Descompilar o código java é possível?

4 respostas
M

Olá amigos…

Tenho uma dúvida em relação ao código compilado gerado pelo java…

Pode ser aplicada engenharia reversa nele para se obter o código fonte original? Isso é fácil ou difícil?

Atualmente desenvolvo aplicações Web em PHP mas etou procurando uma alternativa onde o fonte não fique exposto. Li em algum lugar que o código gerado do java não é totalmente compilado e pode ser revertido…
Se alguém puder me dar uma idéia agradeço

Att
Mac

4 Respostas

rbcunha

macfly2500:
Olá amigos…

Tenho uma dúvida em relação ao código compilado gerado pelo java…

Pode ser aplicada engenharia reversa nele para se obter o código fonte original? Isso é fácil ou difícil?
Se alguém puder me dar uma idéia agradeço

Sim podemos obter os fontes (.java) a partir dos compilados (.class).
Isto fácil de se fazer, basta utilizar a ferramenta correta. Procure no Google por JAD, Java Decompiler…porém isto é uma prática ilegal…
Caso sua aplicação seja uma aplicação Web, sua preocupação deveria ser mais voltada para a segurança e acesso dos arquivos no servidor onde estão hospedados…
Existem ferramentas que ofuscam suas classes dificultando (e muito) a engenharia reversa (procure por obfuscator ProGuard).

M

Obrigado pela resposta

A aplicação é WEB mas será distribuida para o cliente, ele que irá instalar, no servidor dele, etc e nesse caso terá acesso ao fonte.

Rafael_Steil

Assim como .NET, codigo Java tambem pode sofrer engenharia reversa facilmente.

O que voce pode fazer eh obfuscar o sistema, com alguma ferramenta comercial.

Rafael

MarcioTavares

macfly2500:
A aplicação é WEB mas será distribuida para o cliente, ele que irá instalar, no servidor dele, etc e nesse caso terá acesso ao fonte.
Um bom contrato e advogado resolvem esse problema.

Criado 6 de agosto de 2006
Ultima resposta 7 de ago. de 2006
Respostas 4
Participantes 4