Boa noite pessoal,
Sou um novato na Área de TI, apesar de ter feito o técnico de 1 ano e meio, e estar no último semestre da faculdade de tecnólogo.
Logo quando iniciei a faculdade tento alavancar minha carreira, conseguindo algum estágio na área de desenvolvimento, mas até o momento pulei de estágio em estágio, os quais não estão muito relacionados a área a qual desejo (2 estágios como professor de informática, e o último e atual o qual contou para minhas horas de estágio como desenvolver de páginas html, css, e “pouco” php se assim posso dizer, para um grupo de empresas da cidade). Como já trabalhava desde os 15 anos, quando entrei na faculdade não foi diferente, e aceitei o estágio de professor porque era compatível com o horário da faculdade (13h - 18:20h).
Sempre fui bom aluno e esforçado, com notas boas em grande parte das matérias, e nunca peguei nenhuma DP, diferente do resto da sala, até porque sou o único aluno que tem chances de terminar no tempo mínimo do curso, que são de 3 anos.
Moro em uma cidade do interior de SP, onde só possui duas empresas especializadas em TI, no começo da faculdade não conseguia estágios por faltar experiência na área, o que era compreensível, mas desde o meio do ano passado para cá, o problema de não conseguir estágios em empresas as quais possam me transmitir uma boa experiência em desenvolvimento, foi justamente de faltar pouco tempo para terminar a faculdade, sim, por ser um aluno bom não consigo estágios já que a maioria dos programas tem como requisito “faltando 1-2 anos para o término”, e pior que isso é ver outros colegas de sala que estão conseguindo estágios em grandes empresas justamente por terem que prolongar o tempo de formação deles por conta de suas DP’s. Não que não deseje coisas boas para eles, muito pelo contrário fico muito feliz por ver pessoas boas se dando bem, mas estou em um ponto desesperador, ainda mais por saber que enquanto outros farriavam/jogavam/dormiam eu estava estudando, para no futuro não ganhar nada em troca.
Não estou contanto essa história atoa, nem quero parecer arrogante, muito pelo contrário, estou aqui porque foi um fórum que me ajudou muito enquanto realizava meus projetos acadêmicos, já que este conta com grandes profissionais na área.
Por isso gostaria de pedir o conselhos de vocês, o que fazer para não desanimar na área de TI? (Visto que o meu problema para não conseguir estágio é que já passei do tempo de fazer estágio, mas também não tenho como conseguir uma vaga como programador jr. já que não tenho experiência suficiente.)
Também vi em alguns tópicos pessoas dizendo que o uso do GitHub é bom para empresas encontrarem funcionários, estou pensando em começar a utilizá-lo, mas a grande maioria de meus códigos, são projetos acadêmicos, e programas de estudo em várias linguagens. Seria válido compartilhar esses códigos em meu perfil do GitHub?
Obrigado pela atenção galera!