Descontentamento com a área de TI/como iniciar a carreira

Boa noite pessoal,

Sou um novato na Área de TI, apesar de ter feito o técnico de 1 ano e meio, e estar no último semestre da faculdade de tecnólogo.

Logo quando iniciei a faculdade tento alavancar minha carreira, conseguindo algum estágio na área de desenvolvimento, mas até o momento pulei de estágio em estágio, os quais não estão muito relacionados a área a qual desejo (2 estágios como professor de informática, e o último e atual o qual contou para minhas horas de estágio como desenvolver de páginas html, css, e “pouco” php se assim posso dizer, para um grupo de empresas da cidade). Como já trabalhava desde os 15 anos, quando entrei na faculdade não foi diferente, e aceitei o estágio de professor porque era compatível com o horário da faculdade (13h - 18:20h).

Sempre fui bom aluno e esforçado, com notas boas em grande parte das matérias, e nunca peguei nenhuma DP, diferente do resto da sala, até porque sou o único aluno que tem chances de terminar no tempo mínimo do curso, que são de 3 anos.

Moro em uma cidade do interior de SP, onde só possui duas empresas especializadas em TI, no começo da faculdade não conseguia estágios por faltar experiência na área, o que era compreensível, mas desde o meio do ano passado para cá, o problema de não conseguir estágios em empresas as quais possam me transmitir uma boa experiência em desenvolvimento, foi justamente de faltar pouco tempo para terminar a faculdade, sim, por ser um aluno bom não consigo estágios já que a maioria dos programas tem como requisito “faltando 1-2 anos para o término”, e pior que isso é ver outros colegas de sala que estão conseguindo estágios em grandes empresas justamente por terem que prolongar o tempo de formação deles por conta de suas DP’s. Não que não deseje coisas boas para eles, muito pelo contrário fico muito feliz por ver pessoas boas se dando bem, mas estou em um ponto desesperador, ainda mais por saber que enquanto outros farriavam/jogavam/dormiam eu estava estudando, para no futuro não ganhar nada em troca.

Não estou contanto essa história atoa, nem quero parecer arrogante, muito pelo contrário, estou aqui porque foi um fórum que me ajudou muito enquanto realizava meus projetos acadêmicos, já que este conta com grandes profissionais na área.

Por isso gostaria de pedir o conselhos de vocês, o que fazer para não desanimar na área de TI? (Visto que o meu problema para não conseguir estágio é que já passei do tempo de fazer estágio, mas também não tenho como conseguir uma vaga como programador jr. já que não tenho experiência suficiente.)

Também vi em alguns tópicos pessoas dizendo que o uso do GitHub é bom para empresas encontrarem funcionários, estou pensando em começar a utilizá-lo, mas a grande maioria de meus códigos, são projetos acadêmicos, e programas de estudo em várias linguagens. Seria válido compartilhar esses códigos em meu perfil do GitHub?

Obrigado pela atenção galera!

Não tem nenhuma cidade próxima da sua que tenha mais empresas de TI? Sugiro fortemente que você procure oportunidades em cidades vizinhas.

Aqui no setor temos um colega que já é efetivo, mas o cara ficou 6 meses vindo de uma cidade a 40 quilômetros daqui de ônibus durante o estágio. E continua fazendo isso agora que é efetivo.

Não vejo outra solução que não essa, visto que quase não tem empresas de TI na sua cidade…

Acrescento mais algumas alternativas:

1. Programas de trainee aceitam quem está se formando e quem já se formou em até 1 ou 2 anos. Procure nos sites das empresas que várias ainda estão com o processo seletivo para 2016 em andamento.
  2. Concursos (tem cargos em TI que só exigem 2 grau, com rendimento bom).
  3. Fazer um bacharelado, no qual você consiga eliminar o máximo de disciplinas já cursadas.
  4. Certificações

[quote=Ruttmann]Não tem nenhuma cidade próxima da sua que tenha mais empresas de TI? Sugiro fortemente que você procure oportunidades em cidades vizinhas.

Aqui no setor temos um colega que já é efetivo, mas o cara ficou 6 meses vindo de uma cidade a 40 quilômetros daqui de ônibus durante o estágio. E continua fazendo isso agora que é efetivo.

Não vejo outra solução que não essa, visto que quase não tem empresas de TI na sua cidade…[/quote]

É o que ando fazendo desde junho, quase todos os dias, mas está complicado por conta da falta de experiência.

