É a minha primeira vez aqui, e em fóruns deste tipo.
Até agora tinha conseguido resolver minhas dúvidas de programador com muita pesquisa e estudo.
Mas vamos lá. É o seguinte preciso fazer um programa onde o usuário exiba um vídeo, e após dar pausa, trace retas, círculos etc. sobre ele.
Tem como fazer isso em java?
Fiz a exibição do vídeo e a tela de desenho para testes, mas não estou conseguindo juntar os dois.
Desde já agradeço pelo ajuda.
Sim, tem como fazer em java. A priori você precisa pegar o quadro do video que você quer trabalhar, tendo a imagem voce não mexe nela e sim cria uma layer da dimensão dessa imagem e nesse novo quadro você pinta e borda. depois disso você sobrepõe as 2 imagens use setMouseTransparent() se quiser que o usuario edite o quadro da imagem. e em seguida voce gera uma outra imagem dessas 2 sobrepostas, pra mexer no vídeo, basta anexar a imagem no lugar da que você puxou para manipular. Claro se tive uma biblioteca vai te poupar um bocado de trabalho.
Boa noite!
Na verdade eu não quero fazer nada com o vídeo realmente. O que quero é por exemplo, estou dando uma aula ou palestra com vídeo, após pausá-lo, aparece barra de ferramentas para desenhar e escrever sobre o vídeo, mas diretamente nele. É só explicativo, como acontece em alguns jornais de tv.
O que eu pensei foi fazer o slider video num frame e o parte do desenho em outro com fundo transparente. Então após pausar o vídeo o frame transparente sobrepõe o do vídeo.
Então vai parecer que estou desenhando sobre o vídeo.
Já fiz os dois, só que para os desenhos estou utilizando Graphics, e este não consegui fazer ficar transparente, não sei se tem como fazer isso, ou se tem outra maneira de desenhar sobre fundo transparente com java.
Estou estudando o OpenCV, que eu não conhecia, para ver se acho a solução.
Há alguns anos fiz isso com JMF - Java Media Framework, infelizmente não tenho mais o código, mas lembro que com JMF você consegue interceptar cada quadro do vídeo utilizando listeners e aí manipular os pixels com Graphics.
Desculpe, na mensagem anterior, onde escrevi “mas diretamente nele”, eu queria dizer “mas não diretamente nele”, é só um desenho explicativo. Ou seja, não faço nada com o vídeo.