"Desenhando" com java

Pessoal,

Estou com uma necessidade e gostaria de trocar umas idéias pois nem sei de onde partir. Preciso desenvolver um sisteminha para “desenhar” a planta baixa de um abiente. Não é bem um desenho, mas vou ter os alguns componetes (imagens) pré definidas e o usuário vai inserí-los, posicioná-los(através do teclado), rotacioná-los, e excluí-los. O que eu preciso fazer é algo parecido com o modelador Jude UML ou VE, por exemplo, mas com um objetivo bem diferente. Alguém tem alguma idéia de alguma API que eu possa utilizar. Pensei em utilizar o GEF do eclipse, mas pelo que entendi ele deveria rodar em cima da plataforma Eclipse e no meu caso isso não serve, pois este sistema é apenas um módulo complementar de uma aplicação em java 3D que por sinal já está desenvolvida.

Quem quiser dar alguma idéia fique a vontade, qualquer contribuição é válida!

Obrigado

não sei se isso se encaixa no que vc quer…meso porque eu não comecei a estudar isso de verdade… mas será que o JOGL não te ajudaria ?

No nosso caso estávamos tentando usar Java 3D para simular este esquema. Mas tivemos vários problema para implementar a colisão e mais ainda com defiências de movimentação dos objetos através do mouse.

JOGL é uma implementação java para utilização dos recursos de opend GL, certo? vamos dar uma olhada sim…

Não tenho certeza, mas pela descrição pareceu algo simples… acho que o java2D quebra seu galho.

De repente é mais interessante manter todo o sistema apenas java do que usar implementações nativas.

Abraço, Bruno

É isso mesmo Thiago…

Conheço bem por cima, mas acho que é algo bastante robusto para trabalhar com gráficos.

Seguem um guia básico:

https://jogl.dev.java.net/nonav/source/browse/checkout/jogl/doc/userguide/index.html

Abraço.