Desempenho em java x86 e x64, tem diferença(usando Ireport)?

Bom dia galera!
Uso o Ireport a bastante tempo e dessa vez estou criando um relatorio mt grande com tabelas onde os fields sao fixos (nao posso fazer o relatorio desenhar os dados de forma dinamica).
So pra ter uma ideia to com um relatorio aqui que o xml dele tem mais de 30mil linhas. A questao e que o Ireport esta lento devido ao tamanho do relatorio. Estou executando o mesmo em um ambiente java de 32bits, e minha duvida é se um ambiente 64bits pode melhorar, oque acham? No geral o desempenho de 64bits pode ser melhor?
Estou analisando a memoria usada e o ireport nunca usa mais que 680MB de RAM, ou seja, nao esta numa escala tão alta, porem ele nunca passa disso. quando estou usando ele a muito tempo, ele vai usando cada vez mais memoria ate chegar a esse valor medio de 680MB e ali fica e a aplicacao vai com o passar do tempo ficando cada vez mais lenta. O problema e que mudar para uma versao de 64Bits implica mudar mt coisa na minha maquina, pois tnh todo um ambiente de desenvolvimento java instalado e pra nao ter mt trabalho com varias configuracoes atoa estou perguntando aqui antes se posso ganhar desempenho.
Obrigado a todos.

Seu usuário precisa mesmo ver 30 mil linhas simultaneamente?

Se seu relatório nunca ultrapassar 680 MB de memória, não há justificativa para passar para 64 bits.
Temos alguns sistemas aqui rodando em máquinas Linux de 64 bits que foram conservados de propósito em 32 bits, porque a quantidade de memória desses sistemas não é muito grande.
Se seu relatório puder ultrapassar esse valor (digamos que precise de mais de 1.5 GB) então é necessário passar.

Mais de 30 mil linhas é o tamanho do arquivo xml do relatorio, ou seja, do .jrxml. Entao por ser um relatorio muito grande (muitas tabelas montadas na “mao”) o ireport estava lento para manipular os fields, copiar e colar elementos e tal. Alterei para 64bits e nao tive muito aumento de desempenho no ireport não.
Obrigado a todos.