Tenho uma dúvida em relação ao código compilado gerado pelo java…
Pode ser aplicada engenharia reversa nele para se obter o código fonte original? Isso é fácil ou difícil?
Atualmente desenvolvo aplicações Web em PHP mas etou procurando uma alternativa onde o fonte não fique exposto. Li em algum lugar que o código gerado do java não é totalmente compilado e pode ser revertido…
Se alguém puder me dar uma idéia agradeço
Tenho uma dúvida em relação ao código compilado gerado pelo java…
Pode ser aplicada engenharia reversa nele para se obter o código fonte original? Isso é fácil ou difícil?
Se alguém puder me dar uma idéia agradeço
Sim podemos obter os fontes (.java) a partir dos compilados (.class).
Isto fácil de se fazer, basta utilizar a ferramenta correta. Procure no Google por JAD, Java Decompiler…porém isto é uma prática ilegal…
Caso sua aplicação seja uma aplicação Web, sua preocupação deveria ser mais voltada para a segurança e acesso dos arquivos no servidor onde estão hospedados…
Existem ferramentas que ofuscam suas classes dificultando (e muito) a engenharia reversa (procure por obfuscator ProGuard).
M
macfly2500
Obrigado pela resposta
A aplicação é WEB mas será distribuida para o cliente, ele que irá instalar, no servidor dele, etc e nesse caso terá acesso ao fonte.
Rafael_Steil
Assim como .NET, codigo Java tambem pode sofrer engenharia reversa facilmente.
O que voce pode fazer eh obfuscar o sistema, com alguma ferramenta comercial.
Rafael
MarcioTavares
macfly2500:
A aplicação é WEB mas será distribuida para o cliente, ele que irá instalar, no servidor dele, etc e nesse caso terá acesso ao fonte.
Um bom contrato e advogado resolvem esse problema.