[quote=A H Gusukuma]Acrescento mais algumas alternativas:

1. Programas de trainee aceitam quem está se formando e quem já se formou em até 1 ou 2 anos. Procure nos sites das empresas que várias ainda estão com o processo seletivo para 2016 em andamento.

2. Concursos (tem cargos em TI que só exigem 2 grau, com rendimento bom).

3. Fazer um bacharelado, no qual você consiga eliminar o máximo de disciplinas já cursadas.

4. Certificações
    [/quote]

5. Me inscrevi para alguns programas, mas o complicado é que a maioria exige inglês fluente.

6. Preciso pesquisar a respeito de concursos.

7. Bacharelado não é muita opção, financeiramente.

8. Provavelmente será o caminho que irei tomar assim que conseguir finalizar a aplicação android que estou fazendo para o TCC.

Obrigado pelas respostas galera! :slight_smile:

Um comentário adicional: não faltou fazer networking?

Isso é um ponto extremamente crítico que precisa ser trabalhado. Talvez parte dos seus colegas que vadiaram não tivessem esse problema. Isso é tão ou até mais importante do que uma certificação para profissionais da área.

[2]

Networking com professores?
Tenho boas relações com os professores com quem tive aulas, no caso seria bom perguntar de vagas para eles pessoalmente ou por e-mail?

Isso é um ponto extremamente crítico que precisa ser trabalhado. Talvez parte dos seus colegas que vadiaram não tivessem esse problema. Isso é tão ou até mais importante do que uma certificação para profissionais da área.

[2]

[/quote]

Não, nenhum desses colegas possuem inglês fluente, dentre eles sou o que mais tenho familiaridade com inglês.
Fiz cursos de inglês e compreendo bem, possuo inglês avançado, mas para a fluência falta um degrau, só que esse degrau é grande demais para conseguir com essas escolas de inglês que dão aulas de 2h30min por semana.

Irmão entrar na área de Programação é complicado mesmo… quando não se há o QI fica mais difícil ainda… se na cidade que você busca tem poucas oportunidades você tem que começar a abrir seu leque de onde irá trabalhar… deixo alguns sites aqui pra você buscar oportunidades:

-> Indeed (Empresas de todos os tamanhos)
-> Trampos.co (Mais voltado para agências digitais)
-> Vagas.com (Empresas grandes sempre estão com vagas aqui)

Outros pra sempre dar uma olhada:
-> Apinfo
-> E-panelinha
-> Infojobs

Diria também Linkedin mais como você não possui experiência nem rola ainda… mas depois que entrar no mercado vale um cadastro porque as empresas postam vagas por lá também.

Abraços, espero que tenha ajudado.

Tenho boas relações com os professores com quem tive aulas, no caso seria bom perguntar de vagas para eles pessoalmente ou por e-mail?[/quote]

Pessoalmente. Fale a eles que você está interessado em um emprego, e pergunte se eles não conhecem nenhuma empresa que poderia te indicar.

Os professores são bons contatos. Vira e mexe recebo empresas perguntando por alunos meus, ou pedindo indicações de estudantes.

Não ficou claro que area deseja trabalhar.

Outra coisa, trabalhar pra uma grande empresa não significa que você vai adquirir boa experiência em desenvolvimento, na verdade os projetos em empresas grandes tendem a ser um caos completo.

[quote=diogofifa]Irmão entrar na área de Programação é complicado mesmo… quando não se há o QI fica mais difícil ainda… se na cidade que você busca tem poucas oportunidades você tem que começar a abrir seu leque de onde irá trabalhar… deixo alguns sites aqui pra você buscar oportunidades:

-> Indeed (Empresas de todos os tamanhos)
-> Trampos.co (Mais voltado para agências digitais)
-> Vagas.com (Empresas grandes sempre estão com vagas aqui)

Outros pra sempre dar uma olhada:
-> Apinfo
-> E-panelinha
-> Infojobs

Diria também Linkedin mais como você não possui experiência nem rola ainda… mas depois que entrar no mercado vale um cadastro porque as empresas postam vagas por lá também.

Abraços, espero que tenha ajudado.[/quote]

Valeu pelas indicações man, conheço alguns dessa lista já, mas vou dar uma pesquisada no outro.
Possuo perfil no Linkedin mas como vc disse, não tem muito o que colocar lá por falta de experiência.

Tenho boas relações com os professores com quem tive aulas, no caso seria bom perguntar de vagas para eles pessoalmente ou por e-mail?[/quote]

Pessoalmente. Fale a eles que você está interessado em um emprego, e pergunte se eles não conhecem nenhuma empresa que poderia te indicar.

Os professores são bons contatos. Vira e mexe recebo empresas perguntando por alunos meus, ou pedindo indicações de estudantes.[/quote]

Obrigado Vini, vou começar a conversar mais pessoalmente com meus professores sobre o assunto, quem sabe aparece algo mesmo.

[quote=pfk66]Não ficou claro que area deseja trabalhar.

Outra coisa, trabalhar pra uma grande empresa não significa que você vai adquirir boa experiência em desenvolvimento, na verdade os projetos em empresas grandes tendem a ser um caos completo.[/quote]

Na área de desenvolvimento mesmo.
A maioria das empresas grandes ao meu ver são escolas de profissionais, principalmente para jovens sem experiência como eu que estou entrando no mercado agora, e também é tudo muito claro e certo, você tem futuro, eles são sérios, e não te deixam “estagiando” por meses sem mesmo apresentar um contrato.

Isso não é totalmente verdade. No final das contas, tudo isso que você citou acontece o contrário. Nada é muito claro e certo, nem todos são sérios (a menos que seriedade pra você seja burocracia), podem até não te deixar estagiando, mas com certeza te querem ganhando como um por um máximo de tempo possível, mesmo com contrato.

Porém a primeira parte do que você disse está correta. É uma escola e tanto, não que todos deveriam ser assim, afinal o caos deveria ser evitado, mas é no caos onde você mais aprende.

Os melhores navegadores são os que escapam das tempestades, não os que só navegam em águas calmas. :wink:

Abraços

[quote=thiagozg]

Na área de desenvolvimento mesmo.[/quote]

Certo. E você usa git?

[quote=thiagozg]
A maioria das empresas grandes ao meu ver são escolas de profissionais, principalmente para jovens sem experiência como eu que estou entrando no mercado agora, e também é tudo muito claro e certo, você tem futuro, eles são sérios, e não te deixam “estagiando” por meses sem mesmo apresentar um contrato.[/quote]

Apenas sua opinião de novato.

[quote=thiagozg][quote=pfk66]Não ficou claro que area deseja trabalhar.

Outra coisa, trabalhar pra uma grande empresa não significa que você vai adquirir boa experiência em desenvolvimento, na verdade os projetos em empresas grandes tendem a ser um caos completo.[/quote]

Na área de desenvolvimento mesmo.
A maioria das empresas grandes ao meu ver são escolas de profissionais, principalmente para jovens sem experiência como eu que estou entrando no mercado agora, e também é tudo muito claro e certo, você tem futuro, eles são sérios, e não te deixam “estagiando” por meses sem mesmo apresentar um contrato.[/quote]

Estou há cerca de 3 anos em uma multinacional alemã, e te digo que isso depende muito.

Passei 1 ano e 9 meses como estagiário, sendo jogado de um lado pra outro. Só dei sorte de ser efetivado porque consegui entrar em um setor bom, no qual estou até hoje.

A empresa passou por momentos complicados: tinham muitos projetos que só geravam prejuízo e dor de cabeça. Também tinham processos esdrúxulos, que demoravam séculos pra atender uma demanda simples. Demorou cerca de um ano e meio pra saírem da inércia e traçar um plano pra contornar isso.

Atualmente a empresa está bem, focada em otimizar processos, fazer mais com menos pessoas e automatizar tudo o que for possível. Ao meu ver a situação melhorou muito, apesar de sofrermos com certa burocracia ainda (que é impossível não se ter em uma corporação multinacional).

Pra mim essa empresa foi e continua sendo uma escola. Já tive experiências internacionais, conheci pessoas de diversos lugares do mundo, trabalhei em projetos que deram muito errado e também em projetos que deram muito certo. Os ganhos não são tudo aquilo, mas a experiência e o recheio no currículo valeram muito a pena. :wink:

[quote=pfk66][quote=thiagozg]

Na área de desenvolvimento mesmo.[/quote]

Certo. E você usa git? [/quote]

Comecei a usar essa semana, com meu projeto de TCC.

[quote=pfk66][quote=thiagozg]

Apenas sua opinião de novato.[/quote][/quote]

Trabalhar em uma empresa que não tem projetos novos, objetivos, e eu só o funcionário que está lá apenas para ficar alterando alguma corzinha que o cliente não gostou em um site, para mim não está gerando aprendizado algum, diferente dos meus colegas, que estão recebendo treinamentos e sendo alocados em projetos organizados, sempre trabalhando com algo novo para eles. (minha opinião de novato)