

luizcasteliano