Desenhando linhas

Bom dia Pessoal,

estou tentando resolver um exercício sobre linhas, utilizando o metodo paintComponent. O Exercício me pede para criar as linhas até a metade do meu jpanel e num formato de “leque”. Alguém teria alguma idéia para me passar? Grato

Um leque são linhas que partem do mesmo ponto de origem.

Você pode trabalhar com senos e cossenos para calcular o x e y de uma linha em torno de um ponto:

Math.cos(angulo) * tamanho  
Math.sin(angulo) * tamanho

Os angulos são em radianos. Jogue angulos de 10 em 10 graus, uns 5 deve ser suficiente.

Então, considere um x e y fixos quaisquer, que serão a ponta “comum do seu leque”.
O x e y da outra ponta (que forma o leque) será:

x + Math.cos(angulo) * tamanho
y + Math.cos(angulo) * tamanho

Se quiser também desenhar um leque mesmo (fechando a parte de cima), lembre-se de guardar esse valor e ligar com o próximo ponto calculado.

Se você jogar um grau muito pequeno e centenas de pontos até fechar os 360º, irá desenhar um círculo.

O Exércicio que eu estou tentando resolver é do livro dos deitel e fala para se usar estruturas de repetição e estruturas de controle. uma parte do código é a seguinte

[code]
int width = getWidth();
int height = getHeight();

g.paintComponent(0,0,width,height)[/code]

Isso me dá uma linha completa, dividindo as variaveis por 2 tenho a métade do meu Jframe desenhada,
mas utilizando esse método tem como usar um while para fazer o leque?