Desenhar Mapa de Apartamentos e definir algumas propriedades

Olá a todos !
Preciso resolver um problema e estou me sentindo mais perdido do que cego em tiroteiro e do que cachorro que caiu do caminhão da mudança.
A idéia é a seguinte:
Criar um aplicativo onde eu possa desenhar (via java2d) alguns retangulos, círculos, por uns extintores de incêndio, umas plantinhas, etc,
O objetivo do aplicativo é para ser usado em conjunto com o sistema de condomínio, então o utilizador(quem tem usuário é o traficante ou o administrador de rede) do sistema vai abrir o aplicativo e informar qual prédio e qual andar ele vai manutenir.
Então o sistema vai carregar a planta do andar (o prédio é mera formalidade) e vai sinalizar quais extintores estão próximos de trocar, tbm vai dizer quais apartamentos estão com condomínio atrasado, ou com reclamações ainda não atendidas. Quanto a valores ou reclamações poderiam ser usadas cores ou pequenas marcas nos retangulos que estariam representando os apartamentos. Tbm poderiam ser vistos os apartamentos que estão desocupados.

Parece bem simples, mas eu to lascado, por enquanto,
Por favor me sugiram por onde devo começar!

Agradeço a todos !!!

1. Não parece bem simples.
  2. Comece dizendo onde está sua dúvida. É no java 2D? No banco de dados?

Godoy, te agradeço desde já pelo rápido retorno.

Antes apenas definir que mapa é o desenho na tela que contêm o layout do prédio e andar específico, ou seja pra cada prédio/andar haverá um mapa único.

Bem as dúvidas são as seguintes:

1. como fazer para gravar os espaços (retangulos) como se um mapa fosse. esse é o principal problema, criar um mapa e depois abri-lo e fazer alterações nele e salvá-lo e abri-lo, etc,

2. importante destacar que posteriormente vou exportar o mapa prédio/andar para jpg ou png (isso já tá pronto), mas uma vez exportado o mapa este ficará inalterável, até a próxima vez que exportar o mesmo mapa (prédio/andar).

3. depois de conseguir salvar as imagens (objetos gráficos dentro do mapa) e manipulá-las, como fazer pro sistema associar cada item a um determinado registro no banco de dados.

A minha dúvida agora é no java2d.

Por hora é isso.

Estou dando uma olhada nos fontes do XMind (mapas mentais) não é bem o que preciso, mas é o que mais se parece como um protótipo ideal, pra minha atual necessidade.

Comece dando uma lida nos tutoriais de Java2D do ponto v.

Mas basicamente você terá duas coisas: O objeto desenhado na tela, e sua representação numa classe. Você captura o clique na tela e é contra classe que você testa com o que que o clique colidiu. Felizmente, você não tem sobreposição de objetos, isso sim, é chato de testar.