Olá, boa tarde. Como eu faço prá desenhar um objeto no java (círculo ou retângulo por exemplo)? Tem alguma ferramenta que me ajude?
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;
class PainelMouse extends JPanel implements MouseMotionListener {
public PainelMouse() {
addMouseMotionListener(this);
}
public void mouseDragged(MouseEvent evt) {
Graphics g = getGraphics();
g.drawLine(evt.getX(), evt.getY(), 1, 1);
g.dispose();
}
public void mouseMoved(MouseEvent evt) {
System.out.println("x:" + evt.getX() + ", y:" + evt.getY());
}
}
class JanelaMouse extends JFrame {
public JanelaMouse() {
setSize(300, 300);
getContentPane().add(new PainelMouse());
}
}
public class DesenhoMouse {
public static void main(String args[]) {
JanelaMouse jm = new JanelaMouse();
jm.show();
}
}
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;
class PainelDesenhaFormas extends JPanel {
public void paintComponent(Graphics g) {
super.paintComponent(g);
g.setColor(Color.blue);
g.drawRect(10, 10, 80, 80);
g.drawRoundRect(100, 10, 80, 30, 15, 15);
g.setColor(Color.red);
for (int i = 0; i < 100; i += 3)
g.drawOval(100, 100, i, i);
}
}
class JanelaDesenhaFormas extends JFrame {
public JanelaDesenhaFormas() {
setTitle("Desenha Formas");
setSize(300, 200);
addWindowListener(new WindowAdapter() {
public void windowClosing(WindowEvent e)
{ System.exit(0); }
});
getContentPane().add(new PainelDesenhaFormas());
}
}
public class DesenhaFormas {
public static void main(String args[]) {
JanelaDesenhaFormas jdf = new JanelaDesenhaFormas();
jdf.show();
}
}
Veja o tutorial:
http://java.sun.com/j2se/1.5.0/docs/guide/2d/spec/j2d-bookTOC.html
E na parte de imagens e movimento, consulte os pdfs do site:
Killer game programming in java
E aproveite também para baixar e pesquisar os fontes do meu jogo, o Vikanoid. Os tijolos, imagem de fundo, raquete e bola são pintados em código:
http://www.guj.com.br/posts/list/48344.